Muito interessante esta discussão. Machos Rosqueadores!!
Trabalho já há algum tempo na área mecânica e jamais parei para refletir quantas variantes o simples fato de se abrir uma rosca com jogo de machos podem nos inspirar.
Acredito que tudo que foi dito se aplica, portanto não devemos, usar nenhuma das informações como parâmetro, porque cada caso de aplicação de abertura de rosca, temos variáveis muito importantes a serem observadas.
As Roscas são elementos de máquinas, que exige perfeição porque pode compromenter segurança de pessoas, equipamentos, etc....
Por isso caso não tenhamos tanto conhecimento, em sua fabricação compensa, pedir a alguém mais instruido, a fabricá-las continuar a querer, a aprender a compreendê-la, e no momento propício, e já consciente, aí sim começar a fabricá-las.
A exemplos que a pessoa, para não se desgastar para fazer inúmeras roscas, no decorrer de um trabalho aumenta o diâmetro do furo para facilitar(diminuir o esforço), e assim vai e abre as roscas.
Quando se aperta os parafusos, e os mesmo sofrem esforços, pronto todo o trabalho perdido, pois tudo se solta, parafusos se soltam, espanam, etc..
O que quero dizer, é que a coisa é muito séria, pessoal.
E só para terminar, os machos como sofrem tensões, na abertura das roscas, o ideal é evitar que estas ferramentas tomem choques, como contatos com outras ferramentas e tão pouco cairem no chão(de cimento, de chapas), pois apartir deste momento são fortes candidatos a quebrarem ao estarmos fabricando a rosca.
E aí da uma trabalheira, que só vendo, para ver o que é.
Até mais.
Alexandre Alex