Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: cmdpvp em 14 de Dezembro de 2009, 22:46
-
Alguem tem um tutorial de como fazer moldes para injecçao ou outro tipo de plastico, aluminio etc..
qualquer tipo de moldes
Em portugues:)
Abraço
-
Olá Carlos, A técnica de construção de moldes não é tão simples assim, Talvez vc ache livros que te ensine algumas técnicas. Mas se quiser aprender apenas com literatura vai ter um longo caminho pela frente. Infelizmente não tenho nada digital, mas uma dica é procurar pelo material do senai, lá tem muita coisa interessante p/ quem já quer sair colocando a mão na massa!!!
-
eu tenho alguma coisa que pode te ajudar, entre em contato por [email protected] :)
-
eu tenho alguma coisa que pode te ajudar, entre em contato por [email protected] :)
Ou então, se puder, poste aqui mesmo algum material pois assim ajuda a mais gente ao mesmo tempo...
-
Tem alguns moldes que parecem bem simples de construir.
bye
abusado
-
Por mais simples que seja sempre tem os seus macetes, Sugiro conhecer algum ferramenteiro para ir pegando esses macetes. e boa sorte
-
De uma olhada nestes videos abaixo poderao lhe dar uma pequena noçao do proçesso caseiro para se confecsionar peças em aluminio veja os 3 videos ok...
&feature=related
&feature=related
&feature=related
ATT:RUBENS
-
existem moldes e Moldes ... não desmerecendo qualquer dos profissionais que produzem moldes, mas acredito que fazer um bom molde para injeção de termoplástico, na minha opnião única e exclusivamente minha, não é feito com um tutorial como se fosse uma receita de bolo que mesmo com receita uma grande parcela dos que se arriscam a fazê-lo terminam por fazer errado.
Mas tem aquele tipo de peça, que "pode" ter rebarbas que serão retrabalhadas, que não tem problemas com marcas de emendas frias ou mesmo acúmulo de gases, extração inceficiente ou falta de canais de circulação sucifiente (circulação de líquido para resfriamento ou aquecimento, sim aquecimento!!).
Se achar conveniente, recomendo que procure literaturas específicas...
http://www.bondfaro.com.br/plasticos-moldes-e-matrizes-sors-laszlo-8528900193.html
http://www.relativa.com.br/livros_template.asp?Codigo_Produto=7977&Livro=Moldes%20para%20Injeção%20de%20Termoplásticos:%20Projetos%20e%20Princípios%20Básicos
Estes links acima são dois livros bons, mas existem vários outros.
Bons estudos !!
-
existem moldes e Moldes ... não é feito com um tutorial como se fosse uma receita de bolo...
Exatamente! Apesar de existirem moldes relativamente fáceis de confeccionar, geralmente os moldes de injeção são peças caras e complexas, exigem ferramentaria especializada, confeccionadas com materiais (aços) especiais e sob rigoroso tratamento térmico (geralmente nitretadas) e com usinagem e acabamento lapidado primoroso.
Seria mais fácil opinar sobre um modelo concreto, sem misturar alhos com bugalhos.
Abraços...
-
Nao sou o cara mais indicado neste assunto é so a minha indicaçao do que ira achar pela frente mais lhe garanto que tem gente aqui no forum super qualificada para lhe sanar algumas duvidas referentes a esta materia!!
No meu ponto de vista acho ate que se compença perder algumas fornadas de bolo no inicio para poder aprender os macetes na mistura dos ingredientes!!
isso se for no caso de poucas peças é claro,,e o custo é super baixo!!
ja dependendo do molde a ser produsido para tal peça as veses nao compença pelo alto valor em sua fabricaçao...
ta certo que um molde de areia nao é aquela belesura mais se alcança bons resultados ja postados aqui no forum!!
um bom exemplo seria um molde permanente (ou quase permanente) pois se alcança algo em torno de 100 mil peças com um molde destes,,,e depois tamben se tem o proçesso de usinagem para dar acabamento final das peças.
foi bem como voce falou caro amigo BLACKMORE!!!!
Existem moldes e moldes!!!!
so depende do que se vai produsir com ele e a quantidade!!!!
ATT:RUBENS
-
ha quase havia me esquecido de desejar FELIZ ANO NOVO aos colegas!!!!!
ATT:RUBENS
-
Me lembrei desse livro que da uma boa idéia da coisahttp://www.infosolda.com.br/comprasolda/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=121&codigo_categoria=10
-
http://www.infosolda.com.br/comprasolda/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=121&codigo_categoria=10
-
marc0martim ECM
Acho que nem é a relativa facilidade de confecção de certos moldes, mas sim a falta idéia de que as peças plásticas injetadas não são todas iguais, que nem tudo é fácil.
Na minha vida profissional já me deparei com muitas situações tanto em contrução de ferramentas para injeção de termoplásticos quanto alumínio e zamak, conceito de produto e fabricação ... nunca uma visão muito "simplista" deu muito certo.
Portanto, com tudo isso defendo e acredito que a especialização é o caminho a seguir.
Agora mudando da água para o vinho ... e a quantas anda Sanca? acho q até o fim do mês vou passar ae pela cidade, matar um pouco da saudade!! :)
abrax!
edit: acrescentadas as palavras em negrito da primeira frase e colocadas algumas no plural, dando sentido ao que eu quiz dizer.
-
Correto, no entanto pessoas como eu que pretende injetar e não dispõe de grana alta para investir, seria uma boa construir os próprios moldes. No meu caso são moldes para produtos de limpeza, pá de lixo, balde, rodo, vassoura, escova etc... Cada molde custa em torno de 30 mil, usado. Desse jeito irei a falência antes de abrir o negócio ;D
Para quem pretende se especializar nessa área, realmente é uma boa. Tendo o maquinário, o cara fica bem de vida da noite pro dia.
bye
abusado
-
Amigo,
Desculpe.....mas ficar rico da noite pro dia....me ensina a receita, hoje em dia as empresas que produzem estes tipos de materiais estão sofrendro muito com os produtos vindo da china que as vezes chegam aki com seu preço em kgs mais barato que a materia prima para injeta-los, fora a hora maquina.
Um molde de injeção para plásticos por mais simples que pareçam requerem conhecimentos que demandam de alguns anos de experiencia na area, as vezes um pequeno detalhe na construção impede que a peça seja injetada com qualidade.
Mas mesmo asim boa sorte na empreitada.
Márcio
-
Nada é impossível, há muito tempo atraz estive em uma pequena firma onde se injetavam peças para o fusca, eles contavam com um maquinário altamente sofisticado para confecção de moldes (algumas limas e uma potente furadeira de bancada) o segredo todo estava no ferramenteiro que fazia milagres acontecerem. Pesquise o assunto, pois sei que se pode fazer moldes até com resinas, existia um tipo de Araldit que era muito utilizado em moldes, tambem existem alguns fabricantes de kits para fabricação de moldes onde algumas partes já estão prontas.
-
depois do molde ... a injeção ... outro mito de que coloca o molde na máquina, derrete o práxico e tira peça , se é boa ou não é outra história... mas bem ... a minha opnião é a mesma ... estudo e conhecimento técnico para tal.
Mas coragem ... os livros estão por ai basta tempo e dedicação ...
-
Nada é impossível,
eles contavam com um maquinário altamente sofisticado
o segredo todo estava no ferramenteiro que fazia milagres acontecerem
.
existia um tipo de Araldit que era muito utilizado em moldes
Moldes para injeção de araldite ???
Araldite (epoxi) é para "Shell Molding", e ferramenteiros que fazem milagres são raros e custam alguns "mirreis" por mês, além de necessitarem de ferramental e máquinas adequadas; uma ferramentaria bem montada tb custa caro.
Não se trata de por areia, ou desestimular ninguém; mas é preciso ser realista, moldes usados (como disse o colega) custam 30 mil, quanto custará os novos?
A problemática dos moldes começa no projeto (um bom projetista tb custa alguns cascalhos mensais), um erro no projeto das ferramentas e desanda tudo.
A alguns anos, eu fazia acabamento terceirizado nos moldes para injeção de uma ferrramentaria local, um erro no tratamento termico de algumas ferramentas bem caras para injeção de zamak (nitretação), causou a trinca granulada dos moldes, isso detonou um processo que acabou causando a falência da ferramentaria.
Tem muita gente vendendo injetoras antigas de baixa produtividade à baixo preço porque não conseguiram segurar o rojão.
Quem quiser se iludir com o canto da sereia; paciência, deve ter muito dimdim sobrando pra torrar; não é impossível, mas é um caminho longo íngreme e deveras difícil.
Abraços...
-
Só por curiosidade , Portugal e um grande centro fornecedor de moldes, possuem qualidade e preços baixos, muitas industrias aqui fazem seus moldes em portugal.
-
quer saber?
1 - preço baixo é relativo, cada peça é um contexto completamente diferente, cito um exemplo, fiz um orçamento de uma ferramenta em Marinha Grande (para quem não sabe é o pólo fabril de moldes em terras além mar)... e em resumo ... ficava pouco acima da média de preço que tinha aqui na terra das bananas ... maaaaass ... eles não garantiam a ferramenta funcionando aqui ... apenas lá nos parceiros deles, e não foi apenas 1 que cotei não viu ... foram 3.
2 - As ferramentas feitas em Portugal nem são tão boas assim já vi umas de dar arrepio em qualquer bom Chinês, e aqui no Brasil temos várias em presas de alto nível ... vide a Sildre, Herten, Matrizaria Belga, a antiga Tokio Moldes, Jacinto Zimbardi, KarmmanGuia, Bosh ... a diferença ... lá se tem status ... aqui se tem menosprezo.
3 - Formação Profissional ... lá apenas se contrata para projeto ou manufatura um profissional devidamente treinado, com a profissão em seu peito. Um projetista júnior tem que se formar em Projetos de Moldes (injeção, co-injeção, assistida a gás, assistida a água, roto moldagem, sopro, polímeros, elastômeros, materiais e aplicações mecânicas, calorimetria, etc, etc, etc ... ) ... no final isso dá de 2,5 a 4,5 anos de estudo, é uma faculdade !!!!
4 - Técnica ... o estudo de novas tecnologias é constante, seja para programação ou modelamento, projeto, processo produtivo, novamente em suma, ferramentas que dão maior segurança na confecção das complexas geometrias e muitas vezes conseguir fazer as difíceis peças desenhadas pela engenharia de produto ...
E aqui em nossa terra, o que temos hein? ...Os clientes esfolam (o já esfolado) fornecedor de ferramenta (para ter um preço menor) no meio do processo mudam tudo e não pagam pela alteração de produto que fazem após contrato ... impõem o prazo que eles querem e não o que é tecnicamente necessário, não lhe respeitam como profissional, afinal nem estudo descente temos!! isso sem falar nas taxas de impostos que cada vez mais nos aperta ... Os "empresários" muitas vezes pegam um nomeado projetista porque ele sabe trabalhar no AutoCAD, ou já sabe o que é 3D ... mas não aceita custos ... treinamentos ... não compra um software original e se compra não compra a devida manutenção, porque ele não tem dinheiro e precisa tirar leite de pedra !!! ... se confunde baixo custo muitas vezes com "gambiarra" (desculpem se a palavra é forte, mas é assim que eu vejo).
Mais uma vez, não desmereço os profissionais da área de moldagem (plástica, pressão, gravidade, roto, estamparia convencional, estamparia fina, entre outros), até porque conheci muitos e de diversos níveis técnicos e em algumas regiões do país e ainda faço parte desta classe profissional, mas uma coisa me aflige a muito tempo, uma certa decadência que existe no status e respeito dos profissionais de ferramentaria, isso precisa ser mudado de alguma forma, não sei como, mas precisa.
Pessoal, desculpem o desabafo, mas a muitos anos ouço essas "saídas de baixo custo" para a solução de problemas e vejo cada vez mais a dificuldade de trabalhar seria e honestamente aumentando, e não consigo ficar quieto. Talvez eu devesse mudar de profissão, tentar ser político, afinal político leva status de ladrão, de mal intencionado (salvo raras excessões) mas pelo menos eles são unidos para encher seus bolsos, se alguém da "classe" quer mudar as coisas para pior, os mais unidos castigam esse alguém, mesmo que tudo isso gere uma grande descontentação, mas o que importa para eles é o bolso, a meia, a cueca, a carteira, a mala, o porta malas, e tudo o que possa servir de transporte de dinheiro apenas e simplesmente ... cheio.
abrax!
-
Eu cheguei a essa conclusão porque eu pretendo comprar uma injetora para fabricar materiais para limpeza, rodo, vassoura, balde, escova, pá de lixo e etc.. Vi algumas injetoras com 180 toneladas de fechamento, ideal para o que eu pretendo por 40 mil, mais quando fui ver o preço do molde fiquei decepcionado ao descobrir que custa mais do que a própria injetora. Se tornou inviável pra mim esse tipo de negócio, então pensei em construir meus próprios moldes e é claro me especializar na área pois pelo preço do molde parece um negócio bem rentável.
No meu comentário eu disse que existem moldes simples para injetoras termoplastica que parecem fáceis de se construir, mesmo não tendo a minima experiência em construção de moldes. Eu digo isso porque?
Porque eu não conhecia nada sobre cnc, achava coisa de outro mundo, eu pensava, como pode aquela máquina ir pra lá e pra cá e como uma mágica sair uma peça perfeita, era o que eu achava até encontrar esse fórum. Hoje estou aprendendo sobre router cnc com voces e acabei descobrindo que não se trata de mágica.
Eu não sabia nada sobre esquadrias de alumínio, hoje eu trabalho executando projetos para 2 arquitetos.
Eu também não sabia nada sobre comunicação visual, entrei em uma empresa como aux. produção, em 1 semana passei para operador de plotter e em 2 meses estava encarregado da administração enquanto a gerente tirava suas férias.
Tentei criar um fórum na internet pra mim em phpBB acabei se tornando pioneiro na segurança do software aqui no Brasil.
Tentei criar um site pra mim, hoje já desenvolvi mais de 200 sites.
Não conhecia nada sobre internet hoje eu tenho um servidor ilimitado com 56 clientes que hospedam os seus sites.
Não estou querendo parecer soberbo, não é nada disso, até porque meus feitos não são algo tão grandioso assim.
Para fabricação de moldes para injetora requer anos de estudo na área e um bom capital para investir, até porque não é qualquer router cnc capaz de criar um molde, tem que ter umas 2 toneladas de estrutura para suportar no mínimo 1 tonelada, motores com potência superior a 15km em cada eixo, ou seja, um centro de usinagem para ser mais claro. Certo? Errado!
Um cursinho vendido pela internet, um projeto, um torno, uma fresa e uma retifica já é o suficiente para quem tem força de vontade começar.
Ter uma visão simplista e pelo menos tentar ser autodidata as vezes pode ajudar. No português mais claro, METER A CARA E TENTAR FAZER. Sei que ninguém aqui está jogando areia ou tentando desestimular quem quer construir moldes, mais prefiro focar no resultado do que na complexibilidade do qual o resultado é gerado.
E Márcio, ficar rico da noite pro dia é maneira de falar, :). pois os moldes são muito caro, então presume-se que pessoas que fabricam moldes ganhe muito bem. Obrigado!
bye
abusado
-
abusado
Agora falando diretamente para você, onde talvez eu possa ajudar de alguma forma. Comprar moldes usados é no mínimo rasgar dinheiro, pq um molde é feito para dar lucro, e tu já viu alguém vendendo o lucro para outro alguém? se viu .. tinha alguém mal informado ali.
Produtos de baixíssimo custo como você disse, normalmente tem uma vida curta, e isso tem que ser analisado de uma forma mais séria, afinal se tu comprar 5 moldes de 30 mil USADOS vai morrer e não paga os moldes, e sem acompanhamento profissional ... não vai terminar nunca o molde para começar a gotejar dinheiro... ficou na mesma ...
Posso lhe garantir que para estes tipos de moldes, é possível comprar moldes novos, construídos com uma boa técnica, com o teu "design" e ainda por cima ... com preços muito menores que R$30.000,00 muito mesmo ... procure melhor, as vezes a resposta está na próxima porta.
abrax!
-
abusado
Agora falando diretamente para você, onde talvez eu possa ajudar de alguma forma. Comprar moldes usados é no mínimo rasgar dinheiro, pq um molde é feito para dar lucro, e tu já viu alguém vendendo o lucro para outro alguém? se viu .. tinha alguém mal informado ali.
Blackmore, entendo seu ponto de vista mais depende do ângulo de visão, o que voce diz é impactante no primeiro instante, no entanto me fez lembrar de um cara que vendeu uma máquina usada de fabricar espeto de churrasco aqueles feitos de bambu por 25 mil. Um casal comprou dando o carro de entrada e o restante em suaves prestações, hoje esse casal fechou o ano de 2008 com um faturamento de 20 milhões fabricando espetos de churrasco e palitos de dentes.
Então posso lhe dizer com toda certeza que já vi alguém vendendo lucro!
Sei que o molde é a peça chave em questão, mais o preço é absurdo pelo que ele representa ($$$) e não pela complexibilidade do projeto, material e mão de obra usado em seu desenvolvimento.
Produtos de baixíssimo custo como você disse, normalmente tem uma vida curta, e isso tem que ser analisado de uma forma mais séria, afinal se tu comprar 5 moldes de 30 mil USADOS vai morrer e não paga os moldes
Isso é verdade, material de baixo custo tende a ter uma vída útil bem curta. 5 moldes para apenas 1 injetora acho demais, vou começar com unzinho pra sentir o mercado, e depois quem sabe partir para uma linha completa de limpeza.
Acredito que se trabalhar muito, paga um molde desse em 1 mês, não que eu aconselhe alguém a comprar esse molde usado por 30 mil, mais que dá pra paga-lo em 1 mês dá. Se já tiver estabilizado no mercado paga até os 5 de uma vez.
e sem acompanhamento profissional ... não vai terminar nunca o molde para começar a gotejar dinheiro... ficou na mesma ...
Concordo com voce, mais ter que pagar uma fortuna em um molde também não dá, tem que haver uma solução alternativa.
Posso lhe garantir que para estes tipos de moldes, é possível comprar moldes novos, construídos com uma boa técnica, com o teu "design" e ainda por cima ... com preços muito menores que R$30.000,00 muito mesmo ... procure melhor, as vezes a resposta está na próxima porta.
abrax!
Valeu Blackmore, estou realmente interessado nessa área, estou pesquisando preços, mercado, ainda tem muita coisa pra saber. No momento eu quero injetar, fabricar moldes quem sabe.
Um abraço
Bye
abusado
-
Esse tópico está me lembrando um outro usuário que queria fazer molde em alumínio para prensar chapas de aço de 1 metro quadrado???
Edson
.
-
Agora mudando da água para o vinho ... e a quantas anda Sanca? acho q até o fim do mês vou passar ae pela cidade, matar um pouco da saudade!! :)
Olá Blackmore;
Continua na mesma, deixando saudades. Caso puder faça-me uma visita, será muito legal recebe-lo por aqui.
Esse tópico está me lembrando um outro...
Eh eh eh...
Abraços.
-
Eh eh eh...
Um Abraço Marco.
Edson
-
e como anda essa historia: fiquei muito curioso
-
um dos meus projetos em funcionamento no link.
molde injeção de plásticos (http://www.youtube.com/watch?v=zTT8f8vKYpQ#)
-
Legal ldigofcnc, a peça têm um inserto metálico, por isso existe o disco giratório, para manualmente posicioná-lo no molde, certo? Parabéns, e molde de injeção de alumínio, vc também projeta?
abraços.
-
Faço sim, faz quinze anos q trabalho em uma empresa do ramo veterinário, já projetei moldes para seringa pistola 50ml e outras, moldes enormes devido a complexidade, com gavetas angulares por todos os cantos, pena não poder filmar ele em funcionamento, pois não injetamos alumínio, terceirizamos a injeção mas quero postar fotos e videos de moldes meus, em trabalho de injeção e em construção desda usinagem até o produto final.
abração.
-
mais um projeto meu ainda em fase de testes e fabricação uma matriz para machinhos q servem para brincos de marcação de gado, aqueles q se vê na tv na orelha do animal com um numero, as rodas giratórias são para incertar uma ponta metálica, notem ainda que ele possui uma placa flutuante q serve para movimentar as gavetas através de pinos angulares, reparem támbem o sistema de puxador de placas nas extremidades superior e inferior do molde bem interessante, espero q gostem
e q tenha servido para alguma ideia de projetos q auguem precise fazer.
abração
molde de injeção de polimeros (http://www.youtube.com/watch?v=hmSvCilesuA#)
-
são esses aqui?
(http://www.pecuaria.com.br/divulgado/clientes/563/890brincos_persnolaizados.jpg)
qual é o peso da(s) peça(s)?qual o tempo estimado de injeção? e quantas peças são injetadas por ciclo?
-
Legal seus projetos, dá pra ver que são sofisticados, vc fabrica os moldes? utiliza modelamento 3D, digitalização? Eu modelo em 3D, fiz projetos para faróis automotivos, se precisar terceirizar modelamento do produto estou a disposição.
abraços.
-
Olá Claudinei, sim, nós mesmo fabricamos os moldes, eu acompanho a criança desde sua geração, faço os projetos em solidworks, fizemos a parte de esquadro das placas em uma fresa universal, depois faço a programação de cam no ugs nx7, toco pro centro de usinagem e ai é só ficar assistindo o milagre do nascimento, mais obrigado por se por a disposição, se precisar de ajuda em algum projeto qualquer hora dessas, se estiver ao meu alcance, terei prazer em ajudar, a satisfação de ver um molde pronto e saber que foi você q criou e acompanhou todo o processo de fabricação programação cam etc, não tem preço.
-
Olá Blackmore, são esses sim os machinhos com incerto na ponta, os brincos são em outro molde, saem 16 por ciclo, o peso da peça vou ficar te devendo pois não lembro agora, o tempo de injeção é de 30 a 35 segundos a produção estimada é de 350.000 mês o material usado é TPU que sofre um processo de estufa de 4 horas a 90°C a finalidade da roda que gira é colocar aqueles incertos metálicos.
Abração.
-
Bom dia!
Ficou muito bom o sistema parabéns.
Reginaldo
-
Ola
Topico interessante, ideias diferentes mas com um intuito que as peças saim prontas no final
Trabalho nesta area , tambem projeto e executo a usinagem , fabricamos produtos pra cosmeticos.
experiencia , ideias e criatividades são fundamentais pra confecção de molde.
valeuu