Olá pessoal, estou aqui com um motor da Akiyama (AK 57H/ 3-1.
e gostaria de tirar algumas duvidas.
caracteristicas do motor:
- 200 passos/rev
- 3V / 3A por fase
- 15 Kgf em 1000 PPS
- max rotação: 1000 RPM
Maquina a ser usada para cortar compensados ou MDF até 12mm de espessura.
Segundo alguns calculos, usando um fuso de passo 4 mm e 14 mm de diametro, e utilizando o motor com meio passo,
com acionamento direto, tenho o seguinte:
- vel maxima de deslocamento (em (1000/60)*400 = 6666 PPS) = 4 m/min
O grande porem é que pela tabela de torque x PPS, neste valor o torque praticamente é zero.
Pelos calculos feitos, considerando a massa do carro de um dos eixos da maquina (aprox 15 Kg), o torque minimo necessario apenas para ACELERAR E MOVIMENTAR, a maquina rapidamente de um ponto a outro (não sei o termo tecnico para isto), com parametros como de 2500 PPS a 6666 pps em 0,3 seg é de aproximadamente 1,2 Kgf.cm.
Outra consideração: a força axial produzida por um motor a 15 Kgf.cm é de aproximadamente 111 Kgf. Se minha velocidade de movientação estiver em torno de 25 mm/seg (não sei se é muito ou pouco, mas chutando) tenho que usar 25/4 rps, ou seja, 25/4*400 = 2500 PPS, com um torque de aproximadamente 7.5 Kgf.cm, pelo grafico.
Tendo estes dados em mãos, me questiono:
- 1,2 Kgf.cm em 6666 RPS, praticamente descartado, então qual valor eu poderia usar com mais segurança ?
- Com 7.5 Kgf.cm em velocidade de corte normal, tenho praticamente 55 Kgf de força axial, o que me parece muito para uma ROUTER cortando chapas de até 12mm, de madeira ou compensado. Minha margem de segurança parece otima.
- A minha grande pergunta é se eu não deveria estar utilizando um jogo de polias para duplicar a rotação do fuso, ja que tenho aparentemente sobra de torque e estou usando em demasia os PPS do motor, para atingir minhas rotações. Com isto ficaria:
Em velocidade de corte (25mm/seg) tenho 750 PPS, praticamente sobre o torque maximo do motor.
Em velocidade maxima de deslocamento do carro usei 4000 PPS, o que me dá ainda 3 Kgf.cm de torque, o que é suficiente para suprir os 1.5 Kgf.cm pedidos pelo calculo, usando um jogo de polias.
Aparentemente eu tenho a resposta, mas me causa estranheza utilizar polias para aumentar a rotação , ao invez de reduzi-la, e tambem preciso receber a opiniçao dos nobres amigos. Tenho a impressão de que é interessante dimensionar a maquina sempre tentando puxar para valores de PPS baixo, assim ficando mais perto dos torques maximos do motor. Claro, desde que isto me garanta a precisão necessaria.
um abraço !