Autor Tópico: Bancada de Teste de Motores e Drivers  (Lida 7811 vezes)

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Offline Cássio Alvarenga

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Re: Bancada de Teste de Motores e Drivers
« Resposta #15 Online: 05 de Março de 2011, 18:37 »
Fabio, Não seria mais interessante usar uma barra com uma mola na extremidade no lugar de pesos? Assim utilizaria um ponteiro no final da barra que mostraria o momento gerado.

Gil,

Recomendo usar uma barra de 1 metro de distancia entre o centro do eixo do motor e a mola, assim calculamos em kgf/m, quanto maior a barra mais amplo seria as marcações do ponteiro...

Atenção para a resistencia da barra que não pode envergar sob a força, deve-se saber também o seu peso.

Sei que é expert na eletrica (já me salvou algumas vezes, rsrsrs) mas se precisar de alguma ajuda nos calculos mecânicos, pode contar comigo.

Offline Cássio Alvarenga

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Re: Bancada de Teste de Motores e Drivers
« Resposta #16 Online: 05 de Março de 2011, 18:45 »
Pessoal,

 Acabei tendo outra idea, poderia-se usar no lugar das molas, que disse acima, uma balança comum, assim ela mediria a força feita pela barra.

Outra maneira interessante que acho que você ia gostar Gil, seria usar uma mola como disse acima e usar no lugar do ponteiro um potenciometro linear que a ponta da barra iria movimentar, ou ate mesmo um rotativo no eixo do motor ai o resto da eletrônica é contigo, rsrsrsrs...
« Última modificação: 05 de Março de 2011, 18:47 por Cássio Alvarenga »

Offline minilathe

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Re: Bancada de Teste de Motores e Drivers
« Resposta #17 Online: 05 de Março de 2011, 21:16 »
Olá Cassio,

Estive viajando a trabalho, mas retornei...

Para variar estou "preso" na parte mecânica, já estou com tudo relativo a medição em mãos (células de carga, freio eletrodinâmico, motores, driver da Geckodrives, fonte, ...). Orcei a confecção da base e suporte do motor e freio, é o que falta, apenas...

Não serão necessárias alavancas, molas, braços, ponteiros... Pois a medição será totalmente elétrica (rotação, torque, corrente do motor), o que permite baixos tempos de respostas, baixo momento de inércia, ... De modo a avaliar o motor em teste em condições mais variadas. Estou bem animado com esse projeto, pois poderão ser testados praticamente quaisquer motores (de passo, CC, CA, brushless, ...).

Se alguém puder ajudar,  sai mais rápido.....  :)

Offline C N C N o w !

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Re: Bancada de Teste de Motores e Drivers
« Resposta #18 Online: 06 de Março de 2011, 10:30 »


Gil, vc sabe do meu interesse pelo assunto ... dá pra detalhar o freio ?

Offline minilathe

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Re: Bancada de Teste de Motores e Drivers
« Resposta #19 Online: 06 de Março de 2011, 14:31 »
Jorge,

A idéia é que o freio opere desde o motor parado até dezenas de milhares de RPM. Sendo basicamente um motor de indução ao qual será aplicada uma corrente contínua. Conforme já comentei em posts anteriores.

Como um motor de indução se comporta como um transformador quase em curto, ao girar o rotor haverá uma força contraeletromotriz, que se oporá ao movimento, freando o rotor. Já testei o princípio e ví que funciona, inclusive há freios comerciais com esse princípio (correntes de Foucault), apesar do rotor não ser de material maciço, as espiras em curto do rotor ajudam na frenagem. Posso até fazer um rotor maciço depois, se necessário. Para o teste estático, pretendo colocar uma bucha de abertura ajustável por parafuso, de modo a travar o eixo do motor contra o estator. O motor (freio) gira livremente (rotor e estator), pois está apoiado à base através de mancais fixados ao eixo, que é longo. A célula de carga é fixada entre o estator e a base, medindo o torque de reação (usarei a 3a. Lei de Newton!!). Isso também já é feito em bancos de testes de motores a explosão.

A força de frenagem é ajustada através da corrente do motor, em condições ideais (abaixo da saturação do ferro), que é proporcional à rotação e à corrente aplicada. Depois, posso até inferir o torque através da corrente, sabendo a rotação e tendo a curva do freio. Na verdade vou usar uma célula de carga.

Mas preciso de ajuda para construir a parte mecânica, que é simples.
« Última modificação: 06 de Março de 2011, 14:34 por minilathe »

Offline minilathe

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Re: Bancada de Teste de Motores e Drivers
« Resposta #20 Online: 06 de Março de 2011, 14:54 »

O vídeo abaixo mostra o princípio na prática. Um rotor de motor de indução é composto de espiras em curto, como no 2o. pêndulo. Mas posso também construir um rotor de material maciço não ferromagnético, de modo a aumentar a força de frenagem e não haver a saturação do ferro do rotor.

Frenado por corrientes parásitas de Foucault (eddy currents brake experiment)

Offline F.Gilii

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Re: Bancada de Teste de Motores e Drivers
« Resposta #21 Online: 06 de Março de 2011, 14:58 »
Gil,

Minha oficina está à disposição...

Offline minilathe

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Re: Bancada de Teste de Motores e Drivers
« Resposta #22 Online: 06 de Março de 2011, 15:04 »
Fábio,

Gil,

Minha oficina está à disposição...

Ôoopppaaaa!!  :)

Vou te envair uma M.P.  .....

Offline minilathe

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Re:Bancada de Teste de Motores e Drivers
« Resposta #23 Online: 25 de Abril de 2011, 12:01 »
Pessoal,

Quem poderia me ajudar na construção mecânica da bancada?


Offline F.Gilii

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Re:Bancada de Teste de Motores e Drivers
« Resposta #24 Online: 25 de Abril de 2011, 14:13 »
Gil,

Isso é porque eu estou demorando a te mandar as peças propostas?

Sinta-se à vontade então...

Offline minilathe

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Re:Bancada de Teste de Motores e Drivers
« Resposta #25 Online: 25 de Abril de 2011, 15:22 »
Fábio,

Gil,

Isso é porque eu estou demorando a te mandar as peças propostas?

Sinta-se à vontade então...

De maneira alguma estou desistindo de sua ajuda!! Nunca mais nos falamos..., pensei que estivesse bem atarefado e aí, quem sabe pinta alguma outra ajudinha...

Sei que ajuda é ajuda, não dá pra falar muito, mas posso contar com sua nobre ajuda!!  :)
« Última modificação: 25 de Abril de 2011, 15:28 por minilathe »

 

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