Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica Básica => Microcontroladores => Tópico iniciado por: shenlong em 25 de Abril de 2008, 18:55
-
Alow moçada! Gostaria de me apresentar, sou novo aqui e peço que não me xinguem por uma burrada que eu faça ou diga, mas juro que vou tentar não fazer caca.
Tenho lá uma boa experiência em linguagem C. Estou começando agora a programar em assembly(fiquei impressionado com a capacidade da mesma, e tenho plena certeza que não há linguagem mais eficiente, mas não é pra puxar o saco da linguagem que eu criei este tópico =]).
Minha intenção atual é sair do PC, e pela porta USB, e chegar ao mundo via Atmega8... hahahaha, é quase que um pedido de liberdade ^^.
Mas vamos logo ao meu questionamento... alguém aqui já programou um Atmega para se comunicar com a porta USB, de forma que entendesse o protocolo, enviasse e recebesse informações ao PC? Não necessariamente eu preciso da comunicação HID, aliás, por enquanto seria até indesejável.
Eu andei estudando os manuais, tanto do querido e amado veloz USB 2.0, como também o manual do atmega8(puta merda, que manuais... 900 páginas ao todo... ufa... quanta informação =]), mas ainda me sinto um pouco(pra não dizer bastante) perdido no meio dos bytes e da estruturação USB.
Eu gostaria de saber algumas dicas e uns toques sobre o assunto. E também se o atmega8 ou algum outro microcontrolador, de mesmo nível de 'achamento'(facilidade de encontrar =]),performance e preço, afinal, por 10 mangos da pra comprá-lo, que seja capaz de transmitir pacotes USB em Hi-Speed, ou seja, 480MB/s, pois eu já sei que com 16MHz de clock da pra puxar Full-Speed, que tem os seus 12MB/s de transferência.(essa última é mais pra encher o saco, pois eu sei que Hi-Speed é fuego =])
Só peço que não me questionem o porquê de usar um Atmega8, e muito menos usá-lo via USB, pois eu já andei pesquisando e para minha futuras pretensões, os atmegas dariam performance(ainda mais com assembly =]) e 'features' necessários, e o USB permitiria grandes volumes de informação.
Me perdoem se já há alguma discussão em andamento ou já concluída sobre a mesma questão, mas eu pesquisei antes e não encontrei nada a respeito.
Espero resposta...
Nem que seja um... aahhnn.... não sei =]
Ah! E sintam-se à vontade em me corrigir, pois vão ver que eu falo umas boas asneiras de vez em quase sempre =]
Obrigado!
Falow!
-
Shenlong,
Não sei se ajuda, mas existe um componente da FTDI, o ft232 que faz esse meio de campo entre uma porta serial de qualquer microcontrolador e a porta usb do PC. usando ele vc pode escolher o microcontrolador que quiser, só que aumenta o custo...
Já usei e funciona direitinho, abraço.
-
Ah sim! É realmente uma boa idéia.
Vou dar uma analisada.
É que eu pensei em fazer essa comunicação direta pois existe um projeto de um joystick, chamado mJoy, e ele usa essa tal comunicação, apesar de ser USB 1.0.
Mas mesmo assim obrigado =]
Falow!
-
Pessoal,
Estou com o projeto do ARDUINO DIECIMILA na porta do forno, em breve acho que tenho novidades muito boas.
-
Shenlong,
Que mal lhe pergunte, mas qual é a idéia de fazer toda esta comunicação via USB?
Assim dando um tiro de longe e com vento de través, é para cnc???
Se for, o que realmente tem em mente???
-
Ah sim, acho que exagerei demais na velocidade =] Essa parte de Hi-speed foi só para saber mesmo, não vou precisar de 480MB/s, pelo menos não para um CNC.
Sim, minha idéia é mesmo usar essa comunicação para um CNC, só que como eu tenho a intenção de desenvolver outros dispositivos via USB(joysticks avançados para simulação de corrida, com feedback e tudo mais, transmissão de dados para cartões SD, etc) eu quero aprender a tecnologia já empregando em alguma coisa, mesmo que não haja necessidade de tanta informação por segundo, é mais para um conhecimento mesmo. Eu posso até usar low-speed, mas acho que era bom usar full-speed para ter bastante espaço para trabalho, sem a necessidade de um buffer ou coisa do tipo.
Falow!
-
Ah sim, acho que exagerei demais na velocidade ...
Não sei se vou desperdiçar minha ração de Itaipavas, mas vou aproveitar pra botar uma pedrinha no seu sapato:
Não há velocidade que contorne probs de sincronismo ...
No âmbito de CNC controlado por PC o prob nunca foi a velocidade ...
-
Shenlong,
Para trabalhar com velocidades tão altas de comunicação você vai precisar de uma coisa mais rápida que um microcontrolador.
abraço.