Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: elir1 em 06 de Junho de 2010, 10:23
-
::) Alguem poderia me dar uma dica de como substituir um motor trifasico
de um torno que tenho para monofasico ou ate bifasico , pois esta minha
oficina fica mais parada e com isto diminuiria a conta de energia , pois utilizo
pouco . gratos a atençao de todos, tenho que manter as funçoes de
rotaçao e inversao do mesmo
-
Eu acho que há dois caminhos práticos:
- troca de motor por outro de mesma potencia mas enrolado para a tensão desejada
- uso de um inversor com entrada bifásica e saída trifásica.
Há outras alternativas, mas acho que estas são as mais simples
-
Trocar o motor é fácil, vc precisa de um motor com potência e rotação equivalente,e que caiba nos suportes; mas o torno vai perder muito com isso; com motor monofásico vc vai precisar parar para poder inverter a rotação; isso vai dificultar muito a abertura de roscas.
Os motores monofásicos de seis terminais são construídos para duas tensões (110 V e 220 V) e para dois sentidos de rotação; admite reversibilidade com chaves de reversão, mas neste caso, a reversão só é possível com o motor parado.
Para inversão do sentido de rotação, a chave (de ligar) inverte o sentido da corrente no enrolamento auxiliar. O enrolamento principal é designado pelos números 1, 2, 3 e 4 e o auxiliar por 5 e 6. Para a inversão do sentido de rotação, troca-se o terminal 5 pelo 6.
As bobinas do enrolamento principal são ligadas em paralelo quando a tensão é 110 V e em série, quando a tensão é de 220 V.
Abraços...
-
::) Alguem poderia me dar uma dica de como substituir um motor trifasico de um torno que tenho para monofasico ou ate bifasico , pois esta minha oficina fica mais parada e com isto diminuiria a conta de energia
Não entendi, como assim ? Para uma mesma potência o consumo será praticamente o mesmo ...
Vc tá pretendo fazer um downgrade na sua instalação, contratar bifásico ao invés de trifásico ?
-
::) Alguem poderia me dar uma dica de como substituir um motor trifasico de um torno que tenho para monofasico ou ate bifasico , pois esta minha oficina fica mais parada e com isto diminuiria a conta de energia
Não entendi, como assim ? Para uma mesma potência o consumo será praticamente o mesmo ...
Vc tá pretendo fazer um downgrade na sua instalação, contratar bifásico ao invés de trifásico ?
Problema está no tipo de ligação que êle tem instalado pela empresa de energia elétrica.
A ligação trifásica é comercial e a taxa é mais alta que a residencial (monofásica)
mesmo trocando só os motores o consumo e o valor será o mesmo. Para baratear sua conta, além da troca dos motores, deverá reverter, junto a Ci.Elétrica o tipo de ligação Comercial para Residêncial.
Acho que é isso...
Gilli, a intensão dele é usar saida mono e não trifásico...
Edson
-
Gilli, a intensão dele é usar saida mono e não trifásico...
O que eu entendí é que ele tem um motor trifásico já instalado no torno, e quer usar alguma alternativa para uma rede de fornecimento bifásica - daí a sugestão de usar um inversor, que tenha entrada bifásica e saída trifásica para o motor...
-
Gilli, a intensão dele é usar saida mono e não trifásico...
O que eu entendí é que ele tem um motor trifásico já instalado no torno, e quer usar alguma alternativa para uma rede de fornecimento bifásica - daí a sugestão de usar um inversor, que tenha entrada bifásica e saída trifásica para o motor...
Eu havia entendido isso também, o grande problema no forum é que as vezes sabemos o que queremos mas não sabemos explicar o que queremos...
Abraço
Edson
-
Também pode alimentar o motor existente numa rede de 220V monofásica, ou bifásica, e alimentar o motor trifásico ligando suas duas fases. A terceira fase será usada apenas na partida do motor, através de um capacitor. Porém, a potência final será quase 30% menor, mas acho que é a solução +barata.
-
Quero agradecer a todos que dedicaram e se empenharam em resolver o problema agora ja tenho
uma orientaçao , vou entrar em contato com um colega que enrola motor , verificar preço de um inversor , estudar a possibilidade de utilização do capacitor , estou verificando que voces sao mesmo feras , atenciosamente /elir
-
Quero agradecer a todos que dedicaram e se empenharam em resolver o problema...
Elir, apenas para registro, qual era mesmo o problema? Custo da energia elétrica sem uso (taxa mínima do fornecimento trifásico) ou rendimento do motor?
Porque o motor trifásico tem melhor rendimento que os monofásicos e o custo de um inversor teria que ser abatido pela redução do valor da conta de energia elétrica, mês a mês, até ficar "de graça".
Como não sei a potência do motor, chuto que um inversor de 1CV deve custar em torno de R$ 500,00. Em quanto tempo ele se pagaria?
-
Caro colega arivaldo o problema eh o seguinte tenho umas maquinas em uma casa porem minha mae nao esta morando la e ta ficando vazio com isto estou tendo gasto com energia trifasica todo mes
e nao utilizo , pelo motivo do motor do torno , por isso estou tentando reduzir o custo da energia la
tenho maquina solda ,compressor ,furadeira , policorte ,esmeril tudo aquilo que a gente gosta chego
la e me sinto bem , porem nao dah tempo . Gostei da opçao tambem do capacitor alguem tem ideia da capacidade do mesmo em MF. +1x agradeço a todos
-
Gostei da opçao tambem do capacitor alguem tem ideia da capacidade do mesmo em MF. +1x agradeço a todos
Caro amigo elir1, Eu tive um problema inverso ao seu, minha rede era monofásica e precisava de trifásica. Enquanto a Eletropaulo não estendia a rede trifásica em minha rua, utilisei o sistema de capacitor para acionar os motores trifásicos durante uns 6 meses.
Quanto a usar para seu torno fica um pouco complicado, porque o uso do torno implicaca em ligar/desligar/ligar/desligar/reverter/ligar e reverter etc. e tal. O uso de meus motores estavam instalados em serras, policorte e furadeira. O motor do meu torno eu havia trocado por um monofásico provisório em virtude do problemas citado anteriormente liga/desliga... etc. e tal.
Outra característica importante dos motores trifásicos é trabalhar com menos trepidação e ser mais silencioso.
Abraços
Edson
-
Gostei da opçao tambem do capacitor alguem tem ideia da capacidade do mesmo em MF. +1x agradeço a todos
O capacitor deve ter em torno de 70 a 100 uF por HP do motor, serve para gerar uma fase defasada em 90 graus. Quanto maior o valor melhor (mais a defasagem se aproxima de 90 graus). Mas um valor muito alto, além de desnecessário, pode gerar uma corrente mais alta na chave de partida, podendo "colar" os contatos da chave. A tensão do capacitor dever ser 220V e deve ser do tipo eletrolítico bipolar.
Segue desenho de ligação.
[attachthumb=1]
É bom colocar um resistor de 10K em paralelo com o capacitor para descarregá-lo, o que diminui o centelhamento na chave. Para reverter a rotação é só ligar a chave na outra fase.
Se voce tiver vários motores trifásicos, pode usar um motor trifásico como um conversor monofasico para trifásico (conversor dinâmico). Gerando uma pequena rede trifásica na oficina. Conforme mostra o site a seguir:
http://www.metalwebnews.com/howto/phase-converter/phase-converter.html
-
...dever ser 220V e deve ser do tipo eletrolítico bipolar.
Gil,
Minha serra de bancada trabalha a mais de 4 anos com com um motor trifásico e o capacitor é de 430/516 uF por 110/127V.
E nunca falhou.
-
Em meu torninho com um motor de 3HP eu arranco so aterrando uma fase, mas eu uso um temporizador com ajuste de 0 a 30 segundos, para fazer isso, veja esquema
-
Alebe,
...dever ser 220V e deve ser do tipo eletrolítico bipolar.
Gil,
Minha serra de bancada trabalha a mais de 4 anos com com um motor trifásico e o capacitor é de 430/516 uF por 110/127V.
E nunca falhou.
Se seu motor é menor que 1HP, a sua capacitância é alta, o que é bom, mas é desnecessário (> 100uF).
Se não queimou?? Quem sabe a qualidade é boa ;D
Se a tensão do cap. é menor que 220V, eu não arriscaria, poderia até queimar o motor se o cap. entrar em curto e afinal o preço do capacitor não é elevado.
-
Em meu torninho com um motor de 3HP eu arranco so aterrando uma fase, mas eu uso um temporizador com ajuste de 0 a 30 segundos, para fazer isso, veja esquema
Complementando, este esquema só funciona de alimentação for bifásica (F+F+N). Se a alimentação for monofásica em 220V (F+N), só com capacitor.
-
E isso mesmo,Mas mesmo assim nem todos os motores arrancam assim, alguns precisam de capacitores. Obrigado pela comprementação