Fabio, Eu utilizo um livro sobre o PIC
http://www.editoraerica.com.br/buscafinal.asp?cod=9352 foi nele que eu comecei a programa em C, pois antes era tudo em assembly.
Também frequênto muito o forum
http://asm51.eng.br/forum/default.asp acho que o reinaldo (mac) também frequenta lá, é muito bom esse forum e além de informações sobre os PIC tem também sobre outro microcontroladores como os ARM e 8051.
Agora se for para quem nunca se aventurou a mexer nos microcontroladores seja ele PIC, ARM ou 8051 será melhor agente começar fazendo o gravador.
Para o PIC eu tenho dois circuitos simples e facil de montar, um para porta paralela e o outro para serial, mas o circuito para porta paralela é bem mais rapido do que o serial. Tem a opção de já se compra pronto o gravador, mas para quem ta começando é melhor motar o gravador, assim você já vai se familiarizando com montagem de circuitos, para quem já é expert o gravadores profissionais concerteza seria melhor, pois são mais produtivos.
Segundo passo seria baixa os software tanto de gravação como de desenvolvimento.
Para desenvolvimento em assembly tem o programa MPLAB da propria Microchip (é a fabricante dos PIC) que foi nele que eu comecei a mexer com os PIC e são free. Esse link é para pagina de download
http://www.microchip.com/stellent/idcplg?IdcService=SS_GET_PAGE&nodeId=1406&dDocName=en019469&part=SW007002 e esse outro é direto para baixa o programa versão 7.43
http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/mp743.zip Para quem nunca programou em assembly vai ser mais dificil desenvolver nessa linguagem, apesar que com ela você tem toda a liberdade para fazer o que quiser, só que o tempo de desenvolvimento é muito menor.
Eu acho que começar com o desenvolvimento em C seria menos traumatico, existe ferramentas free para desenvolvimento nessa linguagem mas que eu ainda não usei, a que eu estou usando é o ambiente proposto no livro do Fabio Pereira, que é o CCS, como ele tem varias bibliotecas já pronta o desenvolvimento de programa nele é muito mais rapido, o unico problema é que não é free, por isso eu não vou colocar nenhum link para ele aqui, mas se achar com facilidade verções para avaliação na internet.
Bem pessoal, quem quiser se aventura nos PIC pode conta comigo! espero que essas informações disperte o interesse de alguem, como o Fabio sitou.
Alexandre