Fabio Gilii,
Sem sombra de dúvida agradeço pela aula, acabei me interessando muito pelo assunto pelo assunto e corri atras de resposta e vi que realmente é como você mesmo disse. E cada vez aprendo mais e encontro resposta para perguntas antigas, já fui torneiro mecânico por 10 anos em uma ferramentaria e sempre os torneiros mais velhos dizia para ter cuidado com altas rotações em eixos compridos e finos, use a luneta e demais soluções para evitar as vibrações que de fato é um problema, que nada como uma boa aula teórica para encontrar respostas, agora sei porque os tornos industriais tem uma estrutura tão robusta e como você mesmo disse, ferro fundido nodular.
A ressonância e de fato deve ser considerada e calculada profundamente antes de dar vida as nossas "caseiras"
Pelo menos fiquei aliviado tentei calcular a ressonância natural do meu fuso de 20mm e não consegui até que encontrei uma calculadora online
http://www.nookindustries.com/EngineeringCalculator/MetricCriticalSpeed que me deu um resultado de 1554 rpm onde tenho uma boa folga, meu fuso é de 2 entradas com passo de 10mm consigo até 15 metros por minuto mas pretendo algo em torno de 6 metros por minuto.
Esse mês com meu 13º e algumas economias durante o ano consegui as guias lineares de 20mm com patins de esferas recirculantes.
O Gil Pinheiro apresentou uma solução bem mais efetiva do que eu tinha pensado, poço estar usando tubos quadrados e retangulares na base que comprei preenchendo com areia ou concreto as bases, já no pórtico móvel ainda tenho que determinar algo para não matar meu motor de passo que não é dos mais fortes, apenas 425 oz-in
Acho que este ano eu consigo terminar.
Mais uma vez agradeço de coração por compartilhar seu conhecimento.
Abraços.