Autor Tópico: Amortecimento  (Lida 8132 vezes)

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Offline F.Gilii

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Re:Amortecimento
« Resposta #15 Online: 05 de Maio de 2011, 19:12 »
Ivan,

Eu acho que entendí a idéia de tentar anular uma certa frequencia usando outras frequencias e seu comentário sobre o batimento, que depende também do meio em que existe.

Isso me faz pensar que não terá um amortecedor "genérico" que resolva o caso, não porque ele deve ser "sintonizado" para a estrutura de cada máquina... usar um ajudará, mas se quiser chegar ao ideal, o cabra terá que ajustá-lo (se é que este é o nome e se é que isso será possivel) para sua necessidade

Offline F.Gilii

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Re:Amortecimento
« Resposta #16 Online: 05 de Maio de 2011, 19:13 »
Uma delas é a da imagem abaixo...
Bacana heim Jorge - tens o link de que fabrica isso?

Offline F.Gilii

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Re:Amortecimento
« Resposta #17 Online: 05 de Maio de 2011, 19:17 »
E tem também uma maneira de fazer isso "eletronicamente" segundo o Marrys:

Mechanical viscous dampers are very effective and I think they are ingenious devices. They develop an absorbtive torque load that is proportional to the rate of RPM change. The drawback (apart from mechanical complexity) is the additional inertia they introduce.

The electronic analog to a viscous damper is adding a derivative component. The method I use is to sense the rate of motor load change. This signal is available at the step motor drive's current sense resistors. It is amplified and band-pass filtered, then applied to a phase modulator that modulates the timing of the recieved step pulses. An increasing load motor load delays the step pulse phase, a decreasing load advances the step pulse phase.

That eliminates mid-band resonance and the huge notch in the motor speed-torque curve it causes. Low-speed resonances (<2 revs/sec speeds) are eliminated by accurate microstepping. That means the winding currents must be accurate sine and cosine currents with less than 1% harmonic distortion.

Microstepping is of no use above 2 revs per second and becomes a liability above 4 revs per second. At high speeds a microstepping drive gives only 70% the power a full-step drive does. Cure? Morph the winding currents from sine-cosine to a quadrature squarewave (full-step sequence) when microstepping is of no further benefit. I have the drives begin morphing at 4 revs/sec and finish morphing by 6 revs/sec. This gets everything from the motor that it has to give.

Mariss


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Re:Amortecimento
« Resposta #18 Online: 05 de Maio de 2011, 19:17 »
Achei um documento do Marrys Freimanis que fala alguma coisa (mas não muito) sobre amorcecimento (Mid Band Instability)


Tenho aqui um textículo do Mariss onde ele fala mais e melhor:


Mechanical viscous dampers are very effective and I think they are ingenious devices. They develop an absorbtive torque load that is proportional to the rate of RPM change. The drawback (apart from mechanical complexity) is the additional inertia they introduce.


The electronic analog to a viscous damper is adding a derivative component. The method I use is to sense the rate of motor load change. This signal is available at the step motor drive's current sense resistors. It is amplified and band-pass filtered, then applied to a phase modulator that modulates the timing of the recieved step pulses. An increasing load motor load delays the step pulse phase, a decreasing load advances the step pulse phase.

That eliminates mid-band resonance and the huge notch in the motor speed-torque curve it causes. Low-speed resonances (<2 revs/sec speeds) are eliminated by accurate microstepping. That means the winding currents must be accurate sine and cosine currents with less than 1% harmonic distortion.

Microstepping is of no use above 2 revs per second and becomes a liability above 4 revs per second. At high speeds a microstepping drive gives only 70% the power a full-step drive does. Cure? Morph the winding currents from sine-cosine to a quadrature squarewave (full-step sequence) when microstepping is of no further benefit. I have the drives begin morphing at 4 revs/sec and finish morphing by 6 revs/sec. This gets everything from the motor that it has to give.


Citar
Jorge - gosto deste acoplamento viscoso que tinha nos motroes de algumas plotter de pena Hp...


É um clássico, dos primeiros que vi ... e na época eu nem imaginava para o que serviria ... eu era feliz e não sabia  ;D


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Re:Amortecimento
« Resposta #19 Online: 05 de Maio de 2011, 19:19 »
Bacana heim Jorge - tens o link de que fabrica isso?


Fabricação caseira de um cara do CNC Zone ... só um anel sobre um cilindro, apenas e tão somente. Vc faz isso enquanto satifaz as Walkirias durante o sono ...  ;D

Offline LuthierX

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Re:Amortecimento
« Resposta #20 Online: 05 de Maio de 2011, 19:20 »
Ivan,

Eu acho que entendí a idéia...

Tenha certeza, entendeu perfeitamente!

Offline Alebe

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Re:Amortecimento
« Resposta #21 Online: 05 de Maio de 2011, 19:25 »
Lembrei deste motor que o Jost postou.
Eu tenho um igual aqui. O damper é uma chapa de metal colada numa borracha.



http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,2060.msg49083.html#msg49083

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Re:Amortecimento
« Resposta #22 Online: 05 de Maio de 2011, 19:35 »
Ivan, Eu acho que entendí a idéia de tentar anular uma certa frequencia usando outras frequencias e seu comentário sobre o batimento, que depende também do meio em que existe.


Meninos, acho que vcs estão misturando conceitos que estão relacionados, mas não é exatamente disso que estamos falando ... ressonância é uma coisa e batimento é outra ... diferentes partes da estrutura de uma máquina apresentam diferentes frequências de ressonância, que podem estar presentes concomitantemente e gerar outras frequências por batimento e que podem ressoar ou não, mas estamos discutindo particularmente o problema da ressonância induzida - ou sofrida - pelos motores de passo, certo ? Neste caso, as frequências de ressonância do motor - mecânica e elétrica - são as de maior relevância, são a fonte de muitos dos distúrbios, outros fenômenos são quase sempre consequência deste e de muito menor relevância.


O batimento ocorre pela soma e subtração de diversas frequências, é consequência e não causa ... devemos envidar todos os esforços no sentido de matar a serpente no ninho, antes que gere filhores  ;D


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Isso me faz pensar que não terá um amortecedor "genérico" que resolva o caso, não porque ele deve ser "sintonizado" para a estrutura de cada máquina... usar um ajudará, mas se quiser chegar ao ideal, o cabra terá que ajustá-lo (se é que este é o nome e se é que isso será possivel) para sua necessidade


Esta é uma verdade, mas de modo geral a ressonância ocorre em uma estreita faixa de frequências, no mais das vezes a tenebrosa é a do motor de passo e então algo que amorteça significativamente a amplitude das vibrações nesta frequência será bastante eficaz.


Claro que há outra fontes de vibração e ressonância, como o spindle, este tb um vilão contumaz, mas aqui o tratamento costuma ser mais variado, relativamente mais barato e simples, indo do correto balanceamento, até coxins amortecedores, passando até por caixas de areia ...

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Re:Amortecimento
« Resposta #23 Online: 05 de Maio de 2011, 19:40 »
O damper é uma chapa de metal colada numa borracha.


Graaaaannndde Alebe ! Tô com saudades de vc, meu velho !  ;D


Pois é, esse tipo eu acho que é um dos que mais nos interessa experimentar pela facilidade de confecção ... não tenho idéia da eficácia da coisa, comparada com outros tipos, não é algo que se veja com frequência no ambiente industrial, o que me parece sugerir que não é dos melhores, mas certamente deve trazer benefícios, a baixo custo e com simplicidade ...

Offline ronaldocavalcante

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Re:Amortecimento
« Resposta #24 Online: 05 de Maio de 2011, 21:52 »

Jorge

Falando com um colega sobre o assunto, ele me passou esse artigo anexo. Veja se serve para alguma coisa.

ronaldo


Offline Alebe

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Re:Amortecimento
« Resposta #25 Online: 05 de Maio de 2011, 22:55 »

Graaaaannndde Alebe ! Tô com saudades de vc, meu velho !  ;D

 ;)
É reciproco.
Como vc estava um pouco ausente aqui, e espero que não por reveses, achei que estava muito ocupado e não quis atrapalhar.
Mas penso que mais uma rodada de picanha fatiada e umas loiras ja se faz premente. Não?

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Pois é, esse tipo eu acho que é um dos que mais nos interessa ... não tenho idéia da eficácia da coisa...

O pior é que este motor esta com curto em uma bobina e o damper é colado no eixo, por isso não foi possivel verificar era o comportamento dele em uso.

Offline minilathe

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Re:Amortecimento
« Resposta #26 Online: 05 de Maio de 2011, 23:08 »
Acho que há duas abordagens a serem consideradas:

(1) A ressonância do motor, considerando a massa / momento de inércia do motor trabalhando em conjunto com o campo magnético. Formando um conjunto massa-mola.

(2) A ressonância da estrutura da máquina, que inclui o motor e os sistema de movimentação (fuso, acoplamento, massas movidas).

O primeiro caso, conforme o Marris Freimanis, poderia ser compensado eletricamente através de um acionamento com defasagem adequada do motor. É similar a aumentar ou reduzir uma componente reativa adicional num circuito ressonante. Me parece uma solução flexível e adaptativa, que não está limitada a massas e sistemas de constante elástica fixas.

Ao colocar um acoplamento flexível ou correia dentada, isola-se mais o motor da estrutura, podendo-se tratar cada subsistema separadamente.

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Re:Amortecimento
« Resposta #27 Online: 06 de Maio de 2011, 00:02 »
Mas penso que mais uma rodada de picanha fatiada e umas loiras ja se faz premente. Não?


Siiiimmmm !!!! Estamos atrasadíssimos em nossos estudos de picanhologia ...


Tô despachando minha ama e senhora pra Porto Velho pela manhã ... vc sabe, quando as gatas estão fora, os ratos fazem a festa he, he, he ...


Tem uma picanharia aqui perto, na Av. Eng. Caetano Álvares, que ainda não visitei ... vamos testar ?


Quem mais tá com sede de sangue ?

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O pior é que este motor esta com curto em uma bobina e o damper é colado no eixo, por isso não foi possivel verificar era o comportamento dele em uso.


Coladaço ? Algo como Locktite ? Tenho conseguido retirar umas polias enjoadas aquecendo ...

Offline Alebe

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Re:Amortecimento
« Resposta #28 Online: 06 de Maio de 2011, 01:01 »
Tem uma picanharia aqui perto, na Av. Eng. Caetano Álvares, que ainda não visitei ... vamos testar ?

É só dizer quando...  ;D  (Lembre-se, sábado to na labuta)

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Coladaço ? Algo como Locktite ?

Se não for algo como epoxy.  :P
Eu levo ele no churras e vc decide o que fazer com o morto.

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Re:Amortecimento
« Resposta #29 Online: 06 de Maio de 2011, 08:37 »
É só dizer quando...  ;D  (Lembre-se, sábado to na labuta)

Por mim pode até ser hj ...

Dá uma espiada no lugar, veja o que acha:

Picanharia Paulista

Av. Eng. Caetano Alvares, 1358

http://www.picanhariapaulistazn.com.br/

Google Maps - Street View: http://tinyurl.com/68266eg

Será que os eméritos membros da Confraria da Picanha não vão se manifestar ?

Fabião, Rubens,  cadê o povo ?


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Se não for algo como epoxy.  :P

Se for, dá pra soltar no calor ...

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Eu levo ele no churras e vc decide o que fazer com o morto.

Boa ! Quem sabe a gente não consegue aproveitar a coisa ?

 

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