dei uma estrangulada na saida do exaustor, para diminuir a vazão.. não mudou muito não...
A eficiência do ciclone aumenta com a velocidade, pois a velocidade centrífuga na fase sólida é maior, melhorando a separação ...
Muita gente ainda não entendeu como funciona um ciclone e o constrói de maneira errada e de "orelhada". O que reduz a sua eficiência.
Trata-se de um separador de sólidos que promove a centrifugação da fase sólida emulsionada no ar. Para promover a centrifugação, a entrada deve se dar junto à parede externa, o tubo de entrada deve tangenciar a parede. Ou seja, o eixo do duto de entrada deve ser tangente à circunferência externa do ciclone. O fundo do ciclone deve ser cônico, de maneira que a velocidade tangencial da fase sólida vá diminuindo e finalmente caia no tambor conectado ao fundo do ciclone. A saída de gases deve se dar pelo centro do ciclone, bem abaixo do duto de entrada. No fundo do ciclone deve haver uma reversão no sentido de rotação da massa de gás, o que auxilia mais a separação.
Existem medidas e proporções ideais para um ciclone, que já foram postadas e apresentadas num outro tópico deste fórum:
http://www.guiacnc.com.br/solucoes-para-oficina/extracao-de-po-ciclones/msg158105/#msg158105Um ciclone não é construído de maneira empírica...
Há até livros, que eu mesmo postei, explicando como calcular um ciclone:
http://www.guiacnc.com.br/solucoes-para-oficina/extracao-de-po-ciclones/870/Além disso, pode ser que o isopor, devido a sua baixa densidade, tenha uma eficiência de separação ruim. E um ciclone mal construído só piora as coisas. Para aumentar a eficiência pode-se usar dois estágios de ciclone em série, ou acoplando-se um filtro manga à saída de gases.