Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: j.sanches em 04 de Agosto de 2008, 13:39
-
Caros, hoje pintou uma oportunidade para comprar um compressor de Ar a um preço legal, mas antes de empenhar dinheiro nele, gostaria de saber se realmente vale o investimento já que a intenção é a pintura é em peças de MDF, melhorando a questão, a pintura através de compressor vai me dar um acabamento melhor que pintura à pinçel/rolo.
abraço à todos,
jackson
-
Ola Jackson
Apesar do foco da nossa empresa ser Aluminio, muitas vezes precisamos criar caixas des MDF para alojamento das peças.
Nãosei qual o seu processo de pintura mas aqui pintamos antes com Primer e depois Esmalte, algumas vezes passamos massa para madeira ou massa funileiro para deixar a superficie extremamente lisa e bem acabada.
Essas caixas são pintadas com pistolas e algumas vezes com Spray comum, no meu ponto de vista só vejo beneficios com a pistola, mas lembre-se bem de deixa-la muito bem limpa após o uso.
Pistola:
- Maior rendimento e aproveitamento da tinta.
- Menos tempo para se pintar uma peça sendo que o "leque" da pistola é maior que o Spray ou rolo.
- Acabamento superficial muito melhor, mais liso e uniforme.
Dica: faça diversos teste de pintura com angulos diferentes para que você possa achar uma posição ideal da pistola e da peça, assim economizara tempo e evitará da pistola "respingar" na peça.
Espero ter ajudado
Abraço
-
ok! valeu pela dica! ;)
-
A psitola, se possível, use HVLP.
Yuri - SCS - SP
-
Olá J.Sanches.
Aqui na oficina, usavamos pistolas convencionais (pistolas arprex de ar direto) para pinturas em MDF, agora compramos uma pistola HVLP, como citou nosso colega acima, e a melhora do acabamento foi absurda, tanto no acabamento quanto na poeira de tinta, que ficou bem reduzida.
Acho que todo investimento, no sentido de melhoria, vale a pena.
Um forte abraço a todos.
-
Me metendo no assunto.. estes tempos estava lendo sobre fazer compressores de ar com reservatório, utilizando compressores de geladeira e como armazenamento utilizaria um recipiente de extintor de incendio, pelo que li, da pra quebrar o galho... mas a questao é, será que é seguro??
-
Acruwer,
Acho que até é seguro, mas o dinheiro que você gastará para torna-lo seguro não vale o investimento.
Outra coisa: e se errar em algo? Quanto custa o prejuízo ?
Acho que tem coisa que vale e outras não.
Abraços,
Yuri
-
Outros detalhes:
- a vazão será pequena e
- o compressor de geladeira jogará muito óleo na linha.
Acho que deve existir outra opção......
-
Existem vários problemas nisto... de repente deve quebrar o galho pra alguma coisa pequena... mas deve-se colocar tudo no papel, de repente sai mais caro que comprar um compressor novo... heheh
Abraços!!
-
O compressor de ar caseiro é muito vantajoso mas pra aplicações específicas. Dificilmente você encontra alguma coisa melhor na mesma faixa de preços pra trabalhos com aerógrafos. As vantagens perante um compressor pequeno são inúmeras, ausência de barulho na operação, reservatório de ar, filtro, acionamento automático.
Não se consegue essas características em um compressor pequeno, e em um de maior porte o tamanho fica impraticável pra quem estiver pensando por exemplo em aerografia.
Com relação a jogar óleo na linha até onde eu sei não acontece, obviamente que existe a preocupação de se verificar o nível de óleo do motor de vez em quando mas acho que vale o esforço.
Quem tiver interesse, tem um tutorial muito interessante na webkits:
http://webkits.infopop.cc/eve/forums/a/tpc/f/639603841/m/9201097212 (http://webkits.infopop.cc/eve/forums/a/tpc/f/639603841/m/9201097212)
-
a preocupação maior seria com a agua que e gerada com a pressao,compressores de ar direto jogam agua junto com a tinta.
seria interessante um filtro de ar para evitar isso.