Sobre a deformação: Bem eu aprendi que fadiga no regime elastico é somente quando esta se variando a tensão no material. Este "vicio" que chamam de "traking" creio que deva-se formar devido á mudança de estrutura quimica na superficie do material, seja por oxidação ou outro fenomeno, ai a superficie da fita se "molda" à forma que foi deixada por longos periodos, assim "a mola enfraquece" e a fita toma forma. (não tenho certeza, é uma possibilidade que imaginei)
Outra possibilidade é deixar a tensão da fita bem proxima ao limite de escoamento assim ela se deforma lentamente mantendo a mesma tensão. Para descobrir esse limite a fita deve ser submetida à testes de tensão em uma maquina que estica ela ate se romper e gera um grafico igual ao abaixo, com certeza o fabricante da fita possui este grafico, creio que se pedir eles forneçam.
serra fita homemade para metais by HSC
(No grafico a Tensão esta no eixo Y e o deslocamento no X)
O Realinhamento cristalino (a temperatura ambiente) só ocorrem em materiais muito dúcteis e geralmente polímeros, quase certeza que não ocorre na fita.
Sobre medir a tensão na fita: 2 modos de se medir sem comprar o equipamento que mostrou seria:
1- Calculando teoricamente:
Se o volante é tensionado por uma rosca como marcado na foto abaixo:
Primeiro temos que calcular a força Axial que a rosca faz tensionar a roda, Já expliquei como se calcula isso aqui:
http://www.guiacnc.com.br/movimentacao-em-geral/alguem-ai-sabe-como-calcular-isso/msg169058/#msg169058 Depois é só jogar na equação: P = F / (Ax2)
P = Tensão (em pascal)
F= Força axial que o volante faz na fita (em newtons)
A= Area da seção da fita (em m²) (é multiplicado por 2 pois a tensão é dividida na parte da fita que vai e na que volta)
OBS: É bom converter as pressões de PSI para Pascal, Kg em newton, etc... Pois essa é a medida do sistema internacional (SI) e a maioria dos dados da literatura de tensão de cisalhamento, modulo de young, formulas etc... Esta tudo nessas medidas.
2- Calculando com instrumento:
Pegamos um paquímetro aberto em 100mm, por exemplo, e prendemos as suas pontas com um sargento na fita frouxa.
Tensionamos a fita e medimos quanto abril o paquímetro. (não sei se vai se deslocar á ponto de medir com precisão no paquimetro) em todos os casos - um aparato preso a um relógio comparador milesimal seria o ideal.
A formula é: P = E (Lo / d)
P= Tensão
E= Modulo de elasticidade
Lo= Comprimento inicial (medida inicial do paquímetro, 100mm por exemplo)
d= Deslocamento (Lo - medida final do paquímetro ... o tanto que a fita é esticada)
De qualquer forma se soubermos o Modulo de elasticidade da fita já é meio caminho andado para tudo, o fabricante pode fornecer, ou encontramos em alguma norma construtiva.
PS: Creio que sabendo o tanto que a fita estica e o tanto que ela afina sob a tensão, podemos calcular a tensão sem saber modulo de elasticidade, baseando-se no coeficiente de Poisson.