Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: niv_pei em 21 de Julho de 2010, 13:36
-
(http://s1.postimage.org/CsTor.jpg) (http://www.postimage.org/image.php?v=gxCsTor)
Estou na dúvida: Não sei se compro uma máquina de solda MIG (daquelas do Mercado livre) ou se compro um maçarico oxi-acetileno. Pra soldar aço 4130 já ouví falar que OA seria mais confiável. Será?
-
Dependendo do que queira fazer, eu usaria TIG, ainda mais se forem tubos de parede fina
-
Tenho que levar em conta que é pra oficina de casa. Seriam muitas aplicações, esses tubos 4130 (parede fina) seria apenas um dos projetos. Na verdade seria mesmo pra uso "doméstico"...
-
4130 alguns recomendam oxi. Para uso de TIG dizem ser necessário passar por forno, retirando as tensões da solda.
Tema controverso.
-
Na minha opinião, a MIG é mais simples de usar e se aplica em mais ocasiões pensando numa oficina caseira. Não precisa de treinamento muito específico e se aprende a usar em pouco tempo.
Se a aplicação é muito específica, TIG pode ser interessante assim como oxi-acetileno, ou mesmo oxi-GLP podem dar bons resultados e uma certa flexibilidade no emprego.
Necessita de mais treinamento e técnica, e a curva de aprendizado é mais lenta.
O custo destas últimas opções é um pouco mais alto, mas pode ser interessante para uma pequena oficina...
Se o projeto em 4130 é pequeno e não vai se repetir, talvez oxi-acetileno (ou oxi-GLP) resolvam bem.
Se o trabalho com tubos finos se repete muito, talvez TIG ou os dois - oxi e TIG.
-
Yuri,
Acho que são extremos e peças muito específicas...
Tenho visto muitos trabalhos na área aeronautica feitos em TIG (Seu Manolo aqui de Atibaia) e não passam por forno de normalização, mas é só uma ótica localizada - não conheço o resto
-
Eu fabrico quadros de bicicleta com tubos 4130 e algumas ligas bem mais avançadas (como o reynolds 953 que é inoxidável) com pareder que chegam a 0.3mm.
Para essas aplicações a mais confiável é oxi acetileno com solda de prata de no minimo 35% (é a recomendação da maioria dos fabricantes de tubos para bicicletas).
O grande problema da solda oxigas é que é nescessário talento e experiência, pois caso contrário vc pode arruinar a peça, muitas vezes sem perceber.
A opção da tig é valida, pois apesar de não ser tão facil de executar quanto a mig, ela simplifica bem e é menos facil de se cometer erros.
A mig é mais facil de executar, mas não é tão confiavel como as duas primeiras (como referência, nos tubos de bikes vc perde a garantia se usar mig). Só uma obs: esses modelos que vc ve no mercado livre sem gás não soldam chapas com menos de 1.2mm (segundo o distribuidor) e tive a oportunidade de usar essa maquina algumas vezes e francamente não gostei.
-
Sobre a normalização: em solda de tubos, quando bem executada não é nescessário tratamento termico em 4130, em especial se for feita brazagem com prata pois a temperatura (se bem executada) não chega a "destemperar" o metal.
Essa coisa de normalização pra evitar ZTAs (zonas termicamente afetadas) são aplicadas mais no alumínio pois ele fica muito fragilizado nas zonas proximas a solda (cai por exemplo de T6 pra T4) ficando quebradiço.
-
André, caso queira fazer propaganda da sua empresa, entre em contato com os Administradores do fórum
-
Cara, esse site é especializado em máquinas de solda, acho que ele pode te ajudar.
www.maquinasdesolda.com (http://www.maquinasdesolda.com)
Este site é só de vendas - não encontrei nenhuma informação técnica que possa contribuir.