Vinicius,
[Ts] Como assim? Em função da velocidade de resposta do seu sistema?.
Todo sistema físico / químico, ... possui um tempo de reação. De modo que, se você aplicar um degrau na variável manipulada, a variável controlada variará com uma certa curva de reação. Dessa curva, é possível determinar o tempo de reação do sistema.
Tomando como premissa o que você disse, que seu motor já possui um controlador de posição, ou seja, é um sistema onde a posição varia com a tensão, conforme você disse.
Nesse caso, imaginemos que o controlador do seu motor opera com um sinal de 0 a 10V e a carga movida está numa determinada posição. Ao aplicar +10V, a posição de seu motor muda ao longo do tempo até atingir a posição correspondente a 10V. Medindo o tempo que o motor leva de uma posição até a outra dá uma noção do tempo de reação do seu sistema.
O seu sistema de controle mestre, que vai comandar o controle de posição do motor, deverá ter um tempo de varredura (T
s) no máximo a metade do tempo determinado acima.
Já trabalhou com comunicação usb? No momento estou utilizando o protocolo CDC (emula a serial).
Ainda não, no microcontrolador diretamente, mas já usei conversores USB/Serial com microcontroladores. Atente que em muitas aplicações o pessoal usa a interface USB como se fosse uma porta serial RS-232, inclusive limitada a 115 kbps, devido ao tipo de driver disponível no PC. Nesse caso, não vejo vantagem, a não ser economizar num conversor. Acho que o esforço vale a pena se for trabalhar num modo mais rápido da USB, aí a velocidade vai para a casa dos Mega bps e requer drivers de USB especiais do lado do PC.
Mas é necessário avaliar se é necessário partir para uma comunicação USB rápida. Uma porta RS232 operando a 115 kbps envia ou recebe 10 bits (1 start + 8 data bits + 1 stop) em 87 micro segundos, Se o programa for bem planejado, é possível fazer o ciclo de leitura, processamento e escrita em centenas de microsegundos, que poderia ser mais que suficiente para a sua aplicação.