Pergunta 1 - ) Mas e a curva de torque indicada no datashet ..?? mostra muita perda de torque ... e vai até 5000pps ( 1500rpm para um motor de 200ppr ) oq seria essa curva ? ta errada ?? sei lah ! rs
A maioria dos fabricantes dos motores de passo oferecem uma curva de torque que supostamente mostraria o comportamento do torque conforme varia a velocidade - já questionamos a acuidade dessas curvas, mas para todos os efeitos as usamos como referência aproximada.
Um exemplo de curva pode ser visto neste link (apenas ilustrativo)
Pergunta 2 - ) posso ultrapassar a rotação de 1000rpm estipulada pelo fabricante e o torque ? cai muito ??
Sim pode, mas provavelmente não terá aplicação prática nenhuma - com,o comentei anteriormente, o motor de passo por ser uma máquina de potência constante vai perdendo torque quanto mais rápido se faz girar.
Em linhas práticas usamos os motores de passo em torno de 1000 rpm, alguns mais rápidamente outros menos.
Motores grandes tender a ser mais lentos e vice-versa
Pergunta 3 - ) Posso entao utilizar uma eletronica de qualidade para trabalhar na faixa de 1000 rpm sem que o motor perca passos...
Não só pode como deve
Pergunta 4 - ) Oque seria essa eletronica de qualiadde um circuito de controle de motor ... tipo esse CNC3AX? seria um equipamento adicional
A cnc3ax é um driver simples mas funcional - apresenta um desempenho razoável para um circuito simples e barato.
Há placas mais elaboradas como o driver Smile do Mestre Rudolf - muito superior em termos de desempenho.
Um PC : para gerar codigo G-code ( atraves turbo CNC ) e passar as informaçoes para o diver dos motores que assim controlam os motores !???
O caminho é:
1- desenho no CAD - desenho vetorial (2D) ou sólido (3D)
2- transformação desse desenho em linguagem de máquina - o que chamamos de código-G
3- exportação do desenho em código-G para um PC com um programa de controle (turbocnc, Mach3, EMC etc) e execução
O programa de controle interpreta o arquivo em código-G e o transforma em pulsos elétricos que são lidos pelos drivers e estes se encarregar de fazer os motores de passo girar.
As medidas ou deslocamentos corretos são decorrentes de configurações inseridas no programa de controle, que precisa levar em conta o método de acionamento mecanico e eletronico do conjunto máquina.