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MECÂNICA => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Faraó em 30 de Outubro de 2007, 12:13
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Amigos,
lí no fórum que algum integrante está montando um sistema
de contra-pesos para o eixo Z, como ele pretende usar um motor trifásico o contra-peso deve anular o efeito G desse motor, porém o conjunto deve ficar com o dobro do peso e sobrecarregar o eixo X (caso o pórtico seja móvel), me corrijam se falei asneira, por favor.
Contudo, o motivo deste post é que gostaria de ver esquemas de contra-pesos e comentários à respeito.
abraço!
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... gostaria de ver esquemas de contra-pesos e comentários à respeito.
Exemplo: http://www.philmattison.com/
Comentário: o cobertor é sempre curto ...
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diria que: rapadura é doce mas não é mole!
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Amigos,
lí no fórum que algum integrante está montando um sistema
de contra-pesos para o eixo Z, como ele pretende usar um motor trifásico o contra-peso deve anular o efeito G desse motor, porém o conjunto deve ficar com o dobro do peso e sobrecarregar o eixo X (caso o pórtico seja móvel), me corrijam se falei asneira, por favor.
Contudo, o motivo deste post é que gostaria de ver esquemas de contra-pesos e comentários à respeito.
abraço!
Faraó;
Claro que ficará mais pesado porém vamos analisar mais de perto.
No eixo Z tenho um peso de, suponhamos, 5 kg, fazendo força direta sobre o fuso, pra baixo.
Colocando um contra peso de 4kg consigo diminuir isso pra 1 kg de esforço.
O reflexo nos outros eixos, não só em X mas em Y tambem será carregar estes 4 kg a mais. Só que 4Kg fazendo força na vertical, enquanto meu eixo é horizontal. Se tiver usando guias planas ferro com ferro teremos um coeficiente de atrito de 0,1 e portanto significa ter uma força maior de 0,4kg. Nada perto do conjunto todo.
O peso maior vai gerar uma inércia maior e uma rampa de aceleração e desaceleração mais amena, mas nada significante contra o ganho que terá no eixo Z.
É a minha visão....
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muito interessante a colocação.
http://www.philmattison.com/
me confirmem, no link colocado acima o peso acrescentado ao conjunto foi desviado dos eixos Y e X para a esrutura de apoio, correto?
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... o peso acrescentado ao conjunto foi desviado dos eixos Y e X para a esrutura de apoio, correto?
Correto.
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Eu estava preocupado com o peso do eixo Z, o problema se da a perca de capacidade, de retorno a posição devido tal lei da gravidade, então pensei, tudo que sobe ... desce, sobe desce, sobe desce... iso me parece uma mola, espera ai mola tem memória... "memória de posição", ou a tal energia potencial acumulada de valor referente a posição do corpo ou deformação elástica tambem serve...
resumo, duas ou mais molas ajustáveis de posição podem resolver o problema de peso do eixo Z, muito mais fácil que acrescentar mais peso ao sistema. ;)
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Mas acho que a ideia de acrescentar peso não eh para fazer o Z subir mais fácil e sim para balancear e equilibrar ele para que seu peso seja distribuido no centro do portico
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Estou montando um esquema de contra peso no meu eixo Z, devido ao peso do motor weg de 1,5 cv,(para anular o peso ), mas não vou ter este tipo de problema pois o meu pórtico é fixo, quando ficar pronto posto aqui as fotos do esquema.valeu
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Uma sugestão....
Na Rua Timbiras, a loja chama-se Optec, tem uns amortecedores de tampa de porta malas de carro com uns 150 mm de curso.
Acho que pode funcionar.
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Me diz uma coisa, a carga é a mesma ao longo de todo o curso??
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Se estiverem falando de "molas a gás" sim - a força é constante durante todo o curso...
Normalmente o retorno é lento (amortecido) portanto atenção no uso...
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Se estiverem falando de "molas a gás" sim - a força é constante durante todo o curso...
Hum ? Acho que vc quiz dizer que a força é linearmente proporcional ao curso, não ?
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Fiquei um tanto encafifado e fui dar uma espiada pra ver se achava algo sobre molas a gás e de cara encontrei isto:
http://www.stabilus.com.br/Produtos/molagas/caracteristicas/characteristics.htm
http://www.stabilus.com.br/Produtos/molagas/molagas.html
Claro que nínguém vai confundir molas com amortecedores, né ? mesmo que haja molas com amortecimento ...
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Hum ? Acho que vc quiz dizer que a força é linearmente proporcional ao curso, não ?
Jorge,
Não - a força me pareceu constante mesmo...
Usei uma de 100N para o "Z" de uma máquina cnc, e não notei diferença quando variava a posição no curso...
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Não - a força me pareceu constante mesmo...
Pô, essa eu queria ver ! Seria uma bela novidade para mim ...
Sabe marca e modelo ? Tô curioso ... nem imagino como isso poderia ser feito ... todas as que já vi eram de algum tipo dos que aparecem naquele site ... molas, muito lineares na variação da força, mas nada mais que molas ... no máximo com amortecimento, hidráulico ou pneumático, em algum ponto do curso, via de regra em uma ou ambas as extremidades ...
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Esse de segurar a tampa de porta malas q foi citado é muito duro mesmo, apoiei ele no chão e tive q colocar o peso do corpo pra poder abaixa-lo...muito duro não funciona...não sei existe com varias cargas mas oq testei e muito duro...
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... não sei existe com varias cargas mas oq testei e muito duro...
Guga, existem muitos tipos, com diferentes coeficientes de elasticidade ... há inclusive alguns que vc pode calibrar, como um pneu ... talvez seja possível tb modificar uma dessas molas pra permitir a calibração ...
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Jorge,
A mola que usei foi da OBR, e o modêlo era este: (pressão regulável)
http://www.obr.com.br/MG_GS15.asp
Curso 200 mm, (comp total 426mm) e 100Nf.
Como o conjunto de motor spindle + placa de suporte e eixos pesava 9 Kg, a tendência era de subir sempre que o motor de passo estivesse desligado..
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A mola que usei ...
Brigadu Fábio !
Pena que não tem a curva da mola ... era o que eu tava mais curioso pra ver ...
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Mas me digam uma coisa, supondo q meu conjunto pese 15 kg, e a mola for um só pouco mais forte q isso, quando o motor de passo do eixo z estiver desligado, o spindle retornaria pra cima...isso seria problema??
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Mas me digam uma coisa, supondo q meu conjunto pese 15 kg, e a mola for um só pouco mais forte q isso, quando o motor de passo do eixo z estiver desligado, o spindle retornaria pra cima...isso seria problema??
Ele só retorna para cima se você estiver utilizando um fuso com baixo atrito (esferas). Ou então um fuso de rosca comum com passo extremamente longo. Além do que tem a resistência do motor de passo, mesmo quando desligado, ele gira aos em pequenos trancos quando forçado.
Roscas com passo curto, quando não acionadas, não permitem que a porca ou pinhão se mova. Extremamente útil em alguns casos pois funciona como freio. Se estiver utilizando rosca triangular ou trapezoidal com passo pequeno, não vai ter problema quando desligar o motor, com ou sem mola
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Obrigado pela ajuda, o meu fuso é de esferas, mas oq quero saber é se a mola for um POUCO mais pesada q o conjunto,fazendo com q o mesmo suba com o motor de passo desligado tem problema? ou o ideal é o conjunto ficar parado??
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Se o motor desligar no meio de um trabalho e o conjunto subir ou descer (com mola mais forte ou fraca do que o peso do conjunto), o motor vai perder a referência de posição. Seria algo como perda de passos quando o motor esta ligado
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Mas enfim, se a mola fizer menor força do que o peso do conjunto, o conjunto ia descer... Se a mola for um pouco mais forte ou um pouco mais fraca, acho que só tem a ajudar.
Agora eu pensei aqui, com relação à eletrônica. Não sei dizer se o motor girando pela ação do peso, gerando pulsos, poderia trazer algum problema à eletrônica de controle.
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Ola pessoal, boas
Desculpem se estiver me metendo onde nao fui chamado, mas acho que o Fábio disse que tem "TENDENCIA" de subir, e nao que sobe efetivamente, o fuso tem a vantagem mecanica, da qual o Fábio sempre fala, e essa vantagem mecanica muito, mas muito dificilmente permitira movimento do carro/porca por força de empurrar o carro/porca, seria como se tentassemos mover uma reduçao pelo eixo secundário, como ja disse me perdoem se estiver errado.
abraço a todos.
Sérgio
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Sérgio
Concordo com você que seria impossível mover o carro, mas só se o passo for relativamente pequeno. Passo grande giraria o motor. Move mais facilmente ainda se for com um fuso de esferas, onde a eficiência é maior
Sem a mola, ou mola que faça muita força, pode mover
Penso que a mola um pouco mais forte ou fraca nao tem problema.
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Sim mas qual a vantagem de uma maquina com passo grande, qual seria a resoluçao de um passo que permitisse mover a porca "pela saida"???
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Ola a todos !
Desculpem a intromissão, já me intrometendo... bom deixa pra lá.
Acho que o contrapeso ou uma mola, deve de ter o mesmo peso contrario ao conjunto Z ou seja, neutralidade de peso sobre o fuso e sobre o mecanismo Z, pois não é esta a finalidade.
acho que é isso.
Abraço a todos.
Andre Luiz ;)
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Usando-se contra-peso, ganha-se em conseguir que se neutralize o peso do movimento vertical, mas se perde em inércia, que aumenta.
Usando-se mola, ganha-se na inércia, mas se perde um tanto na compensação do peso, por causa da força da mola que é variável...
Se a máquina usa fuso, penso que contra-peso pode ser interessante por causa da "vantagem mecânica" do próprio fuso.
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A minha idéia é usar essa mola a gas, mas tenho certeza q num vai ter uma mola certinha com a carga igual ao peso do meu eixo Z , vou ter q comprar uma um pouco mais forte, por isso minha duvida,meu fuso é de esferas, mas se vcs estão falando q não sobe... então nao sobe rs...pensando nisso, tive outra duvida tb...qual a importancia da instalação dos home e limites swits em uma cnc??
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Guga,
Eu usei uma mola a gás ajustável - ela tem uma válvula que se pode soltar o gás de forma controlada, e assim ajustar para a pressão desejada...
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Essa q vc deixou o link??
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Guga,
Isso...
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...qual a importancia da instalação dos home e limites swits em uma cnc??
Os interruptores de home (origem) servem para recalibrar a máquina. Ao dar o camando G28, os eixos irão se mover até a posição onde estão instalados os sensores, e a posição dos eixos serão restabelecidos conforme foram configuradas nas coordenadas de máquina.
Eu utilizo para zeramento da máquina.
Os interruptores de limite são para interromper o movimento do eixo caso ele chegue até o interruptor. É um fim de curso de emergencia.
Se são importantes ou não, cada um decide, eu sei que é muito útil (pelo menos para mim).
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... se vcs estão falando q não sobe... então nao sobe rs...
Dessculpem a intromissão e minha queda aqui, sem para-quedas, mas acho que a coisa tá sendo tratada de maneira um tanto simplista ...
Se sobe ou não, vai depender essencialmente da energia acumulada na mola, atrito e passo do fuso. E, é claro, das intenções do projetista ...
Imaginemos um fuso de grande passo, 20 mm, por exemplo. Imaginemos ainda que o coeficiente elástico seja tal que se abandonado ao próprio peso, sem fuso, o eixo Z comprima a mola até até um terço do curso. Imaginemos ainda que o conjunto apresente baixo coeficiente de atrito e que o motor, como seria de esperar, consiga comprimir a mola até o final do curso.
Bão, montemos tudo e coloquemos a máquina em operação, levamos o eixo Z até o fim do seu curso ... e cortamos a alimentação para o motor. O que acontece ? O eixo Z vai subir ... não um terço do curso, pq há a vantagem mecânica e o torque de retenção do motor ... mas sobe um tanto ...
Para fusos de passo curto e ineficientes, a coisa muda de figura ... o atrito e a vantagem mecânicas são tais, que seria necessário acumular muito mais energia na mola para fazer o fuso subir ...
Enfim, só queria com este curto e muito simplificado exemplo, ilustrar que a coisa é menos simples do que parece ...
Falando de maneira mais prática: há máquinas onde, por medida de segurança, faz-se o eixo subir, ou pelo menos, não descer ... este é um dos motivos para utilização de passos curtos, além da vantagem mecânica e resolução ... há outros artifícios tb, como embreagens eletromagnéticas, mas isto é outra história ...
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Aproveitando a excelente explicação do Jorge, comento que no caso de roscas, não é nem tanto o passo que influencia na possibilidade de escorregamento da porca, mas sim o ângulo do filete...
Comumente nos referimos a isso como o passo da rosca, mas o ângulo do filete tem relação com o passo e do diâmetro da rosca.
Se o diâmetro do fuso é grande, mesmo que o passo da rosca seja longo, o Angulo do filete não será grande o suficiente para deixar que a porca desça por ação da gravidade (ou de uma mola)...
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To usando um motor weg de 1,5 cv e um spindle com porta pinças...Na minha maquina mesmo só a porca desce sozinha muito rapida (fuso de esferas de 20 mm de diametro),com tudo montado então torna-se até perigoso... hj vou comprar uma dessas balanças de banheiro vou coloca-la na mesa e então descerei o conjunto Z sobre ela com o motor de passo conctado e desligado, sabendo assim o peso real do conjunto.sabendo isso vou procurar a mola a gás q mais se adequa ao sistema, afim de balancea-lo...Valeu pelas dicas...
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... não é nem tanto o passo que influencia na possibilidade de escorregamento da porca, mas sim o ângulo do filete ...
Perfeito ! Comentário muito oportuno !
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... só a porca desce sozinha muito rapida ...
Guga, talvez eu não tenha acompanhado tudo com a devida atenção.
Não tô entendendo bem, vc está de fato com probs quanto ao eixo descer ? Inicialmente tive a impressão que a discussão era mais hipotética ...
Neste assunto sou do tipo que não mexe em time que tá ganhando e não conserta o que tá funcionando ... ou seja, se não há de fato um prob, não tente "melhorar" ...
Não gosto muito da solução "mola", a coisa é mais problemática do que parece, a menos que seja possível obter uma mola com as características mencionadas pelo Fábio*, em alguns casos basta um amortecedor ...
Outra possível solução é um sistema de atrito, um freio que impeça o deslocamento livre do eixo ... pode parecer estranho, mas funfa bem e usualmente há força de sobra pra isso.
Pra quem gosta de complicar, pode ser um freio eletromagnético, atuado quando desenergizado. A instalação costuma ser razoavelmente simples e a aplicação não exige um de grande porte, os pequenos costumam não custar muito caro ... e uma das soluções que mais me agradam e é muito utilizada na indústria.
Não vou me estender pq tô até a tampa de trampo, sem tempo nem de ir ao banheiro ... mas gostaria de ver esta discussão se desdobrar em outras sugestões e soluções ...
*pretendo ligar pra empresa que o Fábio indicou pra obter as curvas da mola ... ainda não desceu pela goela essa coisa de "mola de força constante" ... se a característica for mesmo essa, acho que vale bem a pena ...
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Cncnow, meu conjunto está realmente pesado( descendo), isso claro quando a maquina está com o motor de passo desligado ,realmente o conjunto desce muito rapido , e isso poderia quebrar uma fresa,perder a localização do eixo, estragar peças e até mesmo causar um acidente...por isso quero q o conjunto Z fique estacionado. Igualando os pesos ele ficaria inerte, tb estou curioso pra saber sobre estas molas a gas, pois me intriga q ela tenha a mesma carga ao longo do curso, estou tomando uma decisão temporaria usando contra-pesos só pra funcionar a maquina, mas se essa mola a gas tiver a caracteristica de regularidade pretendo instala-la...valeu
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Boa tarde à todos.
Senhores, baseado no que falou o Jorge, me recordo que comprei tempos atrás motores nema 23 com caixa de redução 18:1, esses motores tinham acoplados ao fundo um sistema de freio baseado em um solenóide e dois discos, um deles preso ao eixo e outro preso ao motor, solenóides esses alimentados com 24V, (quando energizados liberam o eixo e quando desenergizados travam). Não tenho fotos pelo fato de não dispor de camera digital, mas vou postar um rascunho de como é o sistema.
comprei-os na Timbiras, em frente à ELTE, por R$45,00 cada conjunto.
Vou fazer o desenho e posto assim que concluir.
abs,
Cledson Souza
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meu conjunto está realmente pesado( descendo), isso claro quando a maquina está com o motor de passo desligado realmente o conjunto desce muito rapido ,
vc já checou se ele desce com o motor desligado mas tudo conectado no drive? ou vc está vendo isso com o motor sem nehuma ligação? aqui uso um motor de 1 cv fora as outras partes do Z e o meu não desçe, lembro de já ter visto alguem comentando que quando os fios do motor estão em curto, ele fica mais dificil de girar, então imagino que se estiver ligado no drive o motor deveria pelo menos suportar esse peso ai sem maiores problemas, e o freio citado pelo Jorge poderia ser nessa linha de raciocinio qdo desenergizar o motor curtocicuitar seus terminais, será que dá certo como freio? ou pelo menos um amortecimeto.
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Jack, estou testando com o motor fora do drive , uso cnc3ax, vc acha q quando conecta-lo ao drive o Z ficara parado?? A sua informação quanto ao curto procede, se dou curto nos fios o eixo Z não desce...obrigado Cledson pela idéia tb..
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Senhores, segue o rascunho, o solenóide está enrolado dentro do envólucro onde está a mola...
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Valeu Cledson se ta rapido ein rapaiz rsrs...interessante, to indo la testar com o motor de passo conectado a cnc3ax e ja venho colocar os resultados...
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Oq eu fiz foi conectar somente os fios do motor de passo do eixo Z, e desceu com o peso do mesmo jeito,não vi diferença nenhuma jack, sera q fiz alguma coisa diferente de vc??
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Guga,
Quando usei a tal "mola a gás", confesso que não sentí diferenças na força que ela fazia quando estendida ou comprimida...
O conjunto todo pesava em torno de 9 kg, e usei uma mola de 100 N (10 Kg aprox.) o que tendia a fazer o eixo "Z" subir quando desligado...
Como o movimento era feito com pinhão/cremalheira, e o pinhão era acionado através de uma redução, não vavia tendência de subir - a mola tinha a função de aliviar o peso apenas...
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Eu sei q com a cnc3ax ligada e em enable, ela da conta do peso de Z, mas se por qualquer descuido meu, eu venha a desligar, o eixo Z vai descer e acontecer oq citei...por isso minha perocupaçao com a descida do eixo, o ideal é q fique inerte...
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Esta parado o tópico mas achei esse video que mostra a utilização da mola em pró do alivio na subida do eixo. parece bem simples porém não sei se há alguma torção.
&feature=channel
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Eu te digo que é uma Shopbot, sistema de onde a MM descende.
A MM usa a mola a gás, mas talvez o uso de uma mola comum tenha o mesmo efeito.
Em tempo: há uma discussão no forum da MM sobre a mola a gás que diz que nem todas aguentam pois o ciclo pode ser de 50.000; sendo portanto, vantajoso uma mola normal.... embora, qual seria a fadiga do material para esta ?
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... há uma discussão no forum da MM sobre a mola a gás que diz que nem todas aguentam ...
Tem o link à mão ?
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Eu sou confessadamente avesso às molas pra essa aplicação e até hj tenho entalada na goela aquela tal mola a gás de força constante de que o Fábio falou, nunca encontrei docs sobre isto e seria uma solução perfeita ...
Elocubrando sobre o assunto, lembrei-me de um artifício utilizado em uma fresadora há algumas eras, pra aliviar a mesa ... um cilindro pneumático alimentado por um regulador de pressão ... não deixa de ser parecido com uma mola de força constante ...
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... há uma discussão no forum da MM sobre a mola a gás que diz que nem todas aguentam ...
Tem o link à mão ?
Não, mas acho que este resume bem o assunto:
http://www.mechmate.com/forums/showthread.php?t=439
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Eu sou confessadamente avesso às molas pra essa aplicação e até hj tenho entalada na goela aquela tal mola a gás de força constante de que o Fábio falou
O problema é o valorzim desta mola a gás por aqui... acho que vou importar este trem e ainda sim, deve sair pela metade do preço... contando impostos :P
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Eu tenho um amigo que costuma mandar fazer molas sob medida , as de aço... posso pegar o contato com ele . Na minha concepção apenas uma ajudinha no sentido oposto da gravidade ja seria o suficiente .
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Oi Pessoal
Será que essa mola a gas não é os amortecedores do porta mala do carro?
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Será que essa mola a gas não é os amortecedores do porta mala do carro?
Acho que vale comentar que molas e amortecedores são coisas distintas, com funções diferentes. Existem amortecedores com molas integradas, mas o que se vê nos porta-malas são molas. Claro que pode haver e sempre há exceções, mas creio que na grande maioria dos casos são apenas molas, pelo que tenho visto, algumas com amortecimento no final do curso apenas.
Já comprei algumas pra aproveitar em tampas e portas de máquinas, foi mais barato que comprar em lojas de componentes industriais e tb não é difícil achar em ferro-velho.O chato neste caso é que nem sempre, ou quase nunca, se conhece as especificações.
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... acho que este resume bem o assunto ...
Acho que isto serve como resumo do resumo:
Harold Weber asked:
Gerald, last November you said you were planning to replace your gas spring with a coil spring. What is the reason for this? I looked up this thread with the thought that I'd like to try the gas spring, now I see you are changing???
I replied:
Harold, I think you misunderstood what I said at that time. Without looking for the exact post, I believed I tried to say that I might need a coil spring in the future as a backup, in case the gas spring didn't work out. I had been nervous about the gas spring from the start because it is not recommended for oscillating movement *. (Gas springs always seem to be used in fairly "static" applications, never dynamic). However, the results so far have been very good, and if this one loses its gas now, it will be replaced with another gas spring.
* Esta é outra coisa que ainda não vi explicitada nos catálogos ...
Yes, that is nearly correct. A gas spring pushes with a nearly constant force (quite a lot of 'stiction'/friction)
Isto é o que mais me aporrinha, essa história de "força constante" ... há muito tempo procuro informação sobre isto e não encontro nada que sustente o que o Gerald diz.
Aproveitando o próprio site mencionado no tópico [ www.easylift.com ], veja em Home / Important advice / Force Diagram a curva força vs curso de uma mola gás. (Reproduzo abaixo o diagrama).
Não consigo ver com meus olhos cansados algo que justifique a assertiva. :P
No diagrama:
F1 = força de extensão com pistão extendido
F2 = força de extensão com pistão comprimido
F3 = força inicial ( pull-in ) com pistão extendido
F4 = força inicial ( pull-in ) com pistão comprimido
FR = força de atrito
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[Yes, that is nearly correct. A gas spring pushes with a nearly constant force (quite a lot of 'stiction'/friction)
Jorge - lembra daquela discussão que tivemos ionde eu comentei a mesma coisa?
Não sei ao certo como se faz isso pois nunca desmontei um amortecedor a gás, mas talvez funcionem de forma análoga aos amortecedores de automóveis, onde há um sistema de válvulas que mantém a velocidade de deslocamento da haste com velocidade bastante constante...
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Jorge - lembra daquela discussão que tivemos ionde eu comentei a mesma coisa?
Lembro muito bem, já faz um ano e até hj a coisa tá entalada na garganta ... ;D ;D ;D
Não sei ao certo como se faz isso pois nunca desmontei um amortecedor a gás, mas talvez funcionem de forma análoga aos amortecedores de automóveis, onde há um sistema de válvulas que mantém a velocidade de deslocamento da haste com velocidade bastante constante...
Isso mesmo, os amortecedores funfam de maneira similar, mas velocidade não é força e mola não é amortecedor ... e o Gerald tb se equivoca quando fala de atrito pra justificar a coisa ...
Só pra deixar claro, se ainda não estiver:
Instale um amortecedor naquele eixo Z pesadaço que teima em descer e abrir uma cratera na mesa. O desgraçado ainda vai descer, apenas mais devagar ... pode ser com velocidade constante e até com velocidades diferentes para pontos diferentes do curso, dá até pra calibrar isto, mas vai descer ...
Instale uma mola e o troço vai descer, se a força inicial da mola for menor que a força peso, desce até que a força da mola seja equivalente à força peso ... se a força da mola for maior o troço não desce, sobe ...
Capice ? São comportamentos absolutamente diversos e independentes ...
Instale uma mola e um amortecedor e a coisa vai se comportar da mesma maneira, o troço desce ou sobe, dependendo da força da mola, mas mais devagar em função do amortecimento ...
Já comentei, há dispositivos que são molas consorciadas com amortecedores ou amortecedores consorciados com molas, se preferir, um zilhão de tipos, mas a ação elástica não se confunde com amortecimento, que não se confunde com atrito, que não se confunde com velocidade, que não se confunde ... blá, blá, blá ... :P :P :P
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Eu estou vendo vcs escreverem sobre essas molas a gaz , mas deixa eu perguntar uma coisa, uma mola de aço com uma tensão adequada serve para aliviar a subida de forma adequada ou só as molas a gaz tem essa possibilidade )
Tem alguma crítica ao funcionamento da mola usada no video do Youtube que foi postado)
Valeu!!
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Instale um amortecedor naquele eixo Z pesadaço que teima em descer e abrir uma cratera na mesa.
Sim - com certeza, pois mé o que você mesmo afirmou alí em cima - velocidade não é força...
Instale uma mola e o troço vai descer, se a força inicial da mola for menor que a força peso, desce até que a força da mola seja equivalente à força peso ... se a força da mola for maior o troço não desce, sobe ...
Capice ? São comportamentos absolutamente diversos e independentes ...
Sim - sem sombra de dúvidas!!!
Apenas como comentário, quando eu usei a tal "mola a gás" notei que a força necessária para baixar o eixo "Z" (pois no meu caso a força da mola era maior que a massa do conjunto móvel) era praticamente constante.
Digo "praticamente" porque não tinha nenhumn meio para medir e nem me preocupei com isso na época, e a sensação que tive foi exatamente esta - de que o troço desce de forma mais ou menos contínua com uma forma contínua...
A tal mola a gás tem os dois comportamentos - de amortecedor, porque o eixo descia numa velocidade mais ou menos constante, e era muito difícil acelerar acima de um certo paramar, e de mola apesar da força para fazer baixar era praticamente a mesma em todo o curso do movimento, que era em torno de 200mm, e ele sempre subia porque a mola era mais forte que a massa naquele caso.
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... uma mola de aço com uma tensão adequada serve para aliviar a subida de forma adequada ou só as molas a gaz tem essa possibilidade )
As molas de ambos os tipos se comportam da mesma maneira. Algumas molas a gás trazem dispositivos de amortecimento, algumas apenas no fim do curso, outras em todo o curso, mas o comportamento elástico é o mesmo.
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Daniel,
Acho que não tem problemas em usar uma mola - e pela discussão no fórum do Gerald eles estão comentando que é melhor usar uma mola tradicional ao inv és de um amortecedor a gás porque estes não são feitos para movimentos alternativos rápidos e mais importante, de pequena amplitude.
O complicado é encontrar (ou fazer) uma mola que atenda às necessidades, principalnente no caso de cursos grandes.
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Opa legal, assim que as coisas começarem a funcionar novamente vou falar com meu amigo que manda fazer molas para saber o contato e posto aqui no tópico, derrepente até mando fazer uma mola e testo pra ver qual é. Valeu!!!
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Concordo, mas veja que no gráfico não há parâmetros... então estamos a falar de 1% de diferença entre os extremos ou 99% ???
Veja no catálogo da Nakata há as medidas e força... não encontrei (ainda) nenhuma que fatisfaça a questão do comprimento / força adquado a aplicação.
Não achei um outro catálogo de outro fabricante com informações sobre isto :P
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Concordo,
Com o que vc concorda ? :P
mas veja que no gráfico não há parâmetros...
A qual gráfico vc se refere, o que coloquei acima ? Se for, os parâmetros estão lá sim ... sem dimensão, é uma curva genérica, mas estão lá ... ;D
... então estamos a falar de 1% de diferença entre os extremos ou 99% ???
Não entendi ... :P
Veja no catálogo da Nakata há as medidas e força... não encontrei (ainda) nenhuma que fatisfaça a questão do comprimento / força adquado a aplicação.
E qual seria o comprimento e a força adequados ?
Não achei um outro catálogo de outro fabricante com informações sobre isto :P
Sobre o que, comprimento e força ? A maioria dos catálogos que tenho visto, se não todos, mencionam ao menos a força (mola comprimida) e o curso (comprimento ?) ... senão, como escolher uma mola ?
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Este eh um topico interessante...
Que a turma da pesada acha desse Reel aqui???
http://industrialbalancer.com/
Francis
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Francis,
Pode ser uma alternativa interessante devido ao pequeno espaço ocupado
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Eu tenho um desses em minha sucata,tirei de uma maquina para para cortar pontas de componetes em placas CI, e que o eixo y, que era uma mesa trabalhava inclinada em 45 graus,e tem esse negocio ai para contrabalanciar o peso na subida, quanto ao assunto do eixo z , Eu ja usei molas comuns para as coisas ficarem no seu lugar, e obtive bons resultados, O que eu sei que a mola tem que ter um bom comprimento para ter como regular a tensão. Mas foi tudo na base da experimentação. Uma dica é que geralmente os fabricantes de molas mantem sucatas de sobras de molas.e só voçe comprar uma boa quantidades daquelas que mais vão ter servir e ir testando. porque na base do calculo vai ficar complicado. Não que eu seja avesso a calculos, mas tem coisas que é não da. Abraço a todos
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... porque na base do calculo vai ficar complicado. Não que eu seja avesso a calculos, mas tem coisas que é não da.
Pq não dá Ivan ? O cálculo na verdade é bastante simples, o que não é tão simples é encontrar a mola adequada ... mas sabendo o que se quer, não é difícil encomendar ...
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Sim não é complicado, O problema e a boa vontade dos fabricantes de molas, que nem olham para a sua cara quando voçe chega com pedidos de poucas unidades,fora a facada que voçe vai levar, ai se não ficar boa tem que fazer de novo, por isso a sugestão de levar uma caixa cheia delas para ver qual vai te servir
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Em tempo, me lembrei de uma loja em são paulo que tem varios tipos de molas e fazem sob encomenda poucas peças, e um lugar que se chama beco da fabrica e fica no começo da florencio de abreu, e o ultimo predio do beco, me parece que e o 2 andar , o dono e um alemão muinto doido, Ah e vendem arames para molas tambem. Vai ai uma dica para quem e de sampa, ou não
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Boa dica Ivan !
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Eu tenho um desses em minha sucata,tirei de uma maquina para para cortar pontas de componetes em placas CI, e que o eixo y, que era uma mesa trabalhava inclinada em 45 graus,e tem esse negocio ai para contrabalanciar o peso na subida, quanto ao assunto do eixo z , Eu ja usei molas comuns para as coisas ficarem no seu lugar, e obtive bons resultados, O que eu sei que a mola tem que ter um bom comprimento para ter como regular a tensão. Mas foi tudo na base da experimentação. Uma dica é que geralmente os fabricantes de molas mantem sucatas de sobras de molas.e só voçe comprar uma boa quantidades daquelas que mais vão ter servir e ir testando. porque na base do calculo vai ficar complicado. Não que eu seja avesso a calculos, mas tem coisas que é não da. Abraço a todos
Ivan
Uma dica com relação a contrapeso no eixo Z seria vc utilizar um através de um cabo tipo destes de freio de bicicleta que é envolvido numa capa de aço como estes cabos de embriagem, onde o contrapeso ficaria fora do portico e vc poderia ir aumentando o peso até equilibrar o conjunto, já utilizei um destes com bom resultado.pois a força exercida pelo peso é constante.
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Olá amigos;
Uma solução eficiente para equilibrar cargas suspensas que necessitam de amplo movimento é o emprego de "balancím de mola", esses dispositivos são usados em larga escala nas indústriais para suspender e posicionar ferramentas manuais elétricas ou pneumáticas, anula o peso e evita que o operador empregue força muscular para sustentar a ferramenta; possuem ajuste fino de torque pré ajustado numa gama de cargas, são relativamente leves e confiáveis.
Links ilustrativos:
http://www.arcinco.com.br/balancins.html
http://www.pemaco.com.br/balmolas.htm
Um balancim desses poderia ser usado com a finalidade de anular o peso do conjunto móvel do eixo Z
Abraços...