Bom, vamos lá...
A turbina que pretendo montar não usa compressor axial, como é a grande maioria esmagadora das turbinas a gás.
Exemplo disso é a turbina de um avião que possui compressor e turbina ambas axiais.
Um outro exemplo, diverso desse, é uma turbina de carro, que usa compressor radial e turbina radial.
Bom, passando para o que pretendo montar, o sistema é composto de uma compressor radial e uma turbina axial.
Em uma sequência de montagem, temos o intake(entrada de ar), o compressor radial, o difusor(estator), a câmara de combustão, os vaporizadores, continuando, o NGV a turbina, o cone e a saída dos gases.
As únicas partes móveis são o compressor, a turbina e o eixo que une essas duas partes. Claro, o compressor e a turbina possuem palhetas.
O difusor ou estator também possui palhetas, mas essas não rodam, são fixas e servem para transformar energia cinética do ar, criado pelo compressor, em energia potencial, diga-se pressão, que será utilizada na câmara de combustão. A turbina por sua vez faz exatamente o contrário do compressor, ela transforma energia potencia (pressão) em energia cinética......Esse é o princípio de uma turbina de avião.
Porque usar um compressor radial? Pelo fato da turbina ter um tamanho pequeno, não compensa utilizar um compressor axial, pois teríamos que ter mais de um estágio de compressor, o que torna invíável economicamente e muito mais difícil de se montar mecanicamente.
É isso