Jorge - lembra daquela discussão que tivemos ionde eu comentei a mesma coisa?
Lembro muito bem, já faz um ano e até hj a coisa tá entalada na garganta ...
Não sei ao certo como se faz isso pois nunca desmontei um amortecedor a gás, mas talvez funcionem de forma análoga aos amortecedores de automóveis, onde há um sistema de válvulas que mantém a velocidade de deslocamento da haste com velocidade bastante constante...
Isso mesmo, os amortecedores funfam de maneira similar, mas velocidade não é força e mola não é amortecedor ... e o Gerald tb se equivoca quando fala de atrito pra justificar a coisa ...
Só pra deixar claro, se ainda não estiver:
Instale um amortecedor naquele eixo Z pesadaço que teima em descer e abrir uma cratera na mesa. O desgraçado ainda vai descer, apenas mais devagar ... pode ser com velocidade constante e até com velocidades diferentes para pontos diferentes do curso, dá até pra calibrar isto, mas vai descer ...
Instale uma mola e o troço vai descer, se a força inicial da mola for menor que a força peso, desce até que a força da mola seja equivalente à força peso ... se a força da mola for maior o troço não desce, sobe ...
Capice ? São comportamentos absolutamente diversos e independentes ...
Instale uma mola e um amortecedor e a coisa vai se comportar da mesma maneira, o troço desce ou sobe, dependendo da força da mola, mas mais devagar em função do amortecimento ...
Já comentei, há dispositivos que são molas consorciadas com amortecedores ou amortecedores consorciados com molas, se preferir, um zilhão de tipos, mas a ação elástica não se confunde com amortecimento, que não se confunde com atrito, que não se confunde com velocidade, que não se confunde ... blá, blá, blá ...