Peace, peace please!!!
Ué, tem alguém brigando ?
Por várias conversas ateriores, entendi que valeria a pena investir no controle de velocidade, pois é onde o bicho pega, não é?
A rigor este tópico foi criado para discussão sobre tacômetros. A certa altura o Gil propôs um controlador, o que faz sentido.
Obviamente ambas as funções podem ser agregadas em um mesmo microcontrolador. Ou não.
Eu tenho uma ligeira preferência por manter os projetos separados por dois simples e bons motivos: primeiro: há quem queira apenas um tacômetro, há quem queira apenas um controlador. Há quem queira tudo e uma coisa não exclui a outra.
Segundo, manter uma separação evita o caso muito comum de o projeto não prosperar se algo enroscar em um dos subsistemas e o resultado costuma ser que não se tem nem uma coisa e nem outra. Nada impede que a integração seja feita posteriormente, quando tacômetro e controlador estiverem funcionando. Entretanto esta abordagem não é algo que eu defenda ferozmente, não tenho nada contra consorciar as funções já de saída.
Se for pra estabelecer prioridades, eu privilegiaria o controlador.
Daí, precisaríamos de um inversor e do sinal de velocidade ...
Acho que é importante não amarrar a coisa apenas a inversores, muita gente usa coisas como tupias, por exemplo, a utilização de inversores tem aumentado muito em função da possibilidade de variar a velocidade e do menor ruído acústico, mas sempre haverá quem precise e/ou prefira tupias ou coisa semelhante.
Não era isso? Ou perdemos tempo nessas discussões??
Não se perde tempo discutindo ... perde-se tempo quando se colocam as mãos à frente da cabeça ...