Autor Tópico: controle de um motor DC 12V VIA PWM COM PIC16F877  (Lida 14203 vezes)

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Offline minilathe

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Re: controle de um motor DC 12V VIA PWM COM PIC16F877
« Resposta #15 Online: 26 de Dezembro de 2009, 21:28 »
Lucas,

Ola minilathe separei alguns material que tenho aqui nesse pc e estou enviando alguns livros e um introdução do meu projeto a respeito do pic vou estar verificando alguns data sheets afim de escolher um com can e tambem escolher um transceiver para compatibilizar os niveis de sinais can com modulo e ai tem muito mais que preciso fazer codio asm ou c e controlador

estou com dificuldades de inserir alguns livros em pdf teria outro modo de compartilhar com vcs total de 33 mb?

Pelo que li, de um trecho de seu trabalho, ao aumentar a pressão à montante da bomba, a vazão dos bicos injetores aumenta (é obvio...), injetando mais combsutível para um mesmo tempo de abertura (do PWM). Por outro lado, a maior vazão de combustível iria melhorar a mistura ar / combustível, é isso mesmo?

Desculpe a insistência, mas ainda não vimos um artigo mostrando uma justificativa técnica, e uma explanação, sobre a necessidade da variação do set point do controle da pressão da bomba, quando é feita, como o ECM faz isso (CAN, ...), etc.

Outra questão é, se isso é algo novo, como voce disse..., como iria testar seu sistema, se os ECM atuais não enviam set de controle de pressão?

Sobre disponiblizar arquivos grandes, acho que o Fábio Gilii pode dar uma dica. Também existe o yousendit (http://www.yousendit.com), que suporta até 2GB.

tato

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Re: controle de um motor DC 12V VIA PWM COM PIC16F877
« Resposta #16 Online: 26 de Dezembro de 2009, 22:48 »
Boa Noite fgilii
pesquisando nesses sites vc podera esclarecer a importancia desse tipo de aplicação objetivo principal não é trabalhar em paralelo e minimizar a carga entregue a bomba e sim variar a pressão de forma obter ganhos como performace e economia e acima de tudo diminuição de emissões.
http://www.infineon.com/cms/en/product/applications/automotive/powertrain/fuel_pump.html

http://www.freescale.com/webapp/sps/site/overview.jsp?code=DRMTROVRVU10

Obrigado

   

tato

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Re: controle de um motor DC 12V VIA PWM COM PIC16F877
« Resposta #17 Online: 26 de Dezembro de 2009, 23:14 »
set point é uma condição correto? a ECU em função do seu algoritmo ela gera uma condição em função da carga e rotação do motor e mais outros dados, o set point não ira ter valores fixos pois mesmo varia em função da carga e rotação do motor variando o set point eu vario a pressão do sistema correto?

Ao aumentar a pressão  precisamos tambem modificar o tempo de abertuta supondo com pressão de 3.4 bar na flauta vc tem um mapeamento tempo para injetar x para uma pressão de 4.0 o tempo de abertura diminiu o tempo de variação varia com pressão o tempo de injeção fica bem curto por isso conforme aumenta a velocidade a pressão aumenta, não pretendo testar  em campo esse projeto já cheguei ver carros  usando esses sistemas carros importados com esse sistema e eles funcionam dessa maneira tenho um professor que trabalha na delphi ele desenvolve esses sistemas no meu caso eu pretendo fazer isso em um tcc apenas apresentar e montar uma placa com intuito de variar a rotação do motor simulando os sinais de entrada set point e pressão atual pode ser usado até um potenciometro eu acredito como vc mesmo me disse a utilização de sinais analogicos.  Obrigado mais uma vez gil
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2009, 23:19 por tato »


Offline minilathe

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Re: controle de um motor DC 12V VIA PWM COM PIC16F877
« Resposta #19 Online: 27 de Dezembro de 2009, 00:10 »
Lucas,

O link que voce enviou apresenta um arranjo com CIs dedicados e um microcontrolador que controla o motor da bomba.

O livro apresenta informações sobre desenvolvimento de software embarcado e detalhes da implementação do protocolo CAN.

Porém, nada sobre a necessidade do controle de pressão da bomba...
 
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2009, 00:11 por minilathe »

Offline F.Gilii

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Re: controle de um motor DC 12V VIA PWM COM PIC16F877
« Resposta #20 Online: 27 de Dezembro de 2009, 08:30 »
Citar
...ao aumentar a pressão à montante da bomba, a vazão dos bicos injetores aumenta (é obvio...), injetando mais combsutível para um mesmo tempo de abertura (do PWM)...
Verdade, contanto que o sistema de injeção não tenha correção da razão "ar/combustível".

Citar
...Por outro lado, a maior vazão de combustível iria melhorar a mistura ar / combustível, é isso mesmo?
Não exatamente melhorar - se antes de variar a pressão da bomba (num sistema que não corrige a injeção) a mistura ar/combustivel estiver correta para aquela condição, a maior vazão deixará o motor rico.

[quote[Desculpe a insistência, mas ainda não vimos um artigo mostrando uma justificativa técnica, e uma explanação, sobre a necessidade da variação do set point do controle da pressão da bomba, quando é feita, como o ECM faz isso (CAN, ...), etc.[/quote]
Faço minhas suas palavras!

Lucas,
O link da freescale mostra diversos circuitos de acionamento de motores, e o da infineon um circuito para bomba de combustível apenas...
Procurei e não encontrei a explicação do que você defende - confesso que gostaria de entender.


tato

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Re: controle de um motor DC 12V VIA PWM COM PIC16F877
« Resposta #21 Online: 27 de Dezembro de 2009, 11:38 »
sim envie pelo link um livro sobre sistemas embarcados o qual estou utilizando, o segundo se trata de uma aplicação dedicada utilizando CI para controlar a Bomba, mandei tambem um report feito pela infineon mostrando as vantagens descritas por tabela como economia de combustivel e emissoes ao pesquisar em qualquer site é impossivel encontrar informações a respeito deste topico ao pesquisar sobre FUEL PUMP CONTROL MODULE só ira aparecer patentes registradas nos EUA.


Pessoal vou fazer um report detalhadamente tentar explicar o maximo possivel afimd e esclarecer duvidas vamos colocar os pingos no iiiii Obrigado Pessoal

Offline Blackmore

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Re: controle de um motor DC 12V VIA PWM COM PIC16F877
« Resposta #22 Online: 24 de Janeiro de 2010, 01:50 »
e o projeto? alguma novidade?

abrax!

Offline mdaweb

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Re: controle de um motor DC 12V VIA PWM COM PIC16F877
« Resposta #23 Online: 18 de Novembro de 2010, 15:01 »
Obrigado Pessoal pelas respostas

(Black more) não me atentei a esse fato ao escrever a mensagem mais já estou pesquisando um pic da familia 18F ou a possibilidade de incrementar um controlador can ao  pic16f877 a linguagem não decidi ainda acredito que seja em asm na verdade estou tentando adquirir alguma coisa semelhante para que eu possa começar a trabalhar durante o decorrer possa ser que mude de ideia na sua opinião qual seria a melhor linguagem e se vc tiver alguma material de exemplo agradeço muito .

(fgilii) essa é a questão  que muitos me pergutam podemos notar um avanço cada vez maior nos sistemas de eletronica embarca, as vantagens de se ter um modulo é que vc ira trabalhar segundo a demanda do motor trabalhando em paralelo com a ECU vc garante uma pulverização melhor em partida a frio, em desaceleração pode reduzir a carga integrada a bomba,  performace  e uma economia de combustivel existe uma materia publicada pela fabrica de CI infineon detalalhando a economia de combustivel obtida atraves do uso de um sistema controlado por demanda, supondo que vc esteja com seu carro numa rodovia a pressão no sistema na flauta será de 3.8 e na cidade seja de 3bar existe uma diferença variado essas grandezas, é claro vc ira trabalhar com o bico injetor o tempo de abertura vai variar, motos GP utilizam esse sistema qualquer duvida poderei esclarecer melhor.

 Discordo, pois toda ECU corta os bicos quando voce tira o pe do acelerador e a velocidade e maior que zero, justamente para economia de combustivel o famoso Cut Off das ECU´s, não vejo muita utilidade em controlar a pressão da bomba a não ser que ela diminua da pressão ideal ai sim seria uma boa monitorar mas so neste caso.


(minilathe)
Sim funciona da forma que vc citou a ECU  ira nos informar a demanda levando em conta todas essas variaveis, por o sensor de pressão estar proximo ao motor ele será ligado a ECU, sendo assim a ecu ira nos disponibilizar essas informações Pressão atual + demanda necessaria eles nos enviara esses dois dados para ser comparado no modulo fuel pump control module nesse caso estamos trabalhando em malha fechada cloosed loop, agora se tivesemos recebendo somente a demanda ou seja a comparação da pressão atual e demanda feita pela ecu ela enviando somente a demanda iriamos trabalha em malha aberta open loop. O regulador mecanico não recebe nenhuma interface eletronica ele é um sistema que utiliza uma mola formando um diafragma o qual tem uma pressão constante e possui falhas durante um certo intervalo de tempo.


se o objetivo é variar a pressão meu set point não pode ser constante ele é alterado conforme a demanda do motor carros fabricados na europa utilizam esse sistema, esse modulo para ser integrado em grande escala necessita de uma nova reformulação na ECU para disponibilizar os dados necessarios, no futuro quando esses modulos começarem a serem utilizados aqui as empresas bosch magnetti iram reformular a ECU para intercambiar informações para este modulo.

pessoal muito obrigado a todos pelas resposta se alguem interessar a ver alguns artigos que existem dessa area tenho o prazer de compartilhar..

Offline mdaweb

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Re: controle de um motor DC 12V VIA PWM COM PIC16F877
« Resposta #24 Online: 18 de Novembro de 2010, 15:12 »
Citar
...ao aumentar a pressão à montante da bomba, a vazão dos bicos injetores aumenta (é obvio...), injetando mais combsutível para um mesmo tempo de abertura (do PWM)...
Verdade, contanto que o sistema de injeção não tenha correção da razão "ar/combustível".

Citar
...Por outro lado, a maior vazão de combustível iria melhorar a mistura ar / combustível, é isso mesmo?
Não exatamente melhorar - se antes de variar a pressão da bomba (num sistema que não corrige a injeção) a mistura ar/combustivel estiver correta para aquela condição, a maior vazão deixará o motor rico.


Grande mestre Gili, a pressão da bomba de combustivel nada tem haver com a mistura ar combustivel,   claro que se a bomba estiver com problemas de pressão ira afetar, pois os bicos receberão menos combustivel, mas isso e uma falha na bomba, a mistura ar combustivel, e feita com calculos pela ECU, que vem de diversos sensores do carro, se não me falha a memoria dos sensores map/maf, posição da borboleta, Sonda lambda, e do sensor de detonação em alguns carros, mas da pressão da bomba, a ECU nem toma conhecimento.


[quote[Desculpe a insistência, mas ainda não vimos um artigo mostrando uma justificativa técnica, e uma explanação, sobre a necessidade da variação do set point do controle da pressão da bomba, quando é feita, como o ECM faz isso (CAN, ...), etc.
Faço minhas suas palavras!

Lucas,
O link da freescale mostra diversos circuitos de acionamento de motores, e o da infineon um circuito para bomba de combustível apenas...
Procurei e não encontrei a explicação do que você defende - confesso que gostaria de entender.
[/quote]

Offline F.Gilii

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Re: controle de um motor DC 12V VIA PWM COM PIC16F877
« Resposta #25 Online: 18 de Novembro de 2010, 15:29 »
Mdaweb,

Me desculpe, mas depois de um ano tenho que relembrar de muita coisa...

De qualquer forma o que está mais do que claro é que a relação de mistura ar/combustível sofre alterações "se" houver alteração de pressão de bomba, e ao contrário do que pensa é mais do que comum este tipo de defeito...

O que muitas centrais fazem (ou deveriam fazer) é ler a pressão da bomba ou melhor - da linha - para assim compensar as misturas de acordo com o que percebe de pressão.

Editado à posteriore:
Já encontrei centrais que não variam as doses injetadas porque não possuem a função de ler a pressão da flauta
« Última modificação: 18 de Novembro de 2010, 16:01 por F.Gilii »

 

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