Olá pessoal,
Desculpem me intromenter, mas gostaria de complementar algumas informações, a resistividade do Ni-Cr depende dos teores de Ni e Cr na liga. Normalmente se utiliza a liga 80% de Ni e 20% de Cr, que talvez seja o caso aqui.
Só relembrando que a resistência de um pedaço de fio qualquer: R = r * l / A
Onde:
R: resistência do fio em ohms
r: resistividade do material do fio em ohms.mm
l: comprimento do fio (mm)
A: área da seção do fio (mm2)
Para a liga NI-Cr 80-20:
r = 1,10 ohms.mm2/mm @ 20 Graus Celsius
Mas perceba que a resitência varia com a temperatura, devido a alteração nas dimensões do fio e da própria resistividade, que aumenta com a temperatura, no caso dos metais. Porém, os fios Ni-Cr são bons para fazer resistências de aquecimento, devido ao seu alto ponto de fusão. Não seriam o ideal para shunt devido a alta resistividade e dificuldade pra soldar....
Para construir seu amperímetro, primeiramente defina a escala do mesmo e procure definir uma resistência que não requeira muita potência: P=R.I2, pra não esquentar e a resistência não variar muito.
Por exemplo, se vc quer medir de 0 a 10 A e aceitar dissipar apenas 5 Watts na resistência (shunt), R=0,05 ohm. Que pode ser feita com um pedaço de fio de cobre mesmo. Se voce dissipar essa potência toda (os 5W!!!) a temperatura não será muito elevada e os erros serão satisfatórios....
A tensão para 10 A, será de 0,5 V que poderá ser amplificada (x10) por um simples AMP-OP.
Note que quanto menor a potência do shunt, mais estável será sua resposta com a corrente (menor aquecimento) mas o ganho do amplificador será maior. Porém, tenha cuidado pra não usar muito ganho ampop, pois senão o ampop poderá ser o fator predominante de erro em seu medidor.
Espero ter ajudado....