Quando se possui um equipamento que é alimentado por baterias, mas é necessário o monitoramento da tensão das baterias para que estas não sejam sugadas até o ponto de não ser recuperadas ... ?
O Gil já pintou o panorama em largas pinceladas, mais genericamente, mas acho que vale comentar alguns aspectos mais específicos da aplicação discutida aqui:
O controle de um submersível é considerado tarefa crítica, portanto a manutenção do controle, se possível, ou pelo menos a recuperação do veículo, ganha precedência sobre a conservação da bateria: "Dane-se a bateria, eu quero é cair fora daqui !".
Não é incomum que os ROVs sejam equipados com sistema de alimentação redundante, remotamente alimentados em condições normais de operação e pela bateria em situação de emergência. Os aparelhos mais sofisticados são capazes de efetuar manobras de evasão autonomamente e/ou manter a comunicação por outros meios que não o cordão umbilical (acústicos).
Quase todo submersível exige lastro para alcançar a densidade aparente da água e obter flutuabilidade neutra e baterias são bem convenientes para isto, uma vantagem adicional.
A qualidade da tensão de referência é bastante importante de modo geral e é comum que sejam utilizados componentes como os sugeridos na AN546:
Mas neste caso específico, considerando o projeto original, estamos dispensados de qualquer preocupação quanto à Vref e Vdd, o valor absoluto de tensão amostrado é absolutamente irrelevante !
Uma característica importante - e pouco compreendida por muitos programadores - é o fato do conversor AD do PIC ser
raciométrico, ou seja, o resultado da amostragem é uma razão da tensão de alimentação ou da tensão de referência.
Como o que queremos de fato saber não é a tensão, mas sim a posição relativa do joystick, a tensão de alimentação / referência pode variar amplamente e ainda teremos a informação acurada quanto à posição do joystick. Exemplo: com o pot a meio curso a tensão amostrada será Vref (Vdd)/2, não importando o qual seja Vref ou mesmo que seja variável e o resultado binário será sempre o mesmo, indicando corretamente o meio curso ...
Este é o tipo do detalhe que separa os homens dos meninos, indicativo da competência de quem escreveu o prog e desenhou hardware ...
Um outro aspecto a considerar é que a resolução efetiva é de apenas três bits ( 0,625V ), o que reforça ainda mais ainda a imunidade às variações ...