Nobre Enock....
Não sei se falamos a mesma coisa.
Mas para mim, "induzido" é todo esse conjunto que aparece nas fotos (á partir da 2ª).
Ou seja, aquilo que "gira" entre as bobinas que ficam no bloco do motor. e´isso, não é?
Então, para mim o induzido parece estar ótimo, inclusive está funfando, saindo muita faisca mas funfa. Pois o antigo dono quiz testar na minha frente dizendo que era apenas carvão gasto (como eu já sabia que não era, mandei parar).
O único dano, estão nos fios que "saem" do núcleo de ferro do induzido (gomos) e vão para o coletor (gomos de cobre).
Veja na 2ª foto (mesma desfocada) que pode-se perceber que alguns desses fios estão rompidos e queimados.
Pretendo fazer apenas o conserto da parte rompida ("estator" - é esse o nome da parte que está ruim?) - veja uma nova foto do lado que está perfeito - o problema esta com a outra metade, onde os fios foram rompidos).
Como faço para retirar o isolamento antigo sem estragar o enrolamento?
Pois pelo que sei, é passado um verniz após o enrolamento para garantir o isolamento.
E como faço para tirar umas "plaquinhas" que pelo o que pude entender é o que "tampa" o enrolamento e o trava em algum núcelo - é isso mesmo?
Veja a foto
Outra dúvida.
De cada "gomo" de ferro do corpo do induzido parecem sair duas "pernas" de fios (uma de cada lado).
Essas 2 pernas vão para cada um dos gomos do coletor (de cobre).
É isso mesmo?
Se eu pegar essas 2 pernas que parecem sair de cada um dos lados do gomo do núcleo de ferro do induzido, irão representar uma bobina do enrolamento?
Ou seja, se testar a continuidade, encontrarei cada uma das bobinas desse induzido?
Para desoldar os fios do coletor, basta um ferro de solda e um sugador para retirar o estanho antigo?
Ainda continuo querendo entender como é que são enroladas as bobinas em um induzido, pois da maneira que está (enrolado) não consegui ainda visualizar a "arte".
Abraços.
Rubens