Motores elétricos utilizam o sistema de "escova" com o famoso "carvão" , funciona é claro mas tem desgaste e é sensível a sujeira.
O modelo de mercúrio é eficaz , porém creio que não tem como improvisar um.
Uma idéia que vi num equipamento alemão e funciona bem , até como transmissor para sinal de rede para CLP consiste em anéis de cobre ou latão na ponta do eixo com uma malha de condutor ( no caso lá acho que é prata) , parecido com a malha trançada de cabos blindados, esticada com uma mola fazendo o papel da "escova". A base entre o eixo e os anéis deve ser isolante . Entre os anéis tambem deve ser isolado por espaçadores. O fio que vem de dentro do eixo passa por furos e é soldado no interior do anel .
Vou tentar esboçar a idéia.
Obrigado pelo esboço amigo...
No meu caso, acho um pouco dificil de fazer isso na pratica e ja queria pegar algo pronto com o minimo de adaptações..
Minilathe, vc disse "Poderia comprar um par de anéis coletores e escovas de um alternador veicular, um alternador usa um par de cada. Também é fácil fabricar anéis coletores, basta tornear um suporte ou cilindro isolante (teflon, nylon, baquelite, madeira, ...) e fixar ao mesmo (colando ou por interferência) dois anéis de cobre. Compre duas escovas de furadeira e "voilá"..."
Penso que ao inves de tornear, poderia adaptar uma luva ou um material isolante qualquer para isolar os aneis e essa parte estaria pronta.
Vc acha que eu conseguiria adaptar os aneis de um motor de alternador no meu eixo de 35mm ?
Sabe quanto que é o diamentro deles ?
Alguem sabe onde encontro aqui algo parecido com isto :
http://portuguese.alibaba.com/product-gs/alternator-parts-alternator-slip-ring-auto-slip-ring-28-1856-535699504.html para um eixo de +-35mm ?
Quando falou em escovas de furadeira, se referiu a escovas de carvão, desse tipo :
http://www.reidosom.com.br/escovascarvao.htm ?
Agora não entendi bem como que vou prender as escovas ao conjunto para fazer contato com os aneis de cobre.
Valeu pela ajuda pessoal.
Jota