Deu sim, eu conheço a aplicação em pontes rolantes.
O problema dos motores de combustão é que eles têm a "mania" de continuar funcionando enquanto houver combustível...
Assim, seria imprescindível (ao MEU modo de ver) que haja um sistema que IMPEÇA o motor de desligar enquanto o rádio está ok, mas na ausência de sinal mate o motor instantaneamente .
Algo como um eletroímã que dependa dos pulsos do sinal do receptor. Falhou um pulso, libera o eletroímã e corta o motor. O motor só pode ser ligado se o rádio estiver ok,mas o sistema não pode depender da atuação de um servo por exemplo...
Como fez o Auguste Piccard (não é o Piccard do Star trek, é o outro, o de verdade
), que construiu um batiscafo com flutuação positiva e lastro preso por eletroímãs. Se faltasse energia ou coisa parecida ele voltaria à superfície.
Me lembro da época em que os mercedes 1313 precisavam de pressão de ar para acionar o freio de estacionamento (hoje em dia o freio é acionado se não tiver pressão). Tínhamos um vizinho que vendia bananas, e eu sempre ouvia o sibilado do vazamento do sistema de ar do 1313 dele... mas ele NUNCA CONSERTOU...
Uma madrugada acordamos com um barulhão... ele esqueceu de "recarregar" o ar que vazava o tempo todo, e o caminhão desceu a ladeira com 12 toneladas de bananas.... Por sorte, o pobre caminhão bateu num degrau na guia e tombou antes de percorrer mais do que 15 metros.
Aconteceu apenas uma enxurrada de bananas ladeira abaixo, mas se não fosse isso ele teria derrubado duas ou três casas que estavam diretamente na linha de movimento.