Ivan, Eu acho que entendí a idéia de tentar anular uma certa frequencia usando outras frequencias e seu comentário sobre o batimento, que depende também do meio em que existe.
Meninos, acho que vcs estão misturando conceitos que estão relacionados, mas não é exatamente disso que estamos falando ... ressonância é uma coisa e batimento é outra ... diferentes partes da estrutura de uma máquina apresentam diferentes frequências de ressonância, que podem estar presentes concomitantemente e gerar outras frequências por batimento e que podem ressoar ou não, mas estamos discutindo particularmente o problema da ressonância induzida - ou sofrida - pelos motores de passo, certo ? Neste caso, as frequências de ressonância do motor - mecânica e elétrica - são as de maior relevância, são a fonte de muitos dos distúrbios, outros fenômenos são quase sempre consequência deste e de muito menor relevância.
O batimento ocorre pela soma e subtração de diversas frequências, é consequência e não causa ... devemos envidar todos os esforços no sentido de matar a serpente no ninho, antes que gere filhores
Isso me faz pensar que não terá um amortecedor "genérico" que resolva o caso, não porque ele deve ser "sintonizado" para a estrutura de cada máquina... usar um ajudará, mas se quiser chegar ao ideal, o cabra terá que ajustá-lo (se é que este é o nome e se é que isso será possivel) para sua necessidade
Esta é uma verdade, mas de modo geral a ressonância ocorre em uma estreita faixa de frequências, no mais das vezes a tenebrosa é a do motor de passo e então algo que amorteça significativamente a amplitude das vibrações nesta frequência será bastante eficaz.
Claro que há outra fontes de vibração e ressonância, como o spindle, este tb um vilão contumaz, mas aqui o tratamento costuma ser mais variado, relativamente mais barato e simples, indo do correto balanceamento, até coxins amortecedores, passando até por caixas de areia ...