Existem algumas opções, e para cada uma delas igualmente há opções de montagem.
- se pretende comprar redução pronta, as planetárias tem uma boa relação custo-benefício, muitos fabricantes/fornecedores podem fornecer as reduções já com as flanges adequadas à motorização escolhida.
- se pretende fabricar suas reduções, uma opção é usar correias dentadas e suas polias sincronizadas...
Para correias dentadas, deve-se prever algum tipo de ajuste de tensão de correia, pois estas precisam trabalhar justas mas sem muito aperto nem folga.
Tanto para reduções prontas ou para as construídas, há algumas opções de montagem para funcionarem com cremalheiras.
Pode-se montar em suportes "flutuantes" ou fixas.
Um suporte flutuante pode ser carregado por exemplo através de mola tensora, que mantém o pinhão em contato constante com a cremalheira.
- a vantagem é que o sistema se ajusta para pequenas variações de nivelamento da cremalheira
- a desvantagem é que é necessário cuidar para que não haja problemas de "pular dentes" em casos de acelerações/frenagens muito bruscas e/ou de movimentos com muita inércia.
Um suporte fixo deve ter algum tipo de ajuste de folga entre pinhão e cremalheira para que tenha um funcionamento adequado.
-a vantagem de ser fixo é que se pode usar de acelerações/frenagens mais violentas, ou no caso de massas moveis muito grandes não ter a preocupação com pulo de dentes.
- a desvantagem é que é um pouco mais complicado de se montar e ajustar a máquina como um todo - os alinhamentos não muito importantes para se ter uma máquina que não apresente problemas em curto espaço de tempo de serviço.
Eu já montei algumas máquinas usando ambas - reduções feitas por mim e comerciais, e já usei os dois métodos de fixação entre pinhão/cremalheira.
Eu pessoalmente prefiro conjuntos rígidos - montagens bem feitas providas de sistemas de ajustes que me garantem um bom funcionamento, e para isso opto por reduções comerciais.
Para se estipular as relações de redução, tamanho de pinhão, tamanho de motorização é necessário se conhecer "o que se pretende usinar", o tamanho da máquina em sí, e quais velocidades máxima e de trabalho se pretende trabalhar...
Por exemplo, se a máquina é de grandes dimensões como uam mesa de corte a plasma de 6 metros x 2.5 metros, prefiro usar cremalheiras modulo 1.5 ou 2 - são mais robustas e resistentes.
Se a máquina é de corte de madeira e menor - por exemplo do tamanho de uma chapa de MDF, prefiro cremalheiras modulo 1.5 ou 1...
Se a máquina precisa de velocidades altas, opto por servo motores e reduções entre 10:1 e 20:1 - se motores de passo, opto por reduções entre 3:1 e 6:1, mas lembrando que nunca terei as mesmas velocidades e acelerações que servos podem oferecer.
Se a massa a ser movimentada é alta, reduções maiores - se mais baixa, reduções menores...