Olá Jorge, agora fiquei na duvida mesmo... rs
Não fique. Não há nenhum aspecto que recomende
voice coil para esta aplicação.
Pois nao sei se dou conta do Voice coil, pelo tempo que vou ter para aprontar essa maquina...
Para seu consolo: mesmo gente bastante experiente encontra dificuldades para construir algo que funcione satisfatoriamente, há na coisa questões mecânicas e eletrônicas nada triviais, deixe isto para os devotos de Onan ...
Já o motor de passo vou estar entrosado, pois vao ter 2 para os eixos...tal
Vc e muitos colegas aqui que poderão ajudá-lo ...
quanto ao cabeçote... é esse da foto ae. (espero ter anexado certo rs) Super leve.
Aparentemente é daqueles telescópicos, um tubo dentro de outro. É isto mesmo ?
Parece bastante simples a adaptação de um motor e um fuso.
Na verdade a regulagem é minima, minima mesmo...
Não sei exatamente a que se refere, se ao curso ou à resolução. Em qualquer caso o motor de passo é perfeitamente adequado, o curso é praticamente ilimitado e neste caso, bem curto e a resolução, considerando como exemplo um motorzinho comum de 200 passos por revolução, operando a meio passo e um fuso de passo 1 mm: 1 / 400 = 0,0025mm ou seja, dois e meio milésimos de milímetro, muito mais que o necessário.
Apesar que seria um ajuste fino, vendo que a potencia é pequena.. portanto o material (acrilico, madeira etc.) nao é de grandes espessuras.
O ajuste é útil justamente quando há variação na espessura do material e a mesa não pode ser ajustada ou o ajuste é desconfortável e/ou grosseiro. Pelo que posso ver na foto, faz sentido a adaptação, creio que trará reais benefícios.