Li o tópico e achei bastante interessante a discussão, porém, gostaria de introduzir um outro aspecto... Considerando somente a ressonância induzida pelos motores (passo, servo, etc) à estrutura, há duas maneiras de tratá-la:
1 - Isolamento das partes: Amortecimento elástico, reduzindo a transmissão da vibração a níveis toleráveis (utilização de dampers, acoplamentos elásticos, etc)
2 - Atenuação da resposta: Alteração da estrutura por meio de reforços, massas auxiliares e mudança de material (acoplamentos com contra-pesos, etc).
Nessa segunda linha, um aspecto muito interessante (sobretudo na hora projetar um equipamento novo), é a escolha do material. Um caso bastante interessante é o das polias Poly-V dos veículos automotores, onde a tentativa de substituição do ferro fundido cinzento por aço aumentou brutalmente os níveis de vibração dos motores. Por fim, como as polias precisavam de resistência adicional, o fofo cinzento foi substituido por dampers (duas peças de aço ou ferro fundido nodular prensadas contra uma borracha... quem tiver carros com menos de 15 anos pode checar).
Não possuo mais as fontes (vou pesquisar), mas, lembro-me que o ferro fundido cinzento atenuava as vibrações cerca de 30x mais do que o aço e 6x mais do que o ferro fundido nodular.