Autor Tópico: Como acionar freio servo Delta  (Lida 2282 vezes)

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Offline Alexander Leal

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Como acionar freio servo Delta
« Online: 15 de Abril de 2013, 15:03 »
Estamos falando de servo Delta ASDA-B2 400w com freio.

Olá, estou com uma dúvida básica porque estou com medo de ligar o freio do servo. Aconteceu de quase queimar o drive porque liguei de forma errada em uma má interpretação do manual. Acredito que queimei o resistor interno do driver e vou colocar um externo para substituir como no manual, ligando ele em P+ e C, deixando o contato P+ e D aberto, ao contrário do que vem de fábrica.

Depois, vou colocar alguma digital output (DO) qualquer no CN1, para alimentar um relé e programar essa saída para acionar o relé com a condição de servo ON, liberando assim o relé e desligando o freio para ele funcionar livremente.

Dúvida 1: Só isso resolve meu problema?

Dúvida 2: Alguém sabe como eu coloco outra condição para acionar o freio? Pois eu coloquei uma ponte para deixar o servo sempre ON, nem sei se isso é certo.

Dúvida 3: O meu eixo Z não é muito livre, ou seja, ele não desliza para baixo sozinho, pq tem 4 carrinhos da Hiwin feitos para grande sujeira e eles oferecem um pouco mais de resistência. Será que posso deixar o freio sempre liberado simplesmente aplicando 24v direto?




Offline F.Gilii

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Re:Como acionar freio servo Delta
« Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2013, 07:21 »
Depois, vou colocar alguma digital output (DO) qualquer no CN1, para alimentar um relé e programar essa saída para acionar o relé com a condição de servo ON, liberando assim o relé e desligando o freio para ele funcionar livremente.

Dúvida 1: Só isso resolve meu problema?
Não entendí o que voce disse que queimou, mas é bom fazer uma verificação apurada da coisa toda.
Normalmente eu uso um comando que existe no drive (pré programado) para liberação do servo - procure na lista de comandos de saída do drive e encontrará o que estou dizendo - de resto está certo - o comando aciona um relé para energização do freio e sua consequente liberação

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Dúvida 2: Alguém sabe como eu coloco outra condição para acionar o freio? Pois eu coloquei uma ponte para deixar o servo sempre ON, nem sei se isso é certo.
Não é que é certo ou errado - à titulo de testes eu energizo diretamente o freio, mas em máquina uso os comandos corretos para as condições de trabalho - freio liberado para funcionamento normal e freio bloqueado quando a máquina pára (em emergencia por exemplo)
Não costumo usar liberação em movimentação intermitente isto é - só libera o freio quando o Z for mexer - eu deixo liberado sempre que o drive estiver em condições normais de funcionamento

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Dúvida 3: O meu eixo Z não é muito livre, ou seja, ele não desliza para baixo sozinho, pq tem 4 carrinhos da Hiwin feitos para grande sujeira e eles oferecem um pouco mais de resistência. Será que posso deixar o freio sempre liberado simplesmente aplicando 24v direto?
Bem, se o eixo não tem problemas de descida com a gravidade quando está desenergizado, não entendo o porque de empregar um servo com freio.

Offline Alexander Leal

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Re:Como acionar freio servo Delta
« Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2013, 10:15 »
Fábio,
Compramos o servo com freio porque eu contava com a descida por gravidade. Como é a primeira máquina e nunca tinha comprado guias, caí na besteira de comprar o carrinho da série HG SW, que é para trabalhar mergulhado na madeira, tem até um video dele trabalhando nessas condições. Arrependi pq a máquina vai ter aspirador, não vai ter tanta sujeira e o carrinho, oferece uma resistência bastante considerável, mesmo um carrinho sozinho, não desliza fácil com a mão. Imagina 4 carrinhos em duas guias paralelas de apenas 450mm de comprimento. Ou seja, já que tem o servo com freio, vamos usar. Vou esperar para colocar os 11kg do spindle, para ver se desce.

A cagada que fiz foi por ter interpretado no manual "External Braking" como o freio. Foi uma condição de muito azar. No PC velho que arrumamos para testar a máquina, só tinha um acrobat reader mto velho e o fpd não achou a palavra BRAKE. Qdo infelizmente achei external braking, falei "é isso". Pufff, a sorte é que ficou 5 segundos ligado, mas não tenho esperança do resistor interno, estar salvo. Vou colocar um resistor regenerativo externo seguindo as instruções do manual para isso. Os testes primários, deixaram o servo rodar sem problema só que travado, pq eu não joguei ainda 24v no freio para liberar. Estou torcendo mto para não ter queimado o freio dentro do motor e qdo eu jogar os 24v, liberar numa boa.

Tá quase pronta a máquina, só as porcarias dos pinhões chegarem.

Muito obrigado pela ajuda.


 

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