Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
ELETRÔNICA / ELÉTRICA => Eletrônica Básica => Microcontroladores => Tópico iniciado por: aguizan em 20 de Maio de 2012, 20:34
-
Senhores,
em pesquisa na rede, encontrei esse código e circuito para contrôle de velocidade e sentido de rotação de motores dc 12V. O código está em C e funciona, mas quando o mesmo se encontra a 50% do curso, quando o motor deveria estar parado, isso não acontece. Alaguém pode me orientar para resolver essa qestão ?
Código:
-
Uma forma é:
Defina um range na leitura do AD, por exemplo 10 valores compreendendo entre 505 e 515 da leitura do AD.
Depois compare os valores
main(){
int leitura, duty1; //variáveis
while(TRUE)
{
set_adc_channel(0); //iniciar canal 0 do conversor AD
delay_us (20);
leitura = read_adc(); //Lê o valor que entra no pino AN0
delay_ms (10);
if (leitura<505) //Potenciometro menos q 50% do giro
{
seu codigo
}
if ( leitura>505 %% leitura<510 ) //Poteniometro no meio.
{
set_pwm1_duty(0); // Set on time
}
if (leitura>515) //Potenciometro mais q 50% do giro
{
seu codigo
}
}
}
dá para melhorar, mas para fins de entendimento é suficiente.
PS.: o tópico foi criado em local errado, por favor tenha mais atenção em uma próxima vez.
-
Blackmnore,
Obrigago pela resposta quase qe imediata. Me tire uma dúvida. Se eu preciso somente da velocidade mais alta do motor, e do sentido de rotação do mesmo, não tem sentido usar pwm, concorda? Eu psso fazer isso utilizando um potenciômetro e definir faixas de atuação no sotware para que por exemplo: potenciômetro em faixa de 0 a 45% do curso = toda velocidade sentido anti horário, faixa de 45 a 55% do curso = parado e faixa maior que 55% do curso toda vel sentido horário. Em que local seria aconselhávbel este tópico?
-
Se eu preciso somente da velocidade mais alta do motor, e do sentido de rotação do mesmo, não tem sentido usar pwm, concorda?
concordo, se não houver necessidade do controle de rotação.
Eu psso fazer isso utilizando um potenciômetro e definir faixas de atuação no sotware para que por exemplo: potenciômetro em faixa de 0 a 45% do curso = toda velocidade sentido anti horário, faixa de 45 a 55% do curso = parado e faixa maior que 55% do curso toda vel sentido horário.
exatamente.
Em que local seria aconselhávbel este tópico?
Eletronica básica > microcontroladores.
A moderação já o colocou no lugar certo pois foi aberto em Fundição.
-
Então, ao invés de utilizar potenciômetros seria melhor usar botões, desta forma não necessitaria converter A/D. O código iria ficar mais simples, concorda ?
-
Tudo depende do ponto de vista.
Para utilizar um PWM vc não precisa de um microcotolador, uma forma é com dois temporizadores ... para jogar a tensão nos motores não é obrigatório o uso do L293 poderia ser um ULN2404 ... tudo depende da necessidade e também um pouco da vontade.
No início tentei responder a sua questão no caso do uso de microcontroladores (que acredito ter sido entendido) e que é o assunto o qual o tópico chama.
Se não é necessário mais uso de qualquer controle de velocidade, não se faz necessário PWM e consequentemente não se faz necessário o uso do microcontrolador e nem de código!
Qual a sua necessidade? ;D
-
Blackmore,
Este projeto já esteve aqui no fórum, só que com programação em asm. O que quero é que seja o mais simples possível. Vou controlar três motores para frente e para trás, poderão estar ligados em conjunto ou separados, uma iluminação e sensor de pressão. Existem joysticks que utilizam interruptores ao invés de potenciômetros, por isso falei em botões. Tenho lim,itação de espaço por isso quanto menor for o circuito, melhor.
-
Me lembro, vi boa parte de seu desenvolvimento ... a questão de limitação de espaço, qual é o tamanho que você dispõe? qual será o comprimento dos cabos para o controle? as vezes a simplicidade não funciona e o preço paço no final fica maior que no início.
-
Olá Blackmore,
A eletrônica embarcada fica confinada dentro de um tubo de 75 mm de diâmetro. O comprimento pode variar um pouco em torno de 30 cm. O cabo para o contrôle tem 65 metros.
-
Bastante espaço, e 65 metros de cabo ... dependendo do tipo e quantidade utilizados ... fica pesado não e?
-
Minha idéia é utiolizar cabo de rede. Fiz testes com um aparelho que desenvolvi e não detectei problemas, mas com o comprimento final do cabo está prevista a colocação de miniflutuadores em todo o seu comprimento.
-
Minha idéia é utiolizar cabo de rede
sei ... já pesou 65m de cabos de rede?
com o comprimento final do cabo está prevista a colocação de miniflutuadores em todo o seu comprimento
miniflutuadores? não é caro isso?
-
serão feitos com cortes de mangueira, espuma espandida e fechamento em silicone, mas no experimento que já tive oportunidade de fazer verifiquei que o cabo de rede tem seu peso diminuído pela quantidade de ar que fica depositado dentro do capeamento externo do mesmo.
-
OK, boa sorte.