Autor Tópico: COMO REBUBINAR INDUZIDO  (Lida 31711 vezes)

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Offline RAranda

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COMO REBUBINAR INDUZIDO
« Online: 15 de Janeiro de 2010, 14:28 »
Nobres colegas.

Vou colocar algumas fotos do que penso em fazer, mas para adiantar o "negócio", antecipo a minha pegunta.

Há algum tempo atrás eu consegui enrolar uma bobina de um motor eletrico (de uma furadeira manual).

E diga-se de passagem, funfa até hoje.

Não achei muito difícil, apenas complicado para para encontrar o fio certo e o trabalhoso para contar as espiras (manualmente enroladas).

Entretanto, acabei de pegar um motor (importado), que teve seu enrolamento danificado, pois um dos dois fios que alimenta os "carvões", roçou na fiação do induzido entre o enrolamento e o coletor (parte superior) e danificou 1/2 desses fios.

Daí fui procurar alguns entendidos, e veio a "facada", pois me disseram que o induzido era especial (contendo 28 "gomos").

Que se não existir pronto, deverá ser feito um por encomenda.

Dei a sugestão de aproveitarem o antigo (que parece estar como novo).

Entretanto, me disseram que não fariam assim, pois poderia existir algum defeito impossível de se ver com os olhos "nús".

Quero, portanto, refazer o enrolamento eu mesmo.

Pois, o motor não vale o conserto.

No entanto, tenho dúvidas de como faço isso, pois nem imagino por exemplo, como que se desmonta o coletor do eixo e se retiram as espiras de cobre antigas desse induzido.

Se algum "bem aventurado" colega puder me dar algumas dicas, ficarei muito agradecido.

Antecipadamente.

Rubens.     

Offline C N C N o w !

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Re: COMO REBUBINAR INDUZIDO
« Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2010, 15:17 »
... poderia existir algum defeito impossível de se ver com os olhos "nús".

Esta é a famosa conversinha "cerca Lourenço" ...  ;D

Defeito possível de caráter elétrico e não visível é fuga no coletor, algo nada difícil de constatar e de rara ocorrência ... o resto é mecânico, coletor solto, eixo empenado, etc ...

Citar
... nem imagino por exemplo, como que se desmonta o coletor do eixo e se retiram as espiras de cobre antigas desse induzido.

Não tenho muita experiência com enrolamento de pequenos motores, mas o que já vi nas oficinas foi o pessoal cortando o bobinado com talhadeira e rebobinando manualmente. O coletor não é retirado, os que conheço trazem "orelhas" onde os fios são presos sob pressão ou soldados (as orelhas podem ser levantadas com uma lâmina).

O maior prob que eu posso antecipar é o balanceamento ...

Acho que pode valer a pena procurar outra oficina ... O motor é tão especial que inviabiliza a substituição ?

Offline RAranda

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Re: COMO REBUBINAR INDUZIDO
« Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2010, 16:19 »
Citação de: C N C N o w ! link=topic=5557.msg105658#msg105658 date=1263575875[/quote
... o resto é mecânico, coletor solto, eixo empenado, etc ...

Exatamente Nobre amigo Jorge.

E por saber disso (e olha que não sei quase nada) é que tenho a vontade de fazer eu mesmo.

O "mechanico" me disse que a "mica" interna das camadas do coletor pode estar danificada, o que prejudicaria o novo enrolamento.

O pior é que o enrolamento está perfeito (aparentemente sem nenhum problema).

O que ocorreu mesmo foi a quebra e o dano maior no final do enrolamento, justamente o que liga as bobinas do induzino no coletor.

Citação de: C N C N o w ! link=topic=5557.msg105658#msg105658 date=1263575875[/quote
Não tenho muita experiência com enrolamento de pequenos motores, mas o que já vi nas oficinas foi o pessoal cortando o bobinado com talhadeira e rebobinando manualmente. O coletor não é retirado, os que conheço trazem "orelhas" onde os fios são presos sob pressão ou soldados (as orelhas podem ser levantadas com uma lâmina).

O maior prob que eu posso antecipar é o balanceamento ...

Acho que pode valer a pena procurar outra oficina ... O motor é tão especial que inviabiliza a substituição ?

Estou procurando outras oficinas sim, mas de confiança são escassas.

Se trata de um motor de uma retifica para torno da marca "dumore".

O problema de substituir o motor, além da perda da "originalidade" do equipamento, pode ocorrer a ineficácia em termos de rotação e torque, além do fato de que seria uma "adaptação".

E adaptação por adaptação, eu faria toda uma do "0", assim não usario o que já tenho.

Minha idéia mesmo é de tentar aproveitar o enrolamento antigo, tentando encontrar as pontas dos fios que foram rompidos e refazer a ligação com o coletor.

Será possível?

Mas somente agora estou tendo uma pequena idéia de como funfa esse conjunto.

Minha maior dúvida, é de como são enroladas as espiras do fio de cobre no induzido.

Pois pelo que vejo nos induzidos, consigo ver os fios apenas nas extremidades do induzido.

Como são colocados os enrolamentos "dentro" do corpo metálico (estriado) do induzido?

Espero que logo eu consiga visualizar um induzido "destrinchado", assim ficará mais fácil o entendimento (mas já procurei na net e não encontrei).

Um grande abraço.

Rubens
 
 
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2010, 16:23 por RAranda »

Offline RAranda

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Re: COMO REBUBINAR INDUZIDO
« Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2010, 16:35 »
Algumas fotos para colaborar com a compreensão do ocorrido:

Foto que mostra o fio da bobina (que vai em um dos carvões) que ficou "roçando" na parte superior do induzido (que foi danificado)



Foto da 1/2 superior do induzido que foi danificado (fios que ligam as bobinas do induzido ao coletor)



Foto da 1/2 superior do induzido que NÃO foi danificado (fios que ligam as bobinas do induzido ao coletor)



Foto da parte de baixo do induzido em PERFEITO estado



Foto do conjunto (retifica)



Mais uma vez agradeço o apoio.

Abraços.

Rubens

Offline marc0

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Re: COMO REBUBINAR INDUZIDO
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2010, 16:47 »
O induzido tá bom (na foto 2 não dá pra ver)? Se for só isso no estator é fácil de arrumar, basta reparar os fios e proceder um novo isolamento.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2010, 16:54 por marc0martim ECM »

Offline RAranda

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Re: COMO REBUBINAR INDUZIDO
« Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2010, 17:41 »
Nobre Enock....

Não sei se falamos a mesma coisa.

Mas para mim, "induzido" é todo esse conjunto que aparece nas fotos (á partir da 2ª).

Ou seja, aquilo que "gira" entre as bobinas que ficam no bloco do motor. e´isso, não é?
 
Então, para mim o induzido parece estar ótimo, inclusive está funfando, saindo muita faisca mas funfa. Pois o antigo dono quiz testar na minha frente dizendo que era apenas carvão gasto (como eu já sabia que não era, mandei parar).

O único dano, estão nos fios que "saem" do núcleo de ferro do induzido (gomos) e vão para o coletor (gomos de cobre).

Veja na 2ª foto (mesma desfocada) que pode-se perceber que alguns desses fios estão rompidos e queimados.

Pretendo fazer apenas o conserto  da parte rompida ("estator" - é esse o nome da parte que está ruim?) - veja uma nova foto do lado que está perfeito - o problema esta com a outra metade, onde os fios foram rompidos).
 


Como faço para retirar o isolamento antigo sem estragar o enrolamento?

Pois pelo que sei, é passado um verniz após o enrolamento para garantir o isolamento.

E como faço para tirar umas "plaquinhas" que pelo o que pude entender é o que "tampa" o enrolamento e o trava em algum núcelo - é isso mesmo?

Veja a foto



Outra dúvida.

De cada "gomo" de ferro do corpo do induzido parecem sair duas "pernas" de fios (uma de cada lado).

Essas 2 pernas vão para cada um dos gomos do coletor (de cobre).

É isso mesmo?

Se eu pegar essas 2 pernas que parecem sair de cada um dos lados do gomo do núcleo de ferro do induzido, irão representar uma bobina do enrolamento?

Ou seja, se testar a continuidade, encontrarei cada uma das bobinas desse induzido?

Para desoldar os fios do coletor, basta um ferro de solda e um sugador para retirar o estanho antigo?

Ainda continuo querendo entender como é que são enroladas as bobinas em um induzido, pois da maneira que está (enrolado) não consegui ainda visualizar a "arte".

Abraços.

Rubens 
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2010, 17:52 por RAranda »

Offline RAranda

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Re: COMO REBUBINAR INDUZIDO
« Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2010, 17:55 »
Veja se essa foto mostra um pouco melhor.

Inclusive tentei expor um dos fios que foi rompido.


Offline marc0

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Re: COMO REBUBINAR INDUZIDO
« Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2010, 18:03 »
Foi uma pergunta! eh eh eh..

Esse enrolamento já foi para o céu dos enrolamentos queimados, só enrolando de novo.
Se vc tiver a paciência de enrolar de novo, até dá mas com muito trabalho, além do numero de espiras vc precisa verificar a disposição das bobinas.
O melhor seria procurar uma oficina especializada para fazer o serviço.

Abraços...

Offline marc0

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Re: COMO REBUBINAR INDUZIDO
« Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2010, 18:08 »
Mas se estiver decidido, esse vídeo pode ajudar.





Para de enrolar Rubão, mão à obra...

Abraços.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2010, 18:15 por marc0martim ECM »

Offline RAranda

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Re: COMO REBUBINAR INDUZIDO
« Resposta #9 Online: 15 de Janeiro de 2010, 20:31 »
"Marcão"......

Perfeito, perfeito, perfeito.

Vejo que não é um bicho de 7 cabeças, os únicos problemas:

Conseguir o fio sem ser em rolo fechado.

E encontrar o posição correta do enrolamento de cada bobina.

Existe um padrão ou pode ser aleatoriamente, sabe me dizer?

Mas esses vídeos comprovaram que o "fulano" queria mesmo me enrolar dizendo que o problema estava em conseguir com coletor novo.

Asisti a todos os vídeos e em nenhum deles o instrutor falou em trocar o coletor.

Ao contrário.

Usa até mesmo um coletor de 28 campos para um induzido de 26 espiras.

Vou procurar mais um pouco e optar pelo o que devo fazer.

Mais uma vez meu muito obrigado.

Um grande abraço.

Rubens 

Offline minilathe

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Re: COMO REBUBINAR INDUZIDO
« Resposta #10 Online: 15 de Janeiro de 2010, 21:07 »
Rubens,

O único dano, estão nos fios que "saem" do núcleo de ferro do induzido (gomos) e vão para o coletor (gomos de cobre).

Veja na 2ª foto (mesma desfocada) que pode-se perceber que alguns desses fios estão rompidos e queimados.

Pretendo fazer apenas o conserto  da parte rompida ("estator" - é esse o nome da parte que está ruim?) - veja uma nova foto do lado que está perfeito - o problema esta com a outra metade, onde os fios foram rompidos).

Como faço para retirar o isolamento antigo sem estragar o enrolamento?

Pois pelo que sei, é passado um verniz após o enrolamento para garantir o isolamento.

E como faço para tirar umas "plaquinhas" que pelo o que pude entender é o que "tampa" o enrolamento e o trava em algum núcelo - é isso mesmo?

De cada "gomo" de ferro do corpo do induzido parecem sair duas "pernas" de fios (uma de cada lado).

Essas 2 pernas vão para cada um dos gomos do coletor (de cobre).

É isso mesmo?

Se eu pegar essas 2 pernas que parecem sair de cada um dos lados do gomo do núcleo de ferro do induzido, irão representar uma bobina do enrolamento?

Ou seja, se testar a continuidade, encontrarei cada uma das bobinas desse induzido?

Para desoldar os fios do coletor, basta um ferro de solda e um sugador para retirar o estanho antigo?

Ainda continuo querendo entender como é que são enroladas as bobinas em um induzido, pois da maneira que está (enrolado) não consegui ainda visualizar a "arte".

Enrolamento de motores não é algo impossível de alguém "com base" fazer, mas para fazer bem feito, e se voce vai fazer uma vez aqui outra ali, talvez não compense. Talvez seja melhor gastar tempo em pesquisar uma oficina de confiança.

Quanto as plaquinhas, elas se soltam se voce bater no sentido longitudinal do induzido, no topo da plaquinha. 

Não vale a pena emendar os fios rompidos como na foto, pois além de poderem se soltar, parece que são mais de dez fios, alguns talvez possam até entrar em curto com outras espiras do enrolamento na hora de soldar. Depois disso, teria de balancear, ou seja pode ficar um serviço, digamos, tipo "porquinho".

Sobre como ligar as "pernas de fio", até já estudei isso num curso de nível médio de eletrotécnica, há "trocentos anos". Para fazer o enrolamento, é necessário avaliar o passo do enrolamento, verificar se possui cruzamentos ou não. Dê uma olhada no site a seguir:

http://endrino.pntic.mec.es/rpel0016/BobinadosImbricados.htm

Aquela medição, acoplando o induzido num eletroimã alimentado com CA, que você viu no Youtube, também deve ser feita para checar se o enrolamento do induzido está bom (em seu caso, claramente, não está). Na minha opinião, para fazer direito, é melhor se aprofundar mais, há livros e extensa bibliografia. Isso gastará seu HH e acho que até compensa pagar uma oficina escolhida com cuidado... :)

Offline marc0

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Re: COMO REBUBINAR INDUZIDO
« Resposta #11 Online: 15 de Janeiro de 2010, 21:14 »
Olá Rubens;
Não existe uma posição inicial, vc pode começar por onde quiser, mas depois disso deve manter o escalonamento e a ordem das bobinas e os pontos de ligação no coletor conforme a seqüencia do enrolamento antigo. outra coisa é observar o sentido na seqüencia das bobinas (note a parte enrolada por baixo).

Esses fios para enrolamento pode ser comprado por metro em lojas especializadas e o material para as estecas (papel isolante) tb. Compre o fio na bitola correta.

Para inserir os fios e modelar as bobinas use espátulas preferecialmente de osso para não riscar o verniz dos fios (na falta use bambu bem alisado). Os fios não devem tocar o ferro do rotor use uma esteca por baixo e outra por cima envolvendo os fios no alojamento, corte mais compridas uns 3 mm de cada lado e dobre as pontas na lateral. a esteca inferior deve ser mais larga que o canal e ficar sobrando pra cima, depois de inserir os fios e a esteca superior corte o excesso.

É muito fácil cometer enganos, mas se fizer corretamente não tem erro, vai funcionar perfeitamente. não precisa nem de muitas teorias apenas muita atenção para copiar a receita que já existe no rotor queimado. Uma dica fotografe todas as etapas do desmonte, e não esqueça de balancear no final.

Abraços.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2010, 21:27 por marc0martim ECM »

Offline gimbabf

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Re: COMO REBUBINAR INDUZIDO
« Resposta #12 Online: 15 de Janeiro de 2010, 21:16 »
"Marcão"......

Perfeito, perfeito, perfeito.

Vejo que não é um bicho de 7 cabeças, os únicos problemas:

Conseguir o fio sem ser em rolo fechado.

E encontrar o posição correta do enrolamento de cada bobina.

Existe um padrão ou pode ser aleatoriamente, sabe me dizer?

Mas esses vídeos comprovaram que o "fulano" queria mesmo me enrolar dizendo que o problema estava em conseguir com coletor novo.

Asisti a todos os vídeos e em nenhum deles o instrutor falou em trocar o coletor.

Ao contrário.

Usa até mesmo um coletor de 28 campos para um induzido de 26 espiras.

Vou procurar mais um pouco e optar pelo o que devo fazer.

Mais uma vez meu muito obrigado.

Um grande abraço.

Rubens 

  bicho de sete cabeças não é, mas para um leigo é complicado, tem que observar o sentido do enrolamento, onde vai o começo e o fim do enrolamento no coletor ( não pode mudar a posição em relação à bobina), o número de espiras, e ainda deixar tudo balanceado.
  o cara em vez de enrolar o motor enrolou voce hehehe, é um troca peça não quer nada com a dureza, por aqui tem vários profissionais que fazem esse trabalho, se não conseguir nada em sampa manda o bixo para cá que resolvo o problema

Offline marc0

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Re: COMO REBUBINAR INDUZIDO
« Resposta #13 Online: 15 de Janeiro de 2010, 22:57 »
Rubens;

havia me esquecido de um detalhe que costuma dar chabú, meça bem o laço da bobina velha, procure enrolar as bobinas num anel com o mesmo diâmetro da bobina antiga, se fizer pequeno fica apertado e as vezes nem entra, e se fizer maior costuma faltar lugar pra acomodar os fios.

Boa sorte, abraços.

Offline RAranda

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Re: COMO REBUBINAR INDUZIDO
« Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2010, 09:57 »
Gil.....

Agradeço e muito pelas dicas.

Realmente pelos vídeos, não parece ser algo muito complexo de se fazer, como eu disse, o mais complicado está mesmo em desvendar o caminho do enrolamento de cada uma das 28 bobinas.

Estou procurando alguém que inspire confiança para fazer o serviço, o problema é que a maioria quer fazer "apenas" o trivial - padrão, ou seja, motores que existem aos milhares no mercado (mesmo que esse seja idêntico) - troca - troca.

Marcão.....

É ai que mora o perigo, pois pelo o que pude perceber (pelos vídeos e pelo induzido que tenho) é que as bobinas desse meu induzido foram enroladas no próprio bloco do induzido e NÂO fora e depois colocadas nele.

Um dos filmes do YouTube demonstra bem esse processo de enrolamento no próprio bloco.

Inclusive deixa claro o "enrolador" dando voltas em caminhos diferentes do bloco do induzido.

Por esse motivo perguntei se existia uma sequência que deve ser seguida entre as 28 bobinas, como por exemplo - 1 - 28, 2 - 27 e assim por diante (DEVE exisitir, senão o que garantirá a rotação desse induzido - bobinas).

Giba....

Realmente o sentido do enrolamento é o que está pegando agora, pois, diferente de antes, agora já tenho idéia de como se faz (menos a sequência das bobinas).

Conseguir aqui em SP, sei que posso conseguir, o difícil é encontrar alguem "decente" para realizar o serviço, que não queira "enrolar" o cliente ou que não "enrole" o enrolamento. ehehehehe

Sei que quanto menor a cidade, mais confiável são os seus profissionais, pois, é mais difícl se esconder depois de uma "caca".

E vou sim te procurar se não der certo por aqui.

Evidente que terei que avaliar os custos, pois um enrolamento desses por aqui sai na casa dos 80,00/100,00 dinheiros.

E para remeter para você, além do custo do serviço (que não sei quanto será), terei ainda o custo com frete (ida e volta), então, como eu escrevi no começo, o "motor pode não valer o custo da manutenção".

De qualquer maneira continuo agradeçendo a todos, em especial os INESTIMÁVEIS amigos que por enquanto se prontificaram em me ajudar.

Um grande abraço.

Rubens   

 

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