Ola pessoal, essa noite passada fiquei vendo muitos videos de varias maquinas de plasma, com varios tipos de transições, com cremalheira, com cabo, com correntes, com correias, com redução e sem redução, pois bem de 100 videos só 3 estava fazendo muita ressonância ao trabalhar, ai veio a duvida tem algo mais que errado com a minha maquina, fazendo uma pesquisa no google a sobre microstepping ou seja micropassos, li o relato que drives de micropassos fazem com que os motores de passo trabalhem mais suave e silenciosos, e me parece que os drivers que estou usando não tem como eu configurar eles para esta trabalhando com micropassos, seria essa a minha solução???
Apesar do fenômeno da ressonância existir em várias áreas e até em diversos níveis da matéria (elétrica, eletrônica, atômico, óptico, ...), a ressonância em máquinas é basicamente um problema mecânico, mas pode ser controlado ou atenuado eletricamente. Para tentar controlá-lo é necessário entender o que é ressonância e quais são algumas de suas características.
Pois bem:
(1) Mecanicamente falando, a ressonância é a oscilação mecânica de uma estrutura simples ou complexa decorrente da interação de massas e partes elásticas da estrutura que se deformam. Quando a(s) frequência(s) de ressonância é(são) atingida(s) a amplitude de vibração aumenta significativamente, inclusive podendo resultar em vibração sonora ou até mesmo na destruição da máquina ou da estrutura, se esta for mal construída.
(2) Podem haver um ou mais modos de ressonância, ou seja, uma estrutura pode entrar em ressonância em uma ou mais frequências de ressonância, sendo comum, mas não uma regra, a ressonância ocorrer em frequências harmônicas pares e/ou ímpares (f1, 2f1, 3 f1, ...). Cada vez que uma dessas frequências for atingida numa movimentação, as oscilações mecânicas são amplificadas.
(3) Para se controlar a ressonância pode se atuar de alguns modos:
(3.1) Operar a máquina abaixo da(s) frequência(s) de ressonância. Consegue-se isso movendo a máquina mais lentamente, onde o "mais lentamente" é relativo à frequência de ressonância que se quer evitar. Pode-se também operar acima da frequência de ressonância, mas essa técnica é mais adequada em máquinas girantes em regime permanente (ex.: compressores que operam em faixas de rotação mais restritas), numa CNC que "para e anda" todo o tempo (acelerando e desacelerando) é melhor operar abaixo da(s) ressonância(s).
(3.2) Aumentando-se a rigidez da estrutura, com isso a amplitude de oscilação se reduz
e a(s) frequência(s) de ressonância aumenta(m), podendo se mover a máquina mais rapidamente sem ressonância.
(3.3) Aumentando-se o amortecimento, através de partes que absorvem energia das oscilações, por exemplo, colocando areia ou concreto dentro de partes estruturais ocas, uso de amortecedores de borracha (ou polímeros), uso de amortecedores por atrito viscoso com o ar ou outro fluído (ex.: óleo, água). Algumas máquinas ferramenta são construídas em ferro fundido, que conhecidamente absorve melhor as vibrações mecânicas.
(3.4) Tornando a movimentação mais suave (ex.: usando micropasso), nesse caso, a ressonância não é propriamente "eliminada" (como em 3.2 ou 3.3) ou atenuada, mas convive-se com ela, usando movimentos mais finos e de menor aceleração.
Há outras técnicas de controle da ressonância, as citadas acima são as mais corriqueiras.
P.S. - A princípio, a ressonância mecânica não tem nada a ver com filtros de ruído da rede elétrica.