Não sei se eu entendí, mas assim me parece que há outro método de verificação, que consiste em prender um eixo padrão na placa do torno (melhor se for em pinça ou se o eixo tiver cone-morse, melhor ainda) e com um comparador preso ao carro porta ferramentas e posicionado na parte superior (na vertical) do eixo), se mede em dois pontos - perto da placa e a uns 300 ou 400mm de distancia.
Mesmo que o eixo não seja perfeitamente reto, o procedimento é simles:
- com o comparador perto da placa, gire manualmente o eixo e anote a maior e menor deflexão do ponteiro. - verifica-se também a medida da altura onde a ponta do apalpador toca o eixo e anota-se estas medidas
Soman-se os dois valores e divida por dois e anote
- posiciona-se o comparador no outro extremo do eixo, gira-se o eixo e se anortam os valores maior e menor.
Faz-se o mesmo procedimento nesta extremidade.
A variação de altura se percebe nas diferenças de medidas...
Vamos dizer que quando eu posicionei o comparador perto da placa em cima do eixo, deu digamos 3,25mm a menor deflexão e 3,28 a maior deflexão...
3,25 + 3,29 / 2 = 3,27
No outro extremo do eixo obtive digamos 3,26 e 3,32...
3,36 + 3,54 / 2 = 3,45
Isso quer dizer que o eixo está mais alto perto da contra ponta do que do lado da placa em cerca de 0,18mm...
Dessa forma, mesmo que o eixo esteja empenado, pode-se verificar o desalinhamento vertical do eixo-árvore.