Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

MECÂNICA => Motores em Geral => Tópico iniciado por: niceblade em 03 de Agosto de 2007, 07:55

Título: Binario Vs Resolução?!
Enviado por: niceblade em 03 de Agosto de 2007, 07:55
Olá a todos. Numa Tentativa de fazer a minha CNC com o intuito de fazer prototipagem de PCBs, procurei na internet por possíveis motores de passo, que pudesse usar. Encontrei entao o site "www.cenece.com" onde existem dois modelos k me despertaram o interesse, sao eles o  "23HR56" com 9Kg/Cm de binario e 400 passos por volta e o "23HB56" com 11Kg/Cm e 200 passos por volta. A minha questão é... Para o tipo de uso que pretendo dar a minha CNC (prototipagem de PCBs, corte de perfis de plastico, e talvez alguma gravação, para fazer paineis), qual será o motor mais adequado. Moro em Portugal, Se alguem conhecer outros motores sensivelmente na mesma gama de preços e que estejam acessiveis cá, estou aberto a sugestoes. Aproveitava tambem para pedir algum feedback em relação a compras no site acima mensionado... Desde já obrigado e continuem com o excelente trabalho! Cumprimentos, Mauro.
Título: Re: Binario Vs Resolução?!
Enviado por: F.Gilii em 03 de Agosto de 2007, 08:05
Mauro,

Acredito que o que manda é o torque (em Kgf/cm) e como o movimento será executado.

Acredito que motores entre estas faixas de força que você encontrou serão suficientes para fazer uma pequena máquina, e se bem feita, poderá executar com perfeição os trabalhos que deseja.

Não creio que possa opinar com relação à preços, até porque na Europa há outros fornecedores, bem diferentes que os daqui.

Penso que existe a possibilidade de se conseguir desses motores em oficinas de manutenção de impressoras, pois eram usados em máquinas matriciais das antigas - as novas impressoras tem motores muito pequenos.

Outra possibilidade talvez um pouco mais custosa, mas com garantia será a compra desses motores novos...
Título: Re: Binario Vs Resolução?!
Enviado por: niceblade em 07 de Agosto de 2007, 16:53
Ola novamente e agradeço(FGILII) a prontidão na resposta anterior. Continuando com a minha demanda, vou reformular a minha questão. Tendo em conta a experiencia de todos vós, 200 passos por volta é suficiente para fazer prototipagem de placas de circuito impresso(prinicipal objectivo da minha CNC, o resto será um acrescimo interessante), os 400 passos pareceram-me bem, no entanto talvez os 200 sejam suficientes e possa beneficiar de 2Kg/cm de binario extra. Alguem me pode dar uma ideia das carecteristicas de CNCs que usem para esta função(caracterisiticas de motores e spindle)?
Informação também desejada são as ferramentas(fresas) a usar, tipos/função. Novamente um obrigado antecipado, Mauro.
Título: Re: Binario Vs Resolução?!
Enviado por: Brenck em 07 de Agosto de 2007, 19:17
Fábio,

Uma coisa que não sei mas tenho interesse em saber, esses motores de passo com 400 passos por volta, eles funcionam normalmente nos mesmos drivers que controlam os de 200 passos (tipo esses drivers caseiros como cnc3ax msm )? E no caso se acioná-los com meio passo ele fica com 800 passos/volta ?

Obrigado
Título: Re: Binario Vs Resolução?!
Enviado por: Landa em 07 de Agosto de 2007, 19:34
O numero de passos vc informa no programa, ex turbocnc, portanto podemos usar motores com 400 passos ou mais sem problemas com as placas controladoras, a unica diferen,ca é o numero de pulsos gerado pelo programa.
Título: Re: Binario Vs Resolução?!
Enviado por: niceblade em 20 de Agosto de 2007, 17:41
Olá pessoal...Infelizme nte ainda nao consegui exclarecer as minhas dúvidas. Gostaria se possível saber se os 200 passos sao suficientes para fazer prototipagem de PCBs. Alguem no forum usa a CNC para isto? se sim quais os motores k usam?abraço, Mauro.
Título: Re: Binario Vs Resolução?!
Enviado por: F.Gilii em 20 de Agosto de 2007, 17:56
Mauro,

Não sei se consigo esclarecer suas dúvidas, mas vou tentar:

A resolulção necessária para fazer uma placa PCI (suponho ser para componentes tradicionais e não SMD) é dependente do tamanho que as trilhas devem ter - mais precisamente do espaço ou da largura entre trilhas ou "pads" - bem como do diametro da ferramenta que será usada para fresar estas trilhas (o espaço entre elas)...

Supondo que a movimentação desta máquina seja feita através de fusos (roscas), o passo da rosca será o divisor desses 200 passos - uma espécie de redutor...

Digamos que se use um parafuso de rosca M6 x 1mm de passo, então posso afirmar que:
- para cada volta do parafuso, a porca deslocará 1mm
- para cada volta, o motor dará 200 passos (supondo que o motor seja acionado em passo cheio e que  esteja ligado diretamente no fuso)

Então a "resolução teórica" será:
1/200 = 0,005mm = 5 milésimos de milimetro...

Isto seria o suficiente, mas é teórico - há erros de rosca, de posicionamento do tal motor, então para garantir, pense em algo perto de 5 centésimos ao menos (0,05mm = dez vezes maior que 0,005mm) sendo muito otimista e com uma máquina muito bem construída e estável...

Aí é escolher ferramentas pequenas o suficiente para executarem o serviço;...
Título: Re: Binario Vs Resolução?!
Enviado por: Blackmore em 15 de Setembro de 2008, 17:51
Mauro, boa tarde.

Chegou a fazer a montagem com os motores de 200 ou 400 passos? quais foram os resultados?

abrax!
Título: Re: Binario Vs Resolução?!
Enviado por: niceblade em 15 de Setembro de 2008, 19:26
Olá Blackmore, sim cheguei a fazer a montagem mas nao com os motores de 400 passos, optei por uns de 200 passos e um binário de 20Kg/Cm. Podem ver o "bixo" em www.msm.no.sapo.pt (http://www.msm.no.sapo.pt) na seccao CNC. Ainda nao houve grande tempo para brincar com ela, mas penso que esta a funcionar bem!

controlador CNC3AX e MACH3.

Cumprimentos, Mauro!