Enoch,
Excelente comentário à respeito de "plano de trabalho" e sua importância ... Muito elucidativo...
Notem que há diversas maneiras de esfolar o gato - tente determinar qual a melhor delas, e monte o plano de trabalho...
Sanches,
Note que no filme que eu postei, o fulano lá tem dois tipos de acionamentos - como torno, onde o cabeçote gira indeterminadamente e como divisor, pois ele tem um anel indexador ligado ao cnc...
Ele pode, através de código-G alterar o modo de funcionamento do 4° eixo porque ele usa um servo para acionamento, que permite que se tenham altas velocidades rotacionais.
Eu infelizmente não tenho fotos, mas fiz algo parecido com um torno que foi adaptado para servir de modo análogo ao do filme, só que usei motor de passo para acionar o eixo-árvore.
A diferença é que como o processo pedia velocidades baixas porque a máquina fazia parafusos de implantes dentários em titanio, usinados com disco abrasivo diamantado, não precisava de altas velocidades, mas de controle de posição.
No seu caso, querendo fazer um "meio torno" com a montagem da segunda foto, basta colocar um motor elétrico comum para girar a placa.
Se quer também fresas, aí será necessário um motor controlado eletronicamente - pode ser servo ou motor de passo, mas lembrando que motor de passo é lento - no resto, funciona bem...