Bom Dia pessoal,
Estou com um problema em uma máquina antiga que estou instalando motores de passos novos, funciona tudo direitinho só que dependendo da velocidade que estou usando ela apresenta uma vibração um barulho forte de vibração.
Tenho instalado três motores de passo de 50Kgf com um redução de 5:1 com pinhão e cremalheira, já alterei a corrente do driver, alterei a configuração dos micro passos e também já fiz um damper a vibração diminuiu mais ainda tem um pouco.
Eu acredito que o problema está acontecendo por causa da estrutura muito leve de alumínio, ai dei uma olhada nos fóruns e vi algum pessoal falando em colocar areia, granito ou espuma nas partes ocas da máquina. Será que isso funciona mesmo e qual é a melhor opção?
É melhor usar um método analítico, antes de sair colocando "massas", "cimento", "poliuretano", ...
Tente isolar o problema, veja se a vibração está restrita a apenas um eixo de movimentação (x ou y). Em seguida, varie a velocidade (rotação do motor), verifique se ocorre numa faixa restrita de velocidades, ou apenas acima de uma velocidade mínima. Poste um vídeo para termos uma noção do som gerado na vibração e tentar inferir a sua origem.
Veja se a vibração é gerada em algum ponto da estrutura. Diferentemente do ar, em materiais sólidos, o som se propaga em alta velocidade entre as partes solidárias e "tudo" parece estar vibrando. Tente colocar a mão sobre partes da máquina mais esbeltas para identificar a origem da vibração (onde possui maior amplitude e intensidade).
Colocar um bastão rígido (de uns 10 a 12 mm de diâmetro) pressionado entre alguns pontos da máquina e o lóbulo de seu ouvido pode ajudar a localizar a origem do ruído. Para avaliar a parte audível do ruído.
Podem ser desalinhamentos, ressonância da estrutura (se for isso, de nada adianta colocar um damper no motor), atrito, ...