Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: collingtech em 29 de Janeiro de 2010, 13:23
-
http://www.cnczone.com/forums/showthread.php?t=98229
achei fantastico pela simplicidade e robustez , o calculo da relação da polia é critico nesse design ?
abraço
-
Colling,
Crítico em que sentido?
Eu acho que há basicamente duas características que devem ser levadas em conta - se a necessidade é dividir por partes, outra é dividir por angulo.
Este deve ser o primeiro obstáculo a ser ultrapassado.
Logo depois há aspectos como rigidez e resolução - rigidez para suportar certos esforços (e isso inclui folgas ou "backlash") e resolução, que tem influência no modo de dividir as coisas, seja por angulo seja por partes...
-
critico no sentido de resolução dsculpa pela incompleta sentença Fábio :0), que alternativas seria interessantes para substituir a correia afim de produzir um melhor resultado no quesito rigidez e, seria este o problema de possivel indução de folga no sistema?( pelo uso de correia)
-
Colling,
Sem terror - é mais ou menos como eu falei, pois acredito que o que manda é o que se deseja fazer.
Se a finalidade é apenas um 4° eixo rotativo para produzir peças "artísticas" onde a resolução não é alta, pode usar polias e correias como redução simples, ou mesmo um conjunto "sem fim e coroa" de relação grosseira.
Seria necessário um pouco mais de redução quando é necessário mais acuidade nos trabalhos finais, como por exemplo a feitura de uma engrenagem.
A rigidez é outro problema, já que a forma construtiva não só do divisor mas da redução inclusive e principalmente irá depender muito do que se queira fazer.
Estou neste minuto produzindo com o meu divisor simples (manual) polias dentadas passo métrico (AT5) para uma máquina especial, e te garanto que a fresadora sofre - são de aluminio.
Eu particularmente só usaria correias num platô divisor simples, onde as exigências de folgas e resolução final fossem bem baixas.
-
ha sim,compreendi, o conjunto tem como finalidade digamos artisticas , a cnc basicamente será usada para lutheria e algumas peças de aluminio , heh :0) mas compreendi o q colocaste ,realmente precisão de micrometros n era o q tinha em mente , obrigado novamente fábio .