Autor Tópico: Curva dinamica de motores de passo  (Lida 17435 vezes)

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Offline minilathe

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #60 Online: 23 de Agosto de 2012, 21:47 »
Esse tipo de freio só freia se houver movimento, além disso, a força de frenagem aumenta com a rotação. Assim, se o motor parar de receber corrente do driver vai parar devido a resistência do freio e não vai rodar em sentido contrário.
Entendí - só não consegui imaginar como este sistema funcionaria num conjunto em movimento como é o caso - o motor de passo girando o motor freio para avaliar o torque e as outras grandezas...

Considere a curva de um motor de passo, onde o torque diminui com o aumento da rotação. Imagine uma reta que sai da origem e que aumenta o torque com a rotação. Seria a curva do freio. Pois bem, o ponto em que as duas curvas se encontram é quando o motor e o freio possuem o mesmo torque, mas opostos. Se a rotação do motor aumentar um cabelinho haverá stall, concorda?

Offline minilathe

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #61 Online: 23 de Agosto de 2012, 21:52 »
Construtivamente, esse freio é mais ou menos como um motor de indução de CA, porém, no estator aplica-se uma corrente contínua. Desse modo, com a rotação, no rotor é gerada uma força contra eletromotriz que se opõe à rotação imposta pelo motor. A força de frenagem será um pouco proporcional à rotação (quanto maior a rotação, maior a frenagem).
Acho que entendi. Tem a ver com corrente de Foucault?

Sim, também conhecido como freio de Foucault.

Offline minilathe

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #62 Online: 23 de Agosto de 2012, 22:02 »
Ou então, pode-se fazer um sistema em malha fechada, que se detectar a perda de passos reduz o torque (diminui a corrente do freio) até que não se perca passos. Desse modo, o sistema poderia levantar a curva do conjunto motor / driver automaticamente, simplesmente ao aumentar a velocidade.
Ouso questionar :)

Acho que você só conseguiria a curva de torque quando o motor estolar em cada frequência. Somente aumentar a frequência sem o stall não dará o maior torque.

Me corrija se estiver errado, tá?

Sim, concordo. Minha idéia, a ser testada, seria um controlador de torque baseado na perda de passo. Ou seja, se houver perda de passo então reduz um pouco o torque no freio.

É apenas uma idéia...

Offline Rudolf Waller

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #63 Online: 23 de Agosto de 2012, 22:35 »
Minha idéia, a ser testada, seria um controlador de torque baseado na perda de passo. Ou seja, se houver perda de passo então reduz um pouco o torque no freio.

É apenas uma idéia...

Passamos por isso no último experimento. Se a velocidade for alta, esta tem que cair bastante para que haja sincronismo novamente e o motor volte a girar, mesmo com o eixo livre, ou seja, sem torque aplicado nele. Sem contar que a rampa de aceleração deve ser relativamente branda a fim de retornar à velocidade de stall. No nosso caso o eixo estava livre. Havendo volante acho que a rampa poderia ser mais íngrime.

Sem dúvida, qualquer controlador ou mesmo o PC dá conta destes detalhes todos com folga :)

Offline eletronal

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #64 Online: 23 de Agosto de 2012, 22:40 »

Alberto, um pedido:

Vc poderia publicar ou enviar as planilhas ? Isso me pouparia a digitação a partir das imagens, meu tempo tá bem escasso e eu quero associar seus dados aos que o Rudolf tá levantando ...

Proposta indecente:

Vc estaria disposto a emprestar os motores que usou nos seus ensaios para que sejam submetidos aos mesmos testes relativos à fonte do Smile ?

Seria interessantíssimo cotejar as curvas de potência de entra e de saída (mecânica), não ?  ;D

Semana que vem devo ir ao Rio e poderia apanhá-los com vc e entregar ao Rudolf, depois faço o caminho inverso e os levo de volta a vc ...
Jorge, Sem problema posso enprestar todos os motores que estou aquí na minha oficina. Acabei de chegar da Feira mas amanha irei postar varias curvas de torque em varias alimentação do drive que uso para os testes que é bipolar, isto acho vai ser util.
Grato Alberto


Offline eletronal

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #65 Online: 23 de Agosto de 2012, 23:03 »


Construtivamente, esse freio é mais ou menos como um motor de indução de CA, porém, no estator aplica-se uma corrente contínua. Desse modo, com a rotação, no rotor é gerada uma força contra eletromotriz que se opõe à rotação imposta pelo motor. A força de frenagem será um pouco proporcional à rotação (quanto maior a rotação, maior a frenagem).

A vantagem desse sistema é que não reverte a rotação, quando o motor de passo "estola", como na bancada que foi montada acima. 

Em resumo, se usar um motor de indução CA e aplicar CC no estator temos um freio dinâmico. Esse freio só não consegue velocidade nula, mas aí é outra história. Para a frenagem estática, um freio manual (uma trava) resolve.


[/quote]
Olá Fabio, Não é necessario. A coisa é muito mais simples. O dificil foi achar
um motor  que pudesse ser utilizado para a efetuar a curva. Mas considerando que este novo torquimetro ainda não está pronto faço um exemplo do oque aconteçe na medição.
Com o drive energizado coloca-se uma frequenza para (step) o drive. Obviamente a corrente continua para o motor AC está a zero. O motor de passo comença a rodar carregando o rotor do motor AC. Para os atritos dos rolamentos do motor AC, depois vamos a ver, mas são pequenos. Començamos a aplicar corrente nos tres rolamentos do motor AC (em series), gratativamente observamos que o peso da balança fica subindo, bem suavemente aumentamos o valor da corrente a balança acompanha o incremento. Agora perto do (stall) é bom memorizar todos os encremento da balança especialmento o ultimo maior valor apresentado. O motor (stall). Ele com o motor AC simplismente param de rodor, o motor de passo fica ruidoso, mas quasi sem torque, pois ainda o rotor em AC está energizado com o ultimo encremento que fizemos antes do stall. Tudo fica parado. O valor da balança está a zero ou quasi. Anotamos assim no excel o ultimo valor lido da balança. Agora é necessario retirar a corrente do motor AC, reduzir a frequenzia aplicada ao drive e proceder para a medição sucessiva. Claro seria mais interessante que estes procedimentos fossem feitos por um CLP / computador, mas com o tempo veremos. Ainda considerando que o motor AC é muito grande e pesado estou colocando a haste da balança no motor de torque que é mais leve.

Offline eletronal

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #66 Online: 23 de Agosto de 2012, 23:45 »
Opa, no topico anterior foi mal, inseri a citação do Fabio Gili de forma errada.
Mas para concluir, fiz muitos testes de maneira arcaica, com grampos, elasticos, hastes, e fixações provvisorias para sentir mais ou menos como poderia ser feito a montagem definitiva. Usando o motor em DC o (stall) é marcante, mas acaba rodando ao contrario, com o este motor AC o stall é meno definito, as vez engasga um pouco mas acaba parando. Para efetuar a medição sucessiva deve-se reduzir a frequencia até o motor de passo que está parado, parar de roncar recomençar a rodar, e aumentar a frequencia até valor escolhido. Reparei a imortancia de reduzir ao maximo as vibrações do motor de passo. É isto que está levando tempo para fabricção do sistema. Ma quando terminado irei postar foto e video.
Grato
Alberto

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #67 Online: 24 de Agosto de 2012, 08:00 »
Jorge, Sem problema posso enprestar todos os motores que estou aquí na minha oficina. Acabei de chegar da Feira mas amanha irei postar varias curvas de torque em varias alimentação do drive que uso para os testes que é bipolar, isto acho vai ser util.

Excelente Alberto ! Muito obrigado !

Aviso vc quando estiver indo para o Rio.

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #68 Online: 24 de Agosto de 2012, 08:44 »
Olá Jorge, se precisar de um drive para motores bipolar, tambem empresto.
Alberto

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #69 Online: 24 de Agosto de 2012, 12:34 »
Olá Jorge, Conforme solicitado, estou enviando em anexo dados em .xls de curvas de algum motor de passo em varias configurações.
Qualquer duvida, favor avisar.
Abraço
Alberto

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #70 Online: 24 de Agosto de 2012, 16:38 »
Olá Jorge, Conforme solicitado, estou enviando em anexo dados ...

Brigadão Alberto !  ;D

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #71 Online: 31 de Agosto de 2012, 17:39 »
Olá Pessoal,
A engenhoca numero 2 está quasi pronta.
As primeiras fotos.
Alberto

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #72 Online: 04 de Setembro de 2012, 08:54 »
A engenhoca numero 2 está quasi pronta.

Tive o grande prazer de conhecer a criança de corpo presente e gostei muito do que vi ;D

Tô pensando em parir um clone com uma pequena alteração, apenas três rolamentos do tipo V wheel, embora eu tenha adorado o aproveitamento de rolamentos de HDs.




Gil, gostei do desempenho do motor trifásico como freio, melhor do que eu esperava, a atuação é bastante suave e progressiva.

Tá na hora de automatizar a coisa, vamos nessa ?  ;D ;D ;D

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #73 Online: 12 de Setembro de 2012, 21:28 »
Olá Jorge,

A engenhoca numero 2 está quasi pronta.

Tive o grande prazer de conhecer a criança de corpo presente e gostei muito do que vi ;D

Tô pensando em parir um clone com uma pequena alteração, apenas três rolamentos do tipo V wheel, embora eu tenha adorado o aproveitamento de rolamentos de HDs.




Gil, gostei do desempenho do motor trifásico como freio, melhor do que eu esperava, a atuação é bastante suave e progressiva.

Tá na hora de automatizar a coisa, vamos nessa ?  ;D ;D ;D

Ainda não tinha lido este post.

Que bom que o "freio eletrodinâmico" está atendendo.  ;D

Então, a automação está a caminho, tenho estudado o assunto e a aquisição de dados da célula de carga e de rotação estão em testes em minha micro-oficina num Arduino Mega. Arrumei um freio eletromagnético de fricção para medir também o torque em baixíssimas velocidades num freio híbrido.

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #74 Online: 12 de Setembro de 2012, 23:58 »
Então, a automação está a caminho, tenho estudado o assunto e a aquisição de dados da célula de carga e de rotação estão em testes em minha micro-oficina num Arduino Mega.

Uêba ! Com Arduino ? Ótimo, é o que eu penso usar, tô juntando os cacos por aqui ...  ;-)

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Arrumei um freio eletromagnético de fricção para medir também o torque em baixíssimas velocidades num freio híbrido.

Belezura ! Se é o que tôpensando já usei desses freios pra testar motores DC sob carga, trepidavam em certas condições ... a histerese é elevada, dificulta o controle ... Tô curioso pelos resultados ...

 

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