Desculpe Pilarski, mas não tinha visto que vc. ja tinha citado os rolamentos
Mas como não sou muito bom em mecanica e pior em desenho, acho que o sistema que vc. desenhou pode funcionar, mas como analogia, no torno revolver, existe um pino com cabeça conica, oco com mola dentro e um rasgo na lateral. Esse pino encaixa nos furos (não conicos) do cabeçote de 6 posições.
Quando puxamos o carro para traz, existe uma peça presa num eixo, tendo uma ponta (horizontal) encaixada no rasgo do pino-trava e a outra ponta (vertical) sobe num ressalto, com isso puxa o pino e destrava o cabeçote, e a partir daí continuando a mover o carro, o cabeçote começa a girar até a alavanca vertical sair do resalto, e pino trava que tem mola trava o cabeçõte;Essa peça com ponta horizontal e vertical, na verdade são duas peças encaixadas juntas com resalto, para quando o carro retornar a ponta horizontal não acionar o pino trava.
Sei que uma figura vale mais que mil palavras, mas no momento não da para desmontar o torno e tirar fotos.
Roberto