Gostaria de sugerir também um sensor magnético ...
Gil, a idéia é boa, mas acho que vale a pena comentar tb os óbices:
O sinal de um pickup é muitas vezes de pequena amplitude, proporcional à velocidade tangencial, pode ser que seja necessário amplificar mais, dependendo das características do pickup. Ou pode ser necessário atenuar e ceifar, se a velocidade for elevada. Veja abaixo a curva para um típico pickup comercial de alta sensibilidade. Os dados são para rodas fônicas ideais para o sensor, como diriam os gringos, sua quilometragem pode variar ...
O volume do sensor pode ser um inconveniente sério em alguns casos, como o as tupias e assemelhados.
Para máquinas como tornos, onde seria perfeito utilizar um pickup, a captação do sinal é feita, via de regra, aproveitando-se os dentes de alguma engrenagem e neste caso é necessário um divisor de frequência ou um tacômetro configurável, o que não é o caso do projetinho que temos discutido, uma limitação que me aborrece, aliás. As mesmas considerações valem tb para as tupias e assemelhados, onde a adaptação seria ainda mais difícil em função das questões ligadas a balanceamento, etc.
Uma sugestão a quem queira experimentar esse tipo de sensor: há muito anos improvisei um pickup utilizando a bobina de um relé e seu núcleo. Alimentei a bobina sob a tensão nominal, obtendo assim um eletroimã que dispensa um imã externo. Para minha surpresa e satisfação, a coisa funfou muito bem, com sinal de amplitude maior que a do original !