Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MECÂNICA => Motores em Geral => Tópico iniciado por: benattiodair em 24 de Junho de 2014, 22:20
-
comprei 3 motores 85BYGH450D-007B da wantai motor ,as especificações deles são:
Part No.: WT85STH94-2008B/85BYGH450D-007B Dual Shaft
Frame Size: NEMA34
Step Angle: 1.8 degree
Voltage: 6.4V
Current: 2.0A/phase
Resistance: 3.2 Ohm/phase
Inductance: 15 mH/phase
Holding torque: 6.3N.m 892oz-in (with Bipolar Connecting)
Rotor inertia: 3600g-cm2
Number of wire leads: 8
Weight: 3 kg
Length: 94mm
Adquiri este drive do ebay http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=191195948450 (http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=191195948450) ,gostaria de saber qual a tensão e corrente suficiente da fonte para usar neste conjunto ?
Já li vários tópicos mas estou meio confuso,eu sei que tenho que somar a corrente dos 3 motores, e as especificações técnicas deste drive diz que a tensão de trabalho para uso com motores nema 34 pode ser de 36 a 45 volts dc e a corrente máxima suportada por ele é de 5 ampéres .
Até aqui tudo bem ,eu suponho, minha dúvida é:
Eu quero usar o motor com força máxima ,como calcular a corrente que o motor irá drenar do drive ? E se esse drive de 5 amperes irá aguentar ?
Desculpem se não me expressei bem,mas apesar de sempre estar lendo as mensagens e dicas no fórum,meu conhecimento do assunto é um pouco limitado ,mas conto com a ajuda de vocês para poder em breve postar um vídeo da minha cnc protótipo,baseado em tudo que li e aprendi por aqui !
Aceito sugestões e críticas .
-
A corrente que o motor irá "drenar" do driver é no máximo 2 amperes. Eu diria de uma forma um pouco diferente: A corrente máxima que o motor suporta é 2 amperes, e assim ele terá a força máxima, sendo que estes 2 amperes deverão ser programados no driver, para que o driver "entregue" no máximo 2 amperes para o motor. A tensão da fonte, tens de ver qual a tensão recomendada para a entrada do driver. a corrente que a fonte deverá fornecer, tens de dar uma pesquisada no forum, não sei te responder, mas tem vários tópicos a respeito.
-
Uma Fonte com 15 Amperes e no mínimo 36 Volts para motores Mena 34 já serve.
Edson
-
Obrigado pelas dicas e informações dos amigos que se prontificaram à me ajudar ,eu tenho um transformador com saida de 32v/30a ,vou montar uma fonte com ele!
Odair
-
Olhei o driver que comprastes. é baseado no TB6600. A tensão máxima recomendada para funcionamento é de 42V. Mas ele ( o chip tb6600) suporta tensões maiores até 50V. entretanto, cuidado pois estará no limite. 32 X 1,4 - 2 = 45. Se considerar 2V de queda na ponte retificadora.
Eu ficaria dentro do limite de 42V. Retire algumas espiras do secundário do transformador...
-
Obrigado pela dica , o meu trafo tem a saida da seguinte forma 30v+2v /30a,entao vou usar somente a saida de 30v,voce aha que é suficiente ou é bom baixar mais uns 2 volts diminuindo as espiras do secundário ?
-
Acho que com 30V deve dar bem, pois 30x1,4 =42 se diminuirmos a queda de tensão da ponte retificadora ou diodos, digamos de uns 2V, vai dar uns 40V. olha que no teu kit tem uma outra placa, veja qual a tensão de alimentação desta placa!
-
... olha que no teu kit tem uma outra placa, veja qual a tensão de alimentação desta placa!
Pelo cabo USB que veio com o Kit, a Breakout Boar é de 5 Volts que poderá ser obtido pela USB do PC.
Edson