Autor Tópico: Manutenção Preditiva  (Lida 3748 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Demazio

  • Visitante
Manutenção Preditiva
« Online: 28 de Junho de 2008, 19:08 »
Normalmente em alguns elementos com partes mecânicas algumas empresas utilizam a análise de espectro para avaliar por exemplo a folga de um rolamento em um motor elétrico, pois bem um aparelho com um software de alguns fabricantes geram esse gráfico, porém não consigo entender quando devo dizer, troca o rolamento ou não troca? Quando vai quebrar, ou seja de acordo a análise expectral não sei que ação tomar baseado naqueles dados, se alguém conhecer algum material por favor me indique, para poder sanar essa dúvida amigos.

                               ??? Atenciosamente, Fabio R.Demazio

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re: Manutenção Preditiva
« Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2008, 19:51 »
A que espectro vc se refere ? Muitas coisas são analisadas para manutenção preditiva ... espectro acústico e térmico sendo dos mais comuns ...

O ruído de um rolamento desgastado é bem característico e bem fácil de reconhecer ... tb é fácil constatar o aumento da temperatura ...

De modo geral as análises são feitas periodicamente e quando há um desvio significativo na série histórica isto pode ser interpretado como indicativo de falha ... o aumento da temperatura é um exemplo clássico ... vibração é outro ...

Demazio

  • Visitante
Re: Manutenção Preditiva
« Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2008, 16:19 »
No exemplo que utilizei foi um expectro acústico,mas o que me chamou a atenção foi relacionado ao desvio significativo, mas baseado neste raciocínio dentro desta escala o que seria significativo ou melhor acima de quanto seria significativo para poder dizer vamos substituir esse rolamento.

                                                       Obrigado, caro colega.

wagnerlip

  • Visitante
Re: Manutenção Preditiva
« Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2008, 18:51 »
No exemplo que utilizei foi um expectro acústico,mas o que me chamou a atenção foi relacionado ao desvio significativo, mas baseado neste raciocínio dentro desta escala o que seria significativo ou melhor acima de quanto seria significativo para poder dizer vamos substituir esse rolamento.

                                                       Obrigado, caro colega.

Vamos ver,

1) Manutenção Preditiva
2) Manutenção Preventiva
3) Manutenção Corretiva


A manutenção Preditiva requer dados históricos e de avaliação de material, stress e desgastes que só serão fornececidas pela engenharia que desenvolveu o produto, com feedback dos técnicos de stress de laboratório e de manutenção no campo.   

Predizer que um rolamento tem chances de pifar em 10 mil horas de uso a uma rotação "x" sob condições de temperatura "y" e esforço "z", só mesmo a engenharia que desenvolveu o rolamento e/ou juntamente com a engenharia que desenvolveu a máquina onde esse é usado.  Claro que experiência técnica no campo também conta e muito.

Manutenção Preventiva é mais palpável, e ai entra mesmo a experiência técnica no campo, onde pelo andar da carruagem sabe-se que é bom trocar esse rolamento antes de Junho, pois nas férias de meio de ano o pessoal dá páu na máquina e esse rolamento não vai aguentar não... e de mais a mais ele já está com um barulinho diferente.

Manutenção Corretiva nem precisa dizer, é a sangria desatada do cliente buzinando na tua orelha em saber quando é que a máquina vai voltar a funcionar, e você tentando encaixar o rolamento que não entra no eixo de forma nenhuma...

Quando se tem duvidas sobre os fatores que determinam um tipo de manutenção ou outro, eu prefiro pensar na forma de manutenção preventiva, seu custo e consequencias.  Se o motor é fácil de acessar e substituir o rolamento, troque logo no primeiro sinal de ruido ou suspeita... o custo do rolamento jamais será proibitivo e jamais será maior que o prejuizo e insatisfação do cliente pelo motor ter parado em horário não planejado.  É exatamente nessa hora que se aproveita e se limpa tudo, verifica fiação, escovas, lubrificação, correias, engrenagens e outras coisas, e se mantem o conjunto novo em folha, com pelo menos mais um ano de bom funcionamento, cliente satisfeito, máquina rodando zero bala.

Eu tomo a mesma atitude com meus carros.  Um vez por ano eu separo uma grana, levo ao mecânico de confiança e digo: Aqui tem tantos dinheiros, troque tudo que achar necessário... correias, mangueiras, mangueirinhas, filtros, presilhas, cabos, fios, conectores, parafuros, velas, lampadas, etc...   Iniciei tal atitude ha mais de 15 anos atrás, desde então nunca mais fiquei no meio da rua por correia arrebentada, mangueira vazando água, lampada queimada, palheta de limpador arrebentada no meio da enchurrada, etc.  Isso é preventiva+preditiva.  Troco sem dó nem piedade.  Eu prefiro pensar que eu tenho uma despesa fixa anual para manter tudo funcionando sem problema, com redução de 95% de chance de acontecer algo que poderia ter ocorrido mas foi evitado, portanto, poderiamos até inventar um novo nome: Manutenção Cuca Fresca.

Wagner (Orlando FL)

Offline marc0

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2788
  • Sexo: Masculino
  • Não dirigimos o vento, podemos ajustar as velas.
    • Máquinas & Equipamentos
Re: Manutenção Preditiva
« Resposta #4 Online: 28 de Agosto de 2008, 15:27 »
Olá Demazio;

Como foi dito anteriormente o ruido de um rolamento desgastado é bem característico; contudo, existem máquinas cujo uso crítico não permite esperar um rolamento estragar para fazer a constatação e substituição, exigem uma manutenção programada antecipadamente, geralmente baseado em horas de uso.

Essa modalidade baseada em tempo, costuma ser onerosa, porque os rolamentos são substituídos ainda em bom estado. Refinando esse processo é possível determinar com aparelhos de teste quando os rolamentos realmente estão próximos ao fim da sua vida útil.

Esses aparelhos que se utilizam do espectro acústico para análises pró-ativas dos serviços preditivos de manutenção tem como parâmetro de comparação os modelos definidos no próprio aparelho, pelos fabricantes dos rolamentos, tabelas tecnicas ou aqueles definidos pelos próprios usuários baseados em sua experiência prática.

http://www.frm.ind.br/dt10.htm
http://www.nsk.com.br/Catalagos/vida_maxima.pdf
http://www.skf.com/portal/skf/home/aptitudexchange?contentId=0.296683.296684.296687.296717&lang=pt
http://www.timken.com.br/pt-br/products/maintdiag/reliability/Documents/Folder_Bearing_Tester.pdf
http://www.ultrasom-pe.com.br/principios.htm

Abraços...

 

/** * */