Autor Tópico: contra-pesos  (Lida 16148 vezes)

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Offline C N C N o w !

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Re: contra-pesos
« Resposta #15 Online: 23 de Janeiro de 2008, 22:59 »
Não - a força me pareceu constante mesmo...

Pô, essa eu queria ver ! Seria uma bela novidade para mim ...

Sabe marca e modelo ? Tô curioso ... nem imagino como isso poderia ser feito ... todas as que já vi eram de algum tipo dos que aparecem naquele site ... molas, muito lineares na variação da força, mas nada mais que molas ... no máximo com amortecimento, hidráulico ou pneumático, em algum ponto do curso, via de regra em uma ou ambas as extremidades ...

Offline Guga

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Re: contra-pesos
« Resposta #16 Online: 28 de Janeiro de 2008, 11:47 »
Esse de segurar a tampa de porta malas q foi citado é muito duro mesmo, apoiei ele no chão e tive q colocar o peso do corpo pra poder abaixa-lo...muito duro não funciona...não sei existe com varias cargas mas oq testei e muito duro...

Offline C N C N o w !

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Re: contra-pesos
« Resposta #17 Online: 28 de Janeiro de 2008, 11:55 »
... não sei existe com varias cargas mas oq testei e muito duro...

Guga, existem muitos tipos, com diferentes coeficientes de elasticidade ... há inclusive alguns que vc pode calibrar, como um pneu ... talvez seja possível tb modificar uma dessas molas pra permitir a calibração ...

Offline F.Gilii

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Re: contra-pesos
« Resposta #18 Online: 28 de Janeiro de 2008, 14:34 »
Jorge,

A mola que usei foi da OBR, e o modêlo era este: (pressão regulável)
http://www.obr.com.br/MG_GS15.asp

Curso 200 mm, (comp total 426mm) e 100Nf.

Como o conjunto de motor spindle + placa de suporte e eixos pesava 9 Kg, a tendência era de subir sempre que o motor de passo estivesse desligado..
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2008, 14:38 por fgilii »

Offline C N C N o w !

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Re: contra-pesos
« Resposta #19 Online: 28 de Janeiro de 2008, 15:54 »
A mola que usei ...

Brigadu Fábio !

Pena que não tem a curva da mola ... era o que eu tava mais curioso pra ver ...

Offline Guga

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Re: contra-pesos
« Resposta #20 Online: 29 de Janeiro de 2008, 15:33 »
Mas me digam uma coisa, supondo q meu conjunto pese 15 kg, e a mola for um só pouco mais forte q isso, quando o motor de passo do eixo z estiver desligado, o spindle retornaria pra cima...isso seria problema??

Offline Mercury

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Re: contra-pesos
« Resposta #21 Online: 29 de Janeiro de 2008, 15:55 »
Mas me digam uma coisa, supondo q meu conjunto pese 15 kg, e a mola for um só pouco mais forte q isso, quando o motor de passo do eixo z estiver desligado, o spindle retornaria pra cima...isso seria problema??

Ele só retorna para cima se você estiver utilizando um fuso com baixo atrito (esferas). Ou então um fuso de rosca comum com passo extremamente longo. Além do que tem a resistência do motor de passo, mesmo quando desligado, ele gira aos em pequenos trancos quando forçado.

Roscas com passo curto, quando não acionadas, não permitem que a porca ou pinhão se mova. Extremamente útil em alguns casos pois funciona como freio. Se estiver utilizando rosca triangular ou trapezoidal com passo pequeno, não vai ter problema quando desligar o motor, com ou sem mola
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2008, 16:09 por Mercury »

Offline Guga

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Re: contra-pesos
« Resposta #22 Online: 29 de Janeiro de 2008, 16:11 »
Obrigado pela ajuda, o meu fuso é de esferas, mas oq quero saber é se a mola for um POUCO mais pesada q o conjunto,fazendo com q o mesmo suba com o motor de passo desligado tem problema? ou o ideal é o conjunto ficar parado??

Offline Mercury

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Re: contra-pesos
« Resposta #23 Online: 29 de Janeiro de 2008, 16:14 »
Se o motor desligar no meio de um trabalho e o conjunto subir ou descer (com mola mais forte ou fraca do que o peso do conjunto), o motor vai perder a referência de posição. Seria algo como perda de passos quando o motor esta ligado
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2008, 17:13 por Mercury »

Offline Mercury

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Re: contra-pesos
« Resposta #24 Online: 29 de Janeiro de 2008, 16:22 »
Mas enfim, se a mola fizer menor força do que o peso do conjunto, o conjunto ia descer... Se a mola for um pouco mais forte ou um pouco mais fraca, acho que só tem a ajudar.

Agora eu pensei aqui, com relação à eletrônica. Não sei dizer se o motor girando pela ação do peso, gerando pulsos, poderia trazer algum problema à eletrônica de controle.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2008, 17:18 por Mercury »

Offline ssgarbi

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Re: contra-pesos
« Resposta #25 Online: 29 de Janeiro de 2008, 17:13 »
Ola pessoal, boas


Desculpem se estiver me metendo onde nao fui chamado, mas acho que o Fábio disse que tem "TENDENCIA" de subir, e nao que sobe efetivamente, o fuso tem a vantagem mecanica, da qual o Fábio sempre fala, e essa vantagem mecanica muito, mas muito dificilmente permitira movimento do carro/porca por força de empurrar o carro/porca, seria como se tentassemos mover uma reduçao pelo eixo secundário, como ja disse me perdoem se estiver errado.

abraço a todos.

Sérgio

Offline Mercury

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Re: contra-pesos
« Resposta #26 Online: 29 de Janeiro de 2008, 17:29 »
Sérgio

Concordo com você que seria impossível mover o carro, mas só se o passo for relativamente pequeno.  Passo grande giraria o motor. Move mais facilmente ainda se for com um fuso de esferas, onde a eficiência é maior
Sem a mola, ou mola que faça muita força, pode mover
Penso que a mola um pouco mais forte ou fraca nao tem problema.

Offline ssgarbi

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Re: contra-pesos
« Resposta #27 Online: 29 de Janeiro de 2008, 17:49 »
Sim mas qual a vantagem de uma maquina com passo grande, qual seria a resoluçao de um passo que permitisse mover a porca "pela saida"???

AndreFox

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Re: contra-pesos
« Resposta #28 Online: 29 de Janeiro de 2008, 19:05 »
Ola a todos !

Desculpem a intromissão, já me intrometendo... bom deixa pra lá.

Acho que o contrapeso ou uma mola, deve de ter o mesmo peso contrario ao conjunto Z ou seja, neutralidade de peso sobre o fuso e sobre o mecanismo Z, pois não é esta a finalidade.

acho que é isso.

Abraço a todos.

Andre Luiz  ;)

Offline F.Gilii

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Re: contra-pesos
« Resposta #29 Online: 29 de Janeiro de 2008, 19:14 »
Usando-se contra-peso, ganha-se em conseguir que se neutralize o peso do movimento vertical, mas se perde em inércia, que aumenta.

Usando-se mola, ganha-se na inércia, mas se perde um tanto na compensação do peso, por causa da força da mola que é variável...

Se a máquina usa fuso, penso que contra-peso pode ser interessante por causa da "vantagem mecânica" do próprio fuso.

 

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