Autor Tópico: Transmissão rf com PIC...  (Lida 36819 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re: Transmissão rf com PIC...
« Resposta #75 Online: 11 de Março de 2009, 19:45 »
Jorge, vc poderia tentar ser um pouco menos ignorante nas suas mensagens. isso não lhe faria mal nenhum.

Cláudio, receio que isto não seja possível ... apesar de todo meu esforço, tô cada vez mais ignorante, ainda tenho muito, mas muito mesmo a aprender, ao contrário de vc que já sabe tudo ... he, he, he ...

Falando sério: Onde é que está a ignorância ? Em mim ? Tem certeza ?

Releia, desta vez com atenção, o que escrevi acima. Apontei um fato, o de que paridade não serve para absolutamente nada no contexto desta discussão e o fiz em tom de brincadeira. A seguir convidei-o a fazer algum exercício, simular situações e verificar por si mesmo.

O que vossa sapiência respondeu ? Lembra-se ? Vc respondeu de maneira arrogante, dizendo que não precisa de explicações e que sabe muito bem. E não me poupou de mais uma de suas pérolas, citando aplicações que não guardam qualquer similaridade com o contexto desta discussão. E muito brilhantemente, insultando minha já tão escassa inteligência me diz que um montão de gente usa, como se isto provasse algum coisa além do fato que macaqueamos uns aos outros o tempo todo. Com isto vc fez jus e foi contemplado com algumas gotas de ironia, bem menos do que merecia, é bom que se diga.

Citar
É muito mais gostoso quando vc pode discutir idéias e conceitos quando não precisamos nos defender de ataques.

Pois é. E quem está atacando aqui é vc. Eu apontei um conceito equivocado e o fiz em tom de brincadeira e vc confunde contestação a um conceito como ataque pessoal.

Citar
Ignorancia não leva a nada. se vc não concorda com um ponto de vista, ofereca o seu, argumente, faça valer a pena gastar tempo e teclado. Afinal de contas o propósito de foruns como esse, não é destilar veneno e sim nos ajudar-mos.

Então não destile o seu veneno por aqui ... e trate de comer a sua fatia da torta da humildade ... ao contrário do que vc pensa e diz, tem muito o que aprender e muita gente por aqui, incluindo o ignaro que vos fala, é capaz de ensinar-lhe algo ... desde que esteja disposto a aprender ...

Citar
e quanto a paridade, é uma forma facil e eficiente de conferir dados, tanto q é mto usado em comunicações. ok, não é 100%. mas para o caso acredito q possa servir sem necessitar de muito sacrificio do colega. como é um hobby e não um projeto profissional onde melhor se encaixaria um receptor do tipo q eu ja mencionei, o TRW-24G(ok Jorge, eu sei q nao é o único e muito menos o melhor, mas pra um transceptor pequeno, que consome apenas 15mA e tem um alcance de centenas de metros, mas já o qualificaria com sobras para o projeto).

Vou repetir: vc está redonda e quadradamente equivocado, como milhares de outros que engolem sem mastigar. Se serve de consolo, já vi gente grande, com décadas de experiência no ramo cair na esparrela. Eu mesmo já fui vítima da falácia por anos.

Vou reiterar meu convite: procure simular algumas situações onde vc acha que a verificação da paridade seria algo benéfico ... e ao invés de procurar justificar suas crenças, faça como o advogado do diabo, procure pelas falhas ... acho que vc vai ter uma bela surpresa e vai se divertir com isso ...

Offline Cláudio F.

  • Fuso
  • **
  • Posts: 222
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: São Paulo/SP
Re: Transmissão rf com PIC...
« Resposta #76 Online: 11 de Março de 2009, 19:56 »
ta certo Jorge.

Respeito muito seu conhecimento, pelo que eu vejo aqui no fórum vc sabe o que diz. Apesar de algumas vezes minimizar colegas desnecessáriamente.

Não vejo onde fui ignorante ou pelo menos arrogante com vc. vc falou q um conceito q foi muito utilizado e, que ainda se aplica em algumas ocasiões, não serve pra nada. e nao é bem assim.

bit de paridade é muito útil quando se sabe empregá-lo.

agora deixa eu te fazer uma pergunta, de que forma "simples" vc resolveria essa questao?

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re: Transmissão rf com PIC...
« Resposta #77 Online: 11 de Março de 2009, 20:46 »
ta certo Jorge.

Respeito muito seu conhecimento, pelo que eu vejo aqui no fórum vc sabe o que diz. Apesar de algumas vezes minimizar colegas desnecessáriamente.

Cláudio, vamos deixar claro uma coisinha: eu não minimizo nínguém. Nunca. Já vivi o bastante pra saber que tenho algo a aprender com qualquer um, em qualquer lugar, a qualquer tempo. Além disso, preciso aprender e gosto.

Sei muito bem sabido que meu estilo seco não é do agrado de muitos, mas além de estilo pessoal a coisa tem alguns propósitos, um deles é o de evidenciar como ainda somos imaturos e belicosos, sempre dispostos a sacar as cimitarras ao menor arranhão que o ego sofra. Serve pra evidenciar tb a confusão entre discordância de idéias, conceitos, etc e ataques pessoais, coisa que não faço e abomino. Serve tb a muito outros propósitos, poucos confessados, mas nenhum inconfessável.

Citar
Não vejo onde fui ignorante ou pelo menos arrogante com vc.

Não tem importância, o importante é que vc demonstra que não está disposto a uma guerrinha sem sentido e privilegia o que interessa mais a todos nós, que é a informação, o conhecimento, etc ...

Citar
vc falou q um conceito q foi muito utilizado e, que ainda se aplica em algumas ocasiões, não serve pra nada. e nao é bem assim.

Vou repetir: no contexto desta discussão é bem assim.

Citar
bit de paridade é muito útil quando se sabe empregá-lo.

Não duvido, mas não neste contexto. Em muitos outros não sei como. Toda vez que alguém tentou demonstrar saí mais convencido do que tenho dito. Se vc quiser demonstrar eu agradeço muito, pela simplicidade da coisa eu ficaria muito contente por ser convencido do contrário.

Citar
agora deixa eu te fazer uma pergunta, de que forma "simples" vc resolveria essa questao?

Logo no início do tópico comentei que considerando a proposição inicial, que é a comunicação em duas vias, handshake* é imbatível, perfeitamente redundante, o que dispensa qualquer outro artifício de verificação / correção de erros. Se isto é simples, é questão de ponto de vista, mas é das coisas mais simples e eficazes que se pode fazer com o hardware proposto, um luxo.

Considerando implementação mais corriqueira, via de mão única, dá pra pensar em duas vertentes principais, uma solução mais assentada no hardware, pode-se usar, por exemplo, um desses pares codificadores / decodificadores da Holtek pra controle remoto de portões ou coisa que o valha. a coisa funfa muito bem considerando a aplicação discutida, é bem simples e barato e com alguma criatividade dá pra ampliar o escopo sem maiores dificuldades. Já vi coisas muito interessantes baseadas em DTMF tb, este troço é uma maravilha pra furar um paredão de ruído se a velocidade de comunicação puder ser (muito) baixa.

Na outra vertente, mais assentada no software, eu certamente partiria para o que já foi sugerido, pacotinhos + CRC. Aqui o céu é o limite, o pacotinho pode virar pacotão, o algoritmo  CRC pode ser tão complicado que dá pra satisfazer os onanistas pelos séculos vindouros. Eu pensaria em pacotinho mesmo, uns poucos bytes: preâmbulo (só pra acertar o AGC), talvez um header, endereçamento, função, CRC, só isto ou algum pedacinho a mais.


Smarley

  • Visitante
Re: Transmissão rf com PIC...
« Resposta #78 Online: 12 de Março de 2009, 15:20 »
Logo no início do tópico comentei que considerando a proposição inicial, que é a comunicação em duas vias, handshake* é imbatível, perfeitamente redundante, o que dispensa qualquer outro artifício de verificação / correção de erros. Se isto é simples, é questão de ponto de vista, mas é das coisas mais simples e eficazes que se pode fazer com o hardware proposto, um luxo.

Claro, eu também pensei nisto logo que começei o projeto.
Mas o problema é que eu não to conseguindo nem fazer ele receber o que envia.
Imagina se vai funcionar com o outro PIC junto...
Eu vou tentar agora habilitando aquela interrupção la.
Só que eu não sei pra que serve a variável rs232_error, eu dei uma lida la, mas não entendi bem a função dela...
Vou tentar depois posto aki.

E não entendi também porque ele só recebe 3 bytes com erro e tranca o programa no PIC.
Tipo, da erro no primeiro envio, no segundo, no terceiro, e ele trava por completo.
Isto acontecia também quando eu mandava só pegar os valores, tipo, ele pegava uns 6 valores e parava. as vezes pegava 8, as vezes 4. Eu acho que não é porque não tem bytes no ar que da isso, pois basta eu ligar ele denovo pra ele ja pegar mais 3 ou 4 valores do ar. sempre.

Smarley

  • Visitante
Re: Transmissão rf com PIC...
« Resposta #79 Online: 12 de Março de 2009, 16:28 »
Fiz o programa rodar sem erro.
Com essas alterações e 1000bps ele consegue ler valores próximos.
Nunca da exato, na melhora das tentativas ele reconhece um valor 3 ou 4 unidades menor.
Tipo, ele pega uns 3 valores totalmente diferentes, e acerta um 2 números a menos...
É mais ou menos isso que ta acontecendo.
As vezes ele erra 1 ou 2 e chega perto no segundo ou terceiro.
Agora eu vou aumentar a taxa de 1000 para 4800, vamos ver se melhora isso.

Smarley

  • Visitante
Re: Transmissão rf com PIC...
« Resposta #80 Online: 12 de Março de 2009, 17:12 »
Estou por desistir desta porcaria...
Ja tentei de tudo. E não adianta, ele não recebe o que manda nem a pau.
Ele estava recebendo muitos números negativos. Passei os valores para unsigned int e não adiantou em nada. Ele ficou recebendo mais 0 do que qualquer coisa.
Passei as variáveis para char e também não muda em nada.
Não sei como que fazem funcionar esta porcaria de transmissor.
O receptor tem um pot nele que eu ja coloquei ele de todas as maneiras várias vezes. E não muda em quase nada, as vezes melhora um pouco, mas melhora para o que eu relatei ali em cima.

Não adianta protocolo, CRC, qualquer outra coisa se ele não recebe o que está sendo enviado.

Vou tentar trocar de tranmissor e receptor pelo outro par que tenho aqui, mas acho que o problema não deve ser com eles.

Offline plancton81

  • Fuso
  • **
  • Posts: 185
  • Sexo: Masculino
Re: Transmissão rf com PIC...
« Resposta #81 Online: 12 de Março de 2009, 17:35 »
Smarley,

Se você ta desconfiado do seu código e tiver paciencia, faz o seguinte:

Monta um esquema simples com o transmissor e um max232 e poe na serial do PC, abre o hyperterminal e vê o que chega.

Na placa do PIC deixa só o transmissor mandando uns bytes conhecidos, desliga o receptor, faz um código bem simples, um loop enviando um byte e dando um delay depois de enviar.

tipo isso:

while(1) {
 envia_byte();
 delay();
}


Smarley

  • Visitante
Re: Transmissão rf com PIC...
« Resposta #82 Online: 12 de Março de 2009, 17:54 »
Cara, o meu código ta 100% porque quando eu ligo a saída Tx direto na entrada Rx do PIC ele le todos os números na ordem correte. Perfeitamente.

Offline plancton81

  • Fuso
  • **
  • Posts: 185
  • Sexo: Masculino
Re: Transmissão rf com PIC...
« Resposta #83 Online: 12 de Março de 2009, 18:28 »
Verifica a alimentação deles, vc colocou antena?

Smarley

  • Visitante
Re: Transmissão rf com PIC...
« Resposta #84 Online: 12 de Março de 2009, 18:40 »
ta 100% a alimentação, mas eu vou conferir.
A antena eu coloquei um fio de uns 25cm mais ou menos.
Mas ta um do lado do outro.

Smarley

  • Visitante
Re: Transmissão rf com PIC...
« Resposta #85 Online: 12 de Março de 2009, 18:44 »
To alimentando com 5V o transmissor e receptor.

Offline Cláudio F.

  • Fuso
  • **
  • Posts: 222
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: São Paulo/SP
Re: Transmissão rf com PIC...
« Resposta #86 Online: 13 de Março de 2009, 13:08 »
Smarley, vc esta considerando o preamble?

Smarley

  • Visitante
Re: Transmissão rf com PIC...
« Resposta #87 Online: 13 de Março de 2009, 16:16 »
Não...
Eu estou mandando os números de 1 a 100, como está ali no programa.
Como eu poderia fazer este preamble?
Seria alguma coisa assim:
Mandar uns 100bytes com o mesmo valor?

abraço!

Offline Cláudio F.

  • Fuso
  • **
  • Posts: 222
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: São Paulo/SP
Re: Transmissão rf com PIC...
« Resposta #88 Online: 13 de Março de 2009, 16:26 »
vc tem q mandar algun bytes pro receptor se calibrar. normalmente uns 2 bytes.

tenta fazer uma transmissao contínua, sem intervalos entre os caracteres.

e quanto a antena, comumente é utilizado 1/4 ou 1/2 de onda. procure deixar ela de pé, sem encostar em nada e sem barreiras metalicas entre o tx e o rx. com isso, as chances de vc receber 100% dos caracteres aumentam.

Smarley

  • Visitante
Re: Transmissão rf com PIC...
« Resposta #89 Online: 13 de Março de 2009, 16:31 »
eu estou usando um fio para cada antena.
Eles tem uns 25cm.
Eu enrolo um no outro, acho que assim deve melhorar.

 

/** * */