Ola pessoal, estou há alguns meses testando algumas idéias para uma CNC, e depois de alguns testes, encontrei inúmeros problemas.
Como projetar, e testar fazem parte do processo de aprendizado, estou melhorando pouco a pouco a precisão da máquina, mudando o mínimo possível.
Uma das características desta CNC é que ola possuí uma área útil de 900x700, ela é controlada por um arduino, e utiliza motores nema 17.
Além de possuir eixos lineares duplos de 12mm em X e Y, com fusos trapezoidais de 8mm.
Enfim, os problemas que tenho neste momento estão mais relacionados a performance dos motores, e o fato de eles estarem travando, ao tentar movimentar os fusos, quando o eixo Z ou Y se movimentam.
Depois de avaliar inúmeros soluções cheguei a 2 possibilidades, trocar os motores por outros de torque maior, o que vai aumentar ainda mais os custos do meu projeto, levando em consideração que preciso de novos motores, novos drivers e uma nova controladora ou redesenhar o layout do projeto, para extrair o máximo potencial dos materiais que já possuo.
Uma das ideias que me veio a mente, foi a de reposicionar os motores, e manter o fuso trapezoidal estático. Depois de algumas pesquisas me deparei com os sistemas não-cativos para nema, como os deste vídeo
https://youtu.be/2arakJuK6tA, mas antes de danificar os motores nema que eu tenho, quero tentar obter o mesmo resultado, mas com pequenas alterações, uma delas, foi a de utilizar engrenagens cônicas como na imagem abaixo
Onde a engrenagem laranja estaria acoplada ao eixo do motor, enquanto que a engrenagem azul estaria acoplada a castanha, e esta por sua vez estaria sendo transpassada, pelo fuso trapezoidal, para garantir a sustentação do sistema, e aliviar a carga sobre o fuso, haverá 2 eixos lineares.
Uma vez que minha experiência é experimental, gostaria de saber se alguém consegue ver alguma implicação ou limitação neste sistema?