do motor, se esses 100Kgf equivaleriam a 100 quilos
colocando uma unidade de dimensão em cada um, equivalem sim. 100Kgf*cm pode ser lido como levantar 100kg com um braço de 1 cm.
Só como curiosidade, o torque dos motores de passo por aqui é especificado em kgf*cm. Nos EUA, em oz*in. Um motor com torque de 100kgf*cm seria lá especificado como 1400oz*in. Se por um acaso tirar a dimensão, 1400oz. Só que 1400oz é igual a 40kg. Ou seja, sempre que falar em torque, é imprescindível trazer a unidade dimensional.
a pergunta foi mais ou menos se a potencia nominal equivaleria a potencia real,
Em qualquer motor com especificação de torque, é uma especificação de torque desenvolvido ou real, pois não há "torque consumido" ou "aparente" etc.
e como já foi dito não é bem assim, a força do motor vai depender da velocidade, caindo vertiginosamente na razào inversa a da velocidade.
É necessário atentar para as velocidades praticáveis na aplicação desejada. Em uma máquina destinada a usinar metais, talvez seja necessário (/possível) trabalhar com velocidades em uma faixa da curva muito próxima à do torque estático.
sou engenheiro mecanico formado na UERJ -Universidade do Estado do Rio de Janeiro- e lá se vão vinte anos. Depois me graduei em Economia pela mesma UERJ e segui essa área até hoje.
...
passei para Economia novamente na UERJ pois é a universidade mais antiga de economia do RJ, fica a 1km da minha casa, tem estacionamento e é pública.
Curiosidade, Economia na UERJ não é no campus do Maracanã, o mesmo da Engenharia?
E a Economia mais antiga do RJ não é a da UFRJ?