Minilathe,
Acho que realmente você não entendeu nadinha de nada...
O ciclone, realmente tem por objetivo a retirada de pó que sai da CNC, mas essa sucção de ar tem que sair por algum luga, não estou certo? pois foi na saída de ar que tentei, colocando o radiador nesta saída de ar, para resfriar o líquido que circulava dentro do radiador e consequentemente no sistema inteiro de refrigeração do Spindle. Como mencionei, o ar saia do ciclone já quente e essa troca de calor mostrou-se ineficiente. Se o ar saísse do ciclone frio,seria o sistema mais econômico para aplicar no sistema de refrigeração do Spindle.
Para sua informação, no meu ciclone sai muito mais ar que um simples ventilador. Só que, lamentavelmente, o ar sai quente.
Sim, meu problema é decorrente do telhado instalado na oficina. Porem, como informei, para meu sistema ficar perfeito utilizei meu refrigerado com um "caldeirão" com água e o radiador mergulhado nessa água para refrigerar o sistema.
Se formos falar em economia, como tenho esse refrigerador para gelar água potável para meu consumo na oficina, porque não utilizar o espaço ocioso dentro do refrigerador para usar no sistema do meu cooler...
Alem das instalações dos termostatos que faz o refrigerador trabalhar bem menos que os termostatos normais de fábrica e a bomba elétrica funcionar somente alguns minutinhos, mantendo meu Spindle rigorosamente entre 21º e 26º centígrados...
Para finalizar, imagine aqueles refrigeradores horizontais de bares que para refrigerar as bebidas tem que colocar água dentro atá a metade e mergulhar as bebidas nesta água. Meu sistema é semelhante, só que ao invés das bebidas coloquei o radiador mergulhado na água e assim, refrigero o líquido do sistema que circula no sistema.
Qualquer dúvida é só informar que vou tirar umas fotos e postar. Com certeza já tirei umas fotos, mas estam perdidas pelos Hd's.
Abraço
Edson