Cara esse microcontrolador saiu de linha o que entrou no lugar dele e o attiny2313, que tem mais funções que o 90s2313 , e que e totalmente compativel com o 90s, na farnell tem ele custa mais ou menos 7 reais pode comprar tranquilo.
Eu sou estudante de Engenharia de Computação e uso constantemente esse microcontrolador. vai fundo.
Meus caros,
O AtTiny2313 veio substituir o AT90S2313 em aplicações que usavam este, e manter o substituto vivo dentro da familia dos AtTinys da Atmel, evitar que o projetista ficasse com uma mão na frente e outra atrás.
Mas a familia AtTiny tem outros componentes com muito mais facilidades e benefícios que o 2313, como por exemplo o 26 (AtTiny26) e outros. É sempre bom olhar a tabela de comparação dos AtTinys para encontrar o que melhor lhe serve.
Por exemplo, o tititico AtTiny13, 8 pinos, é uma merrequinha de tamanho e preço, mas tem saidas PWM em alta velocidade, que pode até ser atrelada ao clock do chip (8MHz) e obter um PWM altissimo, coisa que poucos outros chips o fazem.
Claro que um AtMegaXXX também o faz, mas com chip maior e mais caro. Essa facilidade do PWM de alta velocidade não existe (nunca existiu) no 2313.
Eu particularmente uso o AtTiny13 como controle de PWM independente embarcado em placas onde outro AVR (AtMega) toma conta de outras atividades. O AtTiny13 fica lá isolado recebendo instruções do AtMega e só gerando o PWM para os MosFETs que controlam motores, aquecedores, etc. Um chipizinho DIP-8 ou mesmo SOIC-8, que custa pouco, resolvendo grandes problemas de software e gerenciamento de tempo.
Devemos sempre ver o que o fabricante tem à disposição e o que é melhor para o nosso projeto. Também temos que prestar atenção especialmente aos produtos que estão em "fase-out", ou seja, aqueles que o fabricante está prestes a descontinuar, ou já descontinuou. Muitas vezes tais produtos custam mais caro no mercado, simplesmente porque alguém ainda os compra para projetos antigos e estes passam a custar mais caro pela dificuldade de encontra-los. Em muitas ocasiões os novos produtos custam muito menos, até mesmo porque o fabricante está fazendo questão de promove-los no mercado, e é quando se consegue obter samples, kits e outras facilidades do fabricante ou representates.
Para quem está iniciando eu recomendaria testar o AtTiny26 e o AtMega8 ou AtMega88, preços bons e tecnologia muito atualizada.
Também recomendaria adquirir o AVRISP-II (MK-2) como ferramenta de programação, diretamente plugada à porta USB do seu PC, e usando o software gratuíto da Atmel, o AVRSTUDIO.
Aos novatos, a recomendação de aprender C ou Assembly, eu recomendo sempre Assembly, só depois de dominar a máquina perfeitamente é que recomendo partir para C. Opinião pessoal é claro, mas com décadas de experiência para me levar à essa conclusão.
Wagner (Orlando FL - Consultor AVR)