Pessoal,
A partir de discussões antigas aqui no Forum sobre medição de torque (torquímetro Smile) e de meu trabalho na universidade, estou com um projeto de montar uma bancada de testes que poderá ser empregada para testes de motores diversos (passo, CC, brushless, ...) e de seus acionadores (drivers diversos tais como: CNC3AX, Smile, PIC, com microstep, servo, ...). A bancada poderá medir a rotação e o torque gerados no motor, a fase (perda de passo, ...) entre o sinal de comando e a posição, etc. Podendo trabalhar com velocidade controlada, torque controlado, ....
Essa bancada permitirá por exemplo levantar a curva de motores sendo acionados por diversos drivers e comparar o desempenho do motor em condições de acionamento distintos (PWM, corrente constante, tensão constante, microstep, servo, controle PID, ....). Sendo possível visualizar a ressonância e outros efeitos que afetam o desempenho focado no conjunto "motor-driver". Certamente que numa máquina CNC há outras questões (estrutura, massas e atritos,...) que afetam o desempenho.
Já tenho uma célula de carga, encoders e um idéia de desenho de bancada. Para servir como freio, estou pensando num motor de indução que atuará como freio eletrodinâmico. Para os primeiros testes, preciso de um motor de indução pequeno, de 1/6 a 1/4 HP de carcaça cilindrica, que tivesse um eixo passante e longo, saindo pelas duas extremidades do motor. Sei que alguns motores de ventilador possuem essa construção, mas acho que as sucatas que os amigos possuem, ou tem acesso, poderia ajudar.
Comentários?? Ajudas??