Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica Básica => Microcontroladores => Tópico iniciado por: Cortex em 26 de Novembro de 2010, 08:56
-
Bom dia companheiros, sou novato por aqui e estou desenvolvendo um projeto para faculdade de um controle de motor, e dando uma fuçada pela internet achei bem interessante ente tutorial,
http://www.robynet.psi.br/~reynaldo/rdsbobpwm.htm (http://www.robynet.psi.br/~reynaldo/rdsbobpwm.htm)
o autor utiliza uma placa RDS BOB para controlar um inversor CFW e um motor, me interessei pois tenho um inversor igual aqui e pretendo utiliza-lo, minha duvida é a seguinte, em vez de utilizar esta placa, (que pelo que eu vi o que ela faz não é nada além do que gerar um pwm), eu posso utilizar um pic para gerar este PWM e controlar o inversor? no caso sim, qual circuito eu precisaria utilizar (como: opto-acopladores, aplificadores operacionais) para ligar o pic no inversor?
se alguem ja teve resultados utilizando este esquema poderia me dar alguma dica!
obrigado!!
-
http://www.cncathome.com/vfd.html (http://www.cncathome.com/vfd.html)
-
Olá F.Gilii, tentei montar o circuito mas não consigo fazer o inversor variar, entro com o sinal pwm de um pic, o inversor fica parado em uma rotação média!
-
Cortex,
Eu não sou de eletronica, mas tentaria verificar alguns pontos...
- se a tensão varia de 0 a 10V na saída do circuito quando se varia a frequencia na entrada do circuito (se nção me engano 10 KHz equivaleria a 10V),
- se há um sinal na entrada do circuito que corresponda à forma de onda quadrada proposta,
- se o inversor está acertado para receber o sinal em tensão e se está de fato funcionando...
Normalmente os inversores tem uma entrada programável que pode ser ajustada para trabalhar em 0 a 5Vdc, 0 a 10 Vdc ou 4 a 20 mA.
Estes inversores podem inclusive usar um potenciometro comum nestas entradas, e o usuário deveria ajustar o inervsor de forma que funcione com este potenciometromanual - se funcionar assim deveria funcionar com o potenciometroeletro nico.
-
Caro F.Gilli vou fazer os testes que você me propôs, no caso estou com um potenciômetro mecânico e tá funcionando ok!! posto posteriomente os resultados!! obrigado!!
-
Cortex
Na verdade o circuito que voce referenciou converte um sinal PWM para um sinal DC de 0 a 10V. Ou seja, está entrando 0 a 10V no inversor. O PWM faz varia o ciclo de trabalho (a largura do tempo de condução em relação ao período) e não a frequência.
Abraços,
-
Olá minilathe, a idéia é essa mesmo pois irei substituir um potenciômetro mecânico. Meu inversor tá configurado e funcionando com potenciometro mecanico a idéia é substitui-lo por um pic! mas não estou tendo resultados! só que utilizei os componentes que possuo aqui no lugar do PC817 utilizei um til111, no lugar do LM1458 utilizei um LM10 e não coloquei o 74HC14 na entrada! será que funcionaria da maneira que eu estou montando?
-
Boa tarde..
Quando estava desenvolvendo a minha BOB eu usei um simples 555 oscilando no máximo a 5Khz para testa-lo, nao tive nenhum problema.Funcionou perfeito.
Uma sugestão seria colocar um multimetro entre o GND e o OUT do controle PWM e ficar monitorando se a tensão varia de acordo com o desejado.
Use também um programa chamado 'parmom' que serve para voce testar a porta paralela.Voce pode criar os pulsos manualmente e ver se tudo funciona como deveria.
Att.: Reinaldo de Souza.
-
Olá RDS ! fiz um pwm no pic de 0 a 5 volts 5khz e coloquei direto no inversor aonde ia o potenciometro e funcionou! hehe! agora como eu faço pra ter de 0 a 10? tentei o circuito que postei inicialmente e não funcionou!
-
Bom, pelo que sei esta tensão (0-10) tem que ser proveniente do inversor, o seu circuito oscilador tem que esta isolado dele.
Veja anexo o circuito PWM que uso, o oscilador vem da porta paralela controlado pelo computador.
Nao sei se fui claro, mas se quiser postar o CKT que tem posso dar mais palpites.
Mas posso te afirmar que nao tem mistério nenhum nisto..
Att.: Reinaldo de Souza.
-
Acho que ainda não entendi...
(1) Voce quer substituir um potenciômetro mecânico, na verdade eletromecânico, ou um potenciômetro comum, não é?
(2) Ao invés do pot. vai usar um PIC? Qual PIC? Como pretende comandar o PIC?
(3) E aí o PIC vai comandar um inversor, com entrada PWM, conectado a um motor?
-
Pra mim também nao ficou claro, dificultando possível ajuda..
Se possível poste o esquema ou diagrama em blocos do que pretende..
Gde abraço..
-
Boa tarde RDS , minilathe!
sim a idéia é subtituir um potenciômetro mecanico comum!
fiz o seguinte configurei o inversor para o potenciometro comum, ai pegui um pic no caso tinha um 18f4620 e fiz com ele mesmo, fiz o pic gerar uma saida pwm ai na cagada tinha um transistor bc337 chaveando um led do lado catodo para o terra com o sinal de pwm, então peguei o fio da base do transistor e liguei na entrada analógica do inversor (entrada 8 Al1) e peguei a referência 0V d inversor e ligui no meu circuito com o pic!! e funcionou! mas consigo variar só até a metade da velocidade do inversor!
vou tentar desenhar o esquema elétrico!
-
Prezados Senhores!!!
Tenho uma controladora (hobbycnc) que tem saida para PWM, porém não encontro a informação em qual entrada eu ligo no inversor (WEG CFW 08) para controle da minha ferramenta!
Se puderem me ajudar.
Fico no aguardo!
Walldemar